Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Evento na Reitoria encerra a 5ª edição do Programa Expedição IFSULDEMINAS

Evento na Reitoria encerra a 5ª edição do Programa Expedição IFSULDEMINAS

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 11h58 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 11h58

Estudantes e servidores da instituição realizaram ações de extensão e atenderam cerca de 4.700 pessoas em cinco cidades mineiras

reitoria expedicaoAs equipes que participaram do Programa Expedição 2022 foram recebidas na última quarta-feira, dia 17 de agosto, no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), para um momento de balanço das ações voluntárias desenvolvidas por elas junto à população das cidades mineiras de Elói Mendes, Dom Viçoso, Esmeraldas, Areado e Silvianópolis, entre 25 e 29 de julho.

certificadosCinquenta e três estudantes e servidores dos campi Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Passos, Pouso Alegre, Poços de Caldas, além da Reitoria da instituição foram os idealizadores e executores das dezenas de atividades, entre recreação, capacitações, palestras e oficinas sobre diversos temas, que envolveram cerca de 4.700 pessoas, incluindo crianças, adultos e idosos. Pelas atividades desenvolvidas, todos os membros das equipes receberam certificados de participação.

Confira, a seguir, a descrição e fotos dos projetos realizados pelas quatro equipes da 5ª edição do Expedição IFSULDEMINAS.

Projeto Sustentabilidade, Diversidade, Inclusão e Cidadania: Extensão Universitária no Município de Areado

A equipe formada por 11 estudantes e quatro servidores das unidades de Pouso Alegre, Poços de Caldas e Reitoria executaram ações no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em escolas e praças públicas da cidade. Ao todo, 1600 pessoas foram beneficiadas por recreação em creches; palestras sobre educação e sobre manejo da população de cães e gatos; oficinas de psicomotricidade para educadores e voltadas para grupos atendidos pelo CRAS; cursos rápidos sobre redação para o ENEM e Libras; além de implementação de hortas-modelo, compostagem e meliponário.

Projeto IF em Ação: Campus Carmo de Minas Promovendo o Desenvolvimento Regional na Cidade de Dom Viçoso

No clube municipal, oito estudantes e três servidores do campus avançado promoveram palestras sobre economia doméstica familiar; boas práticas em educação alimentar; gestão de pessoas; e marketing e processos comunicacionais. Também realizaram atividades esportivas e para a saúde. Cerca de 200 pessoas da comunidade estiveram presentes.

Expedição Regue as Plantas: A Caça ao Baú de Sementes Crioulas no Município de Elói Mendes

Do Campus Inconfidentes, uma equipe formada por sete alunos e um servidor movimentaram a cidade com oficinas sobre árvores nativas, solo e diversidade e mandala de ervas medicinais. Houve também sarau; sessão de cinema; malabares e fanzines; e uma divertida caça ao baú de sementes crioulas. Cerca de 700 membros da comunidade participaram das atividades realizadas em escolas públicas, praças, no SAAE e em centros comunitários de bairros.

Projeto Silvianópolis: Encontrar e Transformar na Cidade de Silvianópolis

O município recebeu a equipe do Campus Passos, formada por oito estudantes e três servidores. Foram 22 ações realizadas, envolvendo 1400 pessoas da comunidade, atendidas em áreas rurais, escolas públicas, lago municipal e no clube da cidade.

Plantando Conhecimento no Município de Esmeraldas

A equipe com sete alunos e um servidor do Campus Machado movimentou o município. Cerca de 800 pessoas participaram das seguintes ações voluntárias: plantio de horta na Apae; capacitação em Libras; capacitação em Manipulação de Alimentos; gestão de resíduos sólidos; Marketing Rural; agricultura sustentável, cinema na praça e gincana escolar. As atividades foram realizadas em escolas rurais e urbanas, na Apae, na Secretaria de Educação, em praça pública e na Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM).

Sobre o Programa

O Programa Institucional de Extensão “Expedição IFSULDEMINAS” tem implementado ações junto às populações de várias cidades do Sul de Minas Gerais. O programa começou em 2016 e desde então, 50 equipes participaram da ação e percorreram por 24 cidades diferentes, totalizando mais de 16 mil km. No total, mais de 400 alunos e 80 servidores participaram do movimento e com isso, atenderam mais de 40 mil pessoas (direta e indiretamente).
Durante uma semana das férias de julho, os estudantes e servidores do Instituto Federal vão para os municípios parceiros realizar ações voluntárias, buscando soluções que contribuam para a melhoria de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável local. Assim, pretende-se ampliar o bem-estar das comunidades na melhoria da saúde, do saneamento básico e da geração de renda, socializando conhecimento, capacitando e qualificando a população em diversas áreas como: educação, saúde, meio ambiente, agropecuária, cultura, direitos humanos, dentre outras.