Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS é um dos vencedores do V Prêmio de Boas Práticas Ambientais
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS é um dos vencedores do V Prêmio de Boas Práticas Ambientais

Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 14h45 | Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 14h45

sisema

bregaO IFSULDEMINAS foi um dos vencedores do V Prêmio de Boas Práticas Ambientais "Saneamento Além do Básico", do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) - edição 2021. O Instituto obteve a terceira colocação na categoria abastecimento de água potável ou de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.  A cerimônia de premiação aconteceu no dia 24/11, e fez parte da programação do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado no centro de eventos Expominas BH, em Belo Horizonte.

Na ocasião, estiveram presentes o reitor do instituto federal, professor Marcelo Bregagnoli e o servidor da Diretoria de Desenvolvimento Institucional, Leonardo Manso. Um vídeo de três minutos foi apresentado, mostrando os investimentos do IFSULDEMINAS na captação de água pluvial e seu reúso pelos campi nas mais diversas atividades. Marcelo Bregagnoli agradeceu em nome do instituto federal e enalteceu o trabalho conjunto de reitoria e campi nas ações de sustentabilidade. “Somos defensores de projetos e ações de sustentabilidade. Quanto aos recursos hídricos, a instituição já conta com sistemas que captam mais de um milhão e quarenta mil litros e em instalação são outros 739.000. Além da economia de recursos é responsabilidade e preocupação com o meio em que vivemos, disse.” 

 Segundo levantamento da Diretoria de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, os sistemas de captação de água chegam a 60% dos 150 mil metros quadrados dos telhados. 90 mil metros quadrados já contam com as instalações. Um dos destaques é o setor de engenharia da DDI, que desenvolveu um modelo de filtros para esse tipo de captação, que elimina a primeira água da chuva, limpando a sujeira inicial que se encontra nas coberturas, deixando a água mais adequada para irrigação, torneiras externas e vasos  sanitários. 

Saiba mais sobre o prêmio

O prêmio foi aberto às práticas e projetos associados ao saneamento básico, de pessoas físicas ou jurídicas, de autoria própria, em área rural ou urbana, que atendessem a temáticas de aproveitamento térmico, educação ambiental e/ou promoção da saúde; gestão ambiental e/ou responsabilidade socioambiental; pesquisas científicas e acadêmicas; paisagismo e integração urbana; políticas públicas e promoção da universalização do saneamento.

brega sóOs projetos inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora composta por representantes dos órgãos do Sisema: Semad, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). A avaliação levou em consideração critérios como: originalidade e inovação; participação social em sua construção e/ou execução; gestão participativa e parcerias; custo-benefício; facilidade de replicação e alcance e efetividade dos resultados para o meio ambiente e para a sociedade.  Conheça os demais vencedores!

Clique na Imagem e acompanhe o evento!

Premio

Texto: Ascom Reitoria
26/11/2021
Fim do conteúdo da página