Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS recebe propostas de projetos para o Programa IF Mulher

IFSULDEMINAS recebe propostas de projetos para o Programa IF Mulher

Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2022, 07h16 | Última atualização em Terça, 09 de Agosto de 2022, 07h16

Servidores efetivos e professores substitutos do IFSULDEMINAS podem apresentar propostas até 21 de agosto

Página do edital 229/2022

O Instituto Federal do Sul de Minas seleciona propostas de capacitação para integrarem o Programa Institucional de Capacitação de Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social (IF Mulher). Podem enviar propostas servidor efetivo ou docente substituto do IFSULDEMINAS, sem pendência com atividades de pesquisa e extensão do Instituto e que não esteja afastado legalmente de suas atividades. Sendo permitida a apresentação de apenas uma proposta de projeto por servidor, como coordenador. A seleção é regida pelo edital 229/2022.

Inscrições

As propostas deverão ser cadastradas no GPPEX (no link http://gppex.ifsuldeminas.edu.br/). Para isso, é necessário anexar:

a) projeto completo, conforme Anexo I;

b) plano de trabalho dos bolsistas, conforme Anexo II (sem indicação de nomes, pois a seleção deverá ser feita posteriormente);

c) termo de Aceite (Anexo III) assinado pelo coordenador da proposta;

d) declaração de estar quite com o IFSULDEMINAS em projetos anteriores, conforme Anexo IV.

Após anexar toda a documentação, o proponente deverá submeter a proposta ao edital 229/22 no GPPEx do dia 05 ao dia 21/08/2022.

Propostas

Os projetos devem:

a) ser propostas de cursos de capacitação de acordo com item 2 deste edital;

b) demonstrar claramente que o curso proposto atende a uma demanda por capacitação de grupo de mulheres;

c) informar, claramente, sua relevância em relação às mulheres que serão atendidas;

d) primar por proporcionar às mulheres atendidas pelos cursos formas de ingressar no mercado de trabalho, seja em empregos formais, seja por meio de iniciativas empreendedoras próprias ou ainda através de formação de cooperativas, associações ou grupos da economia solidária;

e) solicitar os valores máximos descritos no item 3 deste edital, sendo que este valor já deverá contemplar todas as despesas (inclusive custeio de bolsas das alunas do curso e profissional externo, se for o caso) necessárias para a sua integral execução;

f) ter prazo de execução de até 04 (quatro) meses e os cursos devem acontecer entre os meses de setembro a dezembro de 2022.

Além disso, as ações deverão seguir os requisitos elencados abaixo:

Carga horária total

60 (sessenta) horas até 160 (cento e sessenta) horas

Carga horária mensal

mínimo de 20 (vinte) horas

Carga horária semanal

mínimo de 5 (cinco) horas em cada semana de curso

Tempo de duração de cada curso

mínimo de 03 (três) meses e máximo de 05 (cinco) meses

Nº de mulheres atendidas por curso

mínimo de 15 (quinze) e máximo de 30 (trinta)*

Idade das mulheres

16 anos completos (no mínimo)

Bolsas

As bolsas autorizadas pelo edital poderão ser, única e exclusivamente, nas modalidades “Colaborador externo”, "Estudantes de graduação e técnico profissionalizante” e “Aluna do curso (em situação de vulnerabilidade econômica)”, cujos valores estão descritos a seguir:

Colaborador Externo:

a) Nível Superior: R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais) mensais para uma carga horária de 20 (vinte) horas semanais de dedicação às atividades do projeto;
b) Nível Médio: R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais para uma carga horária de 20 (vinte) horas semanais de dedicação às atividades do projeto.

Estudantes de graduação e técnico profissionalizante – exclusiva para matriculados em cursos regulares do IFSULDEMINAS:

a) Estudantes do Técnico Integrado: R$ 100,00 (cem reais) para uma carga horária de 8 (oito) horas semanais;
b) Estudantes do Técnico Subsequente: R$ 200,00 (duzentos reais) para uma carga horária de 8 (oito) horas semanais;
c) Estudantes de Graduação: R$ 400,00 (quatrocentos reais) para uma carga horária de 20 (vinte) horas semanais.

Alunas dos cursos:

As bolsas concedidas serão de R$ 100,00 (cem reais) por mês para custeio de transporte e alimentação das mulheres que serão alunas dos cursos e estejam em situação de vulnerabilidade econômica.
Para fazerem jus à bolsa essas alunas deverão comprovar serem de baixa renda, apresentando Cartão Único do Governo Federal ou Cartão de Bolsa Família (ambos adquiridos após análise feita pelos profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS - de cada prefeitura municipal de onde elas residem).

Data de inscrições

de 05/08 a 23h55min de 21/08/2022

Resultado da Seleção

24/08/2022

Recursos contra o resultado

até 23h55min de 25/08/2022

Resultado dos recursos

26/08/2022

26/08/2022

Videoconferência com os coordenadores aprovados

30/08/2022 - 9h30

Obs: as informações contidas nesta notícia não excluem a necessidade de ler atentamente o edital.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
08/08/2022