Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS E Ifes oficializam parceria para realização da etapa presencial da 10ª OBAP

Publicado: Sexta, 07 de Janeiro de 2022, 14h55 | Última atualização em Sexta, 07 de Janeiro de 2022, 14h55

Provas teóricas e práticas acontecem nos dias 4 e 5 de março no Campus de Alegre, no Espíriro Santo

reitor vai ao IFESO Campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai sediar as provas finais da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A etapa será disputada por equipes em formato completamente presencial e a expectativa é de que cerca de 180 estudantes classificados participem do evento, que acontecerá nos dias 4 e 5 de março. As finais acontecem após a realização da etapa virtual, que mobilizou mais de mil alunos dos cursos técnicos de nível médio e subsequentes de mais de 300 unidades de ensino de todo o país. A lista dos classificados pode ser acessada aqui.

Nesta quarta-feira (5), o Ifes e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) assinaram o Termo de Cooperação para a realização do evento, durante reunião para alinhamentos de questões operacionais no gabinete do diretor do Campus de Alegre.

Após a assinatura, os organizadores visitaram as instalações do Campus e puderam conhecer os locais das provas teóricas e práticas, os alojamentos, o refeitório, os auditórios e as áreas de vivência disponíveis para a competição. Participaram do encontro o reitor do Ifes, Jadir Pela, o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, a diretora substituta do Campus de Alegre do Ifes, Valdete Tannure, e o coordenador-geral de Materiais e Logística do IFSULDEMINAS, Reginaldo de Oliveira.

Segundo Jadir Pela, a competição mostra a força e o espírito de cooperação da Rede Federal. “Assim que acionados pelo professor Marcelo Bregagnoli, acolhemos prontamente o evento, pela sua importância para o ensino da Agropecuária e das áreas afins. Temos certeza de que será uma experiência inesquecível para alunos e professores que vierem ao Campus de Alegre”, prometeu.

Marcelo Bregagnoli enalteceu as parcerias para a realização da olimpíada. “Não podemos deixar de agradecer ao Ifes pela acolhida e também à Setec/MEC, que disponibiliza recursos orçamentários para que possamos realizar esta atividade”, lembrou. O reitor também destacou a importância da OBAP para os participantes. “É uma atividade que muda a vida de um aluno. As experiências compartilhadas na fase presencial são levadas para o resto da vida”, destacou.

10ª OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição em formato de desafio que mobiliza alunos do ensino técnico de nível médio e subsequente ligados à agropecuária e áreas afins, por meio de atividades de iniciação científica e de desenvolvimento de soluções a partir de inovações tecnológicas. A 10ª edição acontece desde o mês de julho de 2021 com a etapa virtual, que mobilizou mais de mil estudantes das redes federal, estaduais e municipais.

Na fase presencial, a expectativa é a de que cerca de 180 medalhistas classificados na etapa anterior participem das provas teóricas e práticas finais, que acontecerão no Campus de Alegre do Ifes, localizado na Região do Caparaó Capixaba. As provas teóricas abordarão diversos temas relacionados com a agropecuária e áreas afins (veja os conteúdos no regulamento). Já nas provas práticas, as equipes formadas por três estudantes e um orientador de uma mesma instituição devem realizar atividades propostas, que envolvem o manuseio de plantas, animais, equipamentos e insumos.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Social do Ifes
Data: 06/01/2022