Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS discute avaliações de estágio probatório e de desempenho

IFSULDEMINAS discute avaliações de estágio probatório e de desempenho

Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 10h23 | Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 10h23

Link para a palestra

No próximo dia 16/09, terça-feira, às 10h, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promove uma palestra “A importância das Avaliações de Estágio Probatório e das Avaliações de Desempenho”, a ser realizada pelo Procurador Federal do Instituto, Dr. Dauri Ribeiro Silva. A mediação será do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Thiago de Sousa Santos. O evento será transmitido pela TV IFSULDEMINAS e é voltado a todos os servidores.

storiesEstágio probatório e de Desempenho

As avaliações de estágio probatório acontecem durante os três primeiros anos em que o servidor integra a administração, logo após sua posse. Já a avaliação de desempenho acontece a cada 18 meses de trabalho. Ambas são feitas por uma equipe composta, além do chefe imediato e superior, de outros servidores da equipe e da instituição.

Thiago explica que a avaliação de desempenho possibilita identificar demandas e necessidade que, sendo atendidas, geram benefícios no desenvolvimento das atividades por parte do servidor. “Além disso, permite a realização de diagnóstico para otimizar a distribuição dessas atividades para o setor e, consequentemente, melhorar os serviços e resultados que a instituição gera para a sociedade”, disse.

O pró-reitor complementa que com a conscientização das chefias e gestores para a importância do instrumento de avaliação, será possível, no curto prazo, estabelecer uma base de informações consistente, que permitirá revelar possíveis potencialidades dos servidores e ainda avaliar se as funções e atividades estão sendo distribuídos de modo eficiente e eficaz com os objetivos organizacionais. “Para o médio prazo, é fundamental avaliar as condições ao desempenho das atividades da carga, habilidades e competências a serem desenvolvidas, ainda, se identificada necessidade de mudanças na estrutura, a instituição acrescente tais demandas em seu planejamento e organização. No longo prazo, será possível verificar se as operações realizadas contribuíram para elevar o nível de satisfação do servidor,

Texto: Ascom / Reitoria do IFSULDEMINAS
Publicado em: 09/09/2021