Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS entrega aos campi móveis e pneus doados pela União e Receita Federal

Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 07h18 | Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 07h18

WhatsApp Image 2021 10 08 at 11.15.02Neste mês de outubro, a Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) entregou aos campi itens de mobiliário e pneus recebidos como doações da União e da Receita Federal - Regional de Uberaba (MG) ao Instituto. Ao todo, foram doados 29 móveis em bom estado de conservação, entre estantes, armários e gaveteiros em madeira e 120 pneus usados e seminovos de diversas marcas e modelos.

O valor dos bens chega a R$ 39.899,00 e representa uma economia de recursos para o IFSULDEMINAS. “Temos uma ação institucional de tentar captar doações para demandas expressivas que afetam nosso custeio. Segundo um levantamento de toda a rede do IFSULDEMINAS, hoje, nossa demanda é de R$ 300 mil reais em pneus (todos os tipos). Os itens que recebemos serão 95% empregados imediatamente”, informou Reginaldo de Oliveira, responsável pela Coordenadoria Geral de Materiais e Logística (CGML) do IFSULDEMINAS.

Origem das doaçõesWhatsApp Image 2021 10 08 at 11.16.20

A doação de pneus advém de uma parceria do IFSULDEMINAS com a Receita Federal e a de móveis foi demandada via sistema Reuse, uma solução desenvolvida pelo Ministério da Economia, que oferta bens móveis e serviços para a administração pública, disponibilizados pelos próprios órgãos de governo ou oferecidos por particulares de forma não onerosa.

A CGML foi a responsável por buscar junto aos órgãos cedentes, transportar e depois distribuir os móveis e pneus aos campi do IF. Sempre tentando otimizar processos e reduzir custos, a equipe da CGML aproveitou a viagem do caminhão do IFSULDEMINAS, que foi carregado de álcool gel para ser distribuído de forma gratuita aos participantes da 1ª Semana EPCT, da qual o IFSULDEMINAS participou, em Brasília, e, na volta para Pouso Alegre, retirou a carga de móveis na própria capital federal, na sede do Ministério da Infraestrutura, e, no caminho para o Sul de Minas, buscou a de pneus no posto/armazém da Receita Federal em Uberaba.

Distribuição aos campi

A carga recebida de pneus tem valor total de R$ 26.166,00 e veio de apreensões feitas pela Receita Federal. Os modelos vão atender veículos de passeio e caminhonetes dos campi e reitoria. Eles foram distribuídos conforme manifestação de interesse das unidades, da seguinte forma:

Unidade Quantidade de pneus
Inconfidentes 21
Machado 33
Muzambinho 09
Passos 09
Poços de Caldas 05
Pouso Alegre 05
Reitoria, Carmo de Minas e Três Corações 38

Quanto às peças de mobiliário, elas foram avaliadas em R$ 13.733,25. Os itens foram oferecidos a todos as unidades do Instituto e entregues àquelas que manifestaram interesse. Agora, cada diretor-geral irá organizá-los, de acordo com a conveniência e oportunidade. A distribuição se deu conforme quadro abaixo:

Item/Unidade  Reitoria Muzambinho Poços de Caldas Pouso Alegre Três Corações