Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Confira a rota de doações de álcool 70 por cento do IFSULDEMINAS aos municípios da região

Publicado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 08h12 | Última atualização em Quinta, 26 de Agosto de 2021, 08h13

Próximo município a receber as doações será Poços de Caldas, no dia 28 de agosto

caminhão PoçosNo próximo sábado, dia 28 de agosto, a partir das 7h, o caminhão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) estará na Feira Livre, na Praça das Rosas (no entorno do Mercado Municipal), de Poços de Caldas para distribuir, gratuitamente, álcool em gel e líquido 70 por cento para feirantes e consumidores. Cada feirante terá direito a até cinco litros do produto; já os frequentadores da feira poderão retirar até um litro, por pessoa (confira as medidas no cartaz ao lado). É necessário levar o próprio vasilhame para enchê-lo com o antisséptico.

O caminhão do IFSULDEMINAS já levou álcool 70 por cento para feirantes e população das cidades de Pouso Alegre, Ouro Fino, Muzambinho, Inconfidentes, Três Corações, Carmo de Minas e São Lourenço. Foram mais de 6.500 litros doados para mais de 4.000 pessoas. Nas ocasiões, também foram entregues cerca de 5.000 máscaras de tecido confeccionadas por voluntários do projeto “Preservando Vidas”, gerido pelo Campus Machado do IFSULDEMINAS em parceria com instituições públicas, privadas e assistenciais.

A ação continua ao longo do segundo semestre de 2021 e as próximas paradas do caminhão do IFSULDEMINAS serão em:

28.08.2021 - Poços de Caldas
11.09.2021 - Esmeraldas e Montes Claros
25.09.2021 - Passos
09.10.2021 - Machado

Parceria do bem

producao alcool 70O álcool 70 por cento é produzido dentro das instalações do IFSULDEMINAS, que recebe bebidas alcoólicas e perfumes apreendidos pela Receita Federal e os transforma em antisséptico. Desde março de 2020, a parceria entre os órgãos já possibilitou a fabricação de 30 mil litros do produto, destinados às próprias unidades do Instituto (15 por cento) e doados à população e a 235 instituições, em 88 cidades, de cinco estados brasileiros (85 por cento). As principais instituições atendidas foram: Santas Casas de Misericórdia, asilos, abrigos, albergues, Secretarias de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Polícia Militar, SAMU, Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Receita Federal, Exército, Apaes, Vigilância Sanitária, EMATER, Detran, entre outras.

pouso alegre 1Para a entrega desses itens à sociedade, o coordenador-geral de Materiais e Logística do IFSULDEMINAS, Reginaldo de Oliveira, informou que a equipe percorreu mais de 50.000 quilômetros de março de 2020 até meados de agosto de 2021. "No início da pandemia, o consumidor presenciou o esgotamento quase que imediato de itens e insumos relacionados à prevenção de contágio pela COVID-19. Utensílios básicos como máscaras e álcool em gel não eram mais encontrados e as poucas empresas que detinham estoque passaram a comercializar com restrição de quantidade por cliente, sem falar no valor inflacionado que chegou a registrar, em média, R$ 50,00 em um litro de álcool em gel 70%, que antes da pandemia não passava de R$ 7,00. Para suprir a falta dos antissépticos, a gestão do IFSULDEMINAS decidiu resgatar uma parceria com a Receita Federal, que tinha como principal característica a destinação, ambientalmente correta, de mercadorias apreendidas. Assim, a Coordenadoria-Geral de Materiais e Logística do IFSULDEMINAS, passou a atuar para que os itens produzidos pelo Instituto chegassem à sociedade com a maior agilidade possível".

A bem-sucedida parceria com a Receita Federal, inicialmente restrita ao fornecimento de bebidas apreendidas, foi ampliada e novos tipos de doações ao IFSULDEMINAS renderam as seguintes ações:

vestuárioDoação de mais de 6 toneladas de vestuários para descaracterização e posterior confecção de máscaras de tecidos e doação das roupas preservadas para a população em vulnerabilidade socioeconômica;

- Doação de banner para confecção de cortinas para aviário;

- e Doação de 57 toneladas de fumo para produção de adubo por meio do processo de compostagem. O material será distribuído para as áreas de cultivo das escolas-fazendas do próprio instituto.

Doação de máscaras e roupas

A última ação citada acima, fruto da parceria com a Receita Federal, resultou na entrega de de 500 itens de vestuário (100 bonés, 200 tênis e 200 roupas diversas) a refugiados venezuelanos abrigados na cidade de Passos. Além disso, outras instituições cadastradas no edital 83/2021 vêm recebendo doações. Mais de 5.000 peças já foram entregues e outras 20.000 estão em processo de produção.

+ Ações Sociais

Durante a pandemia do novo Coronavírus, o IFSULDEMINAS realizou outras ações sociais. Confira nos links abaixo algumas delas e, no mapa, as unidades do Instituto onde elas ocorreram.

Mapa Ações contra a Covid 19

- produção e distribuição de cerca de 95 mil máscaras de tecido

- produção e distribuição de mais de 5.000 litros de sabonete líquido

- produção e distribuição de 5 mil máscaras de acetado (face shield)

- doação de luvas e máscaras cirúrgicas

- montagem e entrega de cestas básicas com alimentos, inclusive os produzidos nos campi onde há escolas-fazendas

- fabricação de equipamentos hospitalares

Registros

Veja, a seguir, alguns registros fotográficos das ações contra a Covid-19 realizadas pelo IFSULDEMINAS.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 25/08/2021