Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS assina termo de cooperação internacional para implantação de Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Moçambique

Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 16h52 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 16h52

IMG 20230224 WA0015Na quinta-feira passada (16/02), o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) assinou o termo de cooperação internacional para desenvolver o projeto de implantação do Centro de Inovação do Algodão de Moçambique (CIAM). O ato de formalização do projeto ocorreu durante reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília, e contou com a participação dos reitores do IFSULDEMINAS e da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do representante da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (ABC), instituições executoras do projeto.

A proposta do projeto intitulado “Caminhos do Algodão” é aperfeiçoar e dinamizar a cadeia produtiva de algodão no país africano, com tecnologias para a melhoria da qualidade da semente e da fibra do algodão e com a oferta de um modelo de formação permanente de profissionais especializados na cadeia de valor do algodão (semente, plantio, colheita, beneficiamento, produção de subprodutos, produção têxtil artesanal, artesanato).

Pela parceria formada por IFSULDEMINAS, UFLA e ABC, cabe ao Instituto desenvolver o modelo de formação para qualificação profissional e implantar o Centro de Inovação, que ofertará a Educação Profissional e Tecnológica em Moçambique. A UFLA fica responsável pela coordenação da especificidade técnica do algodão e a ABC, pela ação diplomática. Quanto à execução financeira, ela será realizada pelo Instituto Brasileiro do Algodão, que irá administrar a aplicação de aproximadamente 2 bilhões de dólares no projeto. O recurso vem da ABC, fruto de uma decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) em que os Estados Unidos foram obrigados a indenizar o Brasil em uma disputa comercial, em 2008. O projeto ainda conta com o apoio dos Institutos Federais Catarinense (IFC) e Baiano (IF Baiano).

cleber moçambiqueDe acordo com o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, o objetivo é levar o modelo da Educação Profissional e Tecnológica existente na Rede Federal para Moçambique. "Essa formação técnica, que alia Ensino-Pesquisa-Extensão, com práticas e desenvolvimento dos estudantes em laboratórios, permite aprimorar a economia local e os arranjos produtivos, por meio da tecnologia e da qualificação, resultando em produtividade e melhoria da qualidade de vida da população”.

Conforme o diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, já há um cronograma de ação. Uma delegação do Instituto irá a Moçambique, em abril ou maio deste ano, para projetar a ampliação e a reforma do local onde será instalado o CIAM. A proposta é que as atividades do Centro iniciem a partir de agosto deste ano.

Histórico

Por dois anos (2017 e 2018), o IFSULDEMINAS participou da ação internacional “Bramotec”, um Programa de Formação de Formadores na área agrícola para professores moçambicanos. O Instituto formou duas turmas de 30 professores, capacitados sobre temas como irrigação, sistemas de produção, solos cultivados, mecanização agrícola, extensão agrária e cooperativismo. Na época, também foi responsável (em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) pela avaliação das duas turmas, em Brasília, ao final do treinamento. Em agosto de 2019, o IFSULDEMINAS aprovou em seu Conselho Superior o curso de Especialização Lato Sensu em Sistemas de Produção Agropecuária, ofertado exclusivamente a candidatos de Moçambique e com a matriz curricular elaborada a partir das demandas das duas turmas avaliadas em Brasília. Além disso, o Instituto participou de uma missão internacional no país africano, com vistas à implantação do CIAM.