Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Live marca o lançamento oficial do programa IF Mais Empreendedor Nacional 2023

Live marca o lançamento oficial do programa IF Mais Empreendedor Nacional 2023

Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 15h27 | Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 15h33

Esse ano 1416 micro e pequenas empresas poderão ser beneficiadas.

Assista a live

Live IF reitorNa última quarta-feira, 01/02, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lançou oficialmente o programa IF Mais Empreendedor Nacional 2023. O evento foi realizado através de uma live no Youtube e contou com a participação do Reitor do IFSULDEMINAS Cleber Ávila Barbosa, do Assessor Especial do Núcleo Estruturante em Políticas de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MG) profº Anderson Sanita, da Pró-Reitora de Extensão Elisângela Silva, do Pró-Reitor de Pesquisa do IFSULDEMINAS Carlos Henrique Reinato e do Assessor Jurídico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa e Ensino (FADEMA) Christoffer Carvalho Vitor.

Ainda estiveram presentes, o Coordenador Geral do IF Mais Empreendedor Nacional Nildo Batista e a Vice Coordenadora Geral do IF Mais Empreendedor Nacional profª Cristina Lucia G Lopes, que puderam apresentar o programa de 2023 para diversos Institutos Federais do país que acompanharam a live pelo canal TV IFSULDEMINAS. A apresentação da live ficou por conta do diretor de Educação a Distância do IFSULDEMINAS profº Evandro Moreira da Silva.

Live IF Mais 5O IF Mais Empreendedor Nacional é uma ação do IFSULDEMINAS em parceria com a SETEC/MG, com o objetivo de desenvolver projetos de apoio e orientação para micro e pequenos empreendedores, MEIs e empreendedores e produtores rurais que foram afetados pela crise financeira gerada pela pandemia COVID-19. Em 2023 o programa vai para 66 instituições da Rede (Autarquias e escolas técnicas vinculadas às universidades), elevando ainda mais o potencial de impactar pessoas pelo território nacional.

O programa apoia os empreendedores na remodelagem de seus negócios trazendo melhorias ou novas possibilidades de negócios para eles. Isso aumenta a renda, possibilita a continuidade do empreendimento e apoia na empregabilidade da região e do país.

O reitor Cleber Ávila agradeceu a confiança e a parceria de todos os apoiadores e subsidiários do programa e destacou: “é uma grande honra liderar esse grande projeto em âmbito nacional e, apesar dos desafios, tenho certeza que pela capacidade, pela paixão e toda competência presente em nossa rede federal, nós seremos bem sucedidos".

Live IF Mais 3Para Anderson Sanita, poder contribuir para a realização do programa é algo que vai ao encontro das diretrizes da SETEC/MG: "ficamos contentes por termos sido apresentados ao IF Mais Empreendedor Nacional. Nos orgulha muito continuar fomentando a consolidação dessa política pensada no eixo de capacitação tecnológica do setor produtivo", disse.

Segundo a pró-reitora, o programa é muito importante para os micro e pequenos empreendedores que, por conta da Covid 19, tiveram momentos difíceis nos últimos anos. Elisângela também salientou o quão enriquecedor é o IF Mais Empreendedor Nacional para os alunos: "(eles) desenvolvem potencial, desenvolvem novas habilidades e ainda vivenciam problemas reais, os deixando bem mais preparados para o mercado de trabalho".

Live IF Mais 4As instituições de toda a rede que quiserem aderir ao programa terão equipes com 1 servidor e 5 estudantes para atenderem a 6 empreendimentos cada durante o período de maio a novembro de 2023. Esse ano 1416 Micro, Pequenos Empreendedores (MPEs), Empreendedores Individuais e Empreendedores e Produtores Rurais de todo o país poderão ser atendidos pelo programa.

Mais informações na Pró-reitoria de Extensão.
Telefone: (35) 3449-6150 | Email: proex@ifsuldeminas.edu.br

Texto: Ascom/Reitora