Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS oferta vagas nas graduações em Medicina Veterinária e Administração pelo SiSU

Publicado: Quarta, 04 de Agosto de 2021, 14h52 | Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 14h52

As oportunidades são para nas unidades de Carmo de Minas e Muzambinho

Edital 144/2021 - publicado em 04/08

- Termo de Adesão

Edital 100/2021

Acesse o site do SiSU

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre seleção nos cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para ingresso de novos estudantes no segundo semestre letivo de 2021 no Campus Avançado Carmo de Minas e no Campus Muzambinho. A seleção é regida pelo edital 144/2021 e complementares (acesse os links acima).

Vagas

No total, são 16 vagas abertas nos bacharelados: Medicina Veterinária (Campus Muzambinho, com 8 vagas) e Administração (Campus Avançado Carmo de Minas, também com 8 vagas). Elas estão descritas, detalhadamente, no Termo de Adesão do IFSULDEMINAS ao SiSU.

Requisitos

Somente poderá concorrer às vagas oferecidas pelo IFSULDEMINAS, o candidato que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020 e que tenha obtido nota superior a zero na prova de redação.

Inscrições

Para concorrer às vagas, o candidato deve realizar a inscrição no site http://sisu.mec.gov.br, no período de 3 a 6 de agosto de 2021. O acesso ao sistema só poderá ser feito pela conta do candidato no Gov.br. Durante o processo de inscrição, o candidato poderá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Ações Afirmativas

A distribuição das vagas de ação afirmativa será feita em quatro grupos, para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas:

a) L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita* igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (ou R$ 1.650,00);
b) L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (ou R$ 1.650,00);
c) L5 - Candidatos com renda familiar bruta per capita superior a 1,5 salário mínimo;
d) L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda superior a 1,5 salário mínimo * Renda familiar bruta per capita (por pessoa da família).
e) PcD - Vagas para pessoas com deficiência ( por conta do quantitativo de vagas, o sistema não contemplou Pessoas com Deficiência para alguns cursos).

No mínimo 50% das vagas em cada curso serão destinadas para ações afirmativas e o restante das vagas para ampla concorrência. Nesta edição, o candidato não poderá ocupar a vaga da ampla concorrência caso sua solicitação seja indeferida na ação afirmativa escolhida.

Matrículas

O resultado final da seleção será divulgado, em única chamada, no dia 10 de agosto, no site do SiSU e nos portais do IFSULDEMINAS e dos campi para os quais o candidato efetuou inscrição. Em razão das orientações para distanciamento social, motivadas pela pandemia de COVID-19, o Instituto alterou a forma de matrículas presenciais para matrículas em formato on-line. Assim que for definido o processo de matrícula on-line, o IFSULDEMINAS informará, em seu site institucional, os processos e procedimentos para a sua realização.

Lista de Espera

Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao SiSU. Para isso, deve acessar a página do SiSU na internet, no período de 11 a 16 de agosto de 2021.

O candidato selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

Documentação

Os documentos de matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas estão descritos no item 4 do Termo de Adesão do IFSULDEMINAS ao SiSU. Adicionalmente à documentação básica exigida no Termo de Adesão, os candidatos deverão apresentar os documentos constantes no item 9 do Edital 100/2021. O Edital 100/2021 também deverá ser consultado para temas relacionados à comissão de heteroidentificação (item 10), a recursos (item 14) e a documentos de pré-matrícula (item 13).

Candidatos que concorrem às vagas para as quais é necessária a comprovação de renda (L1, L2, L9 e L10) devem preencher o Formulário Socioeconômico (ANEXO II) do edital 144/2021. Caso não seja apresentado, a solicitação será indeferida, sem possibilidade de recurso.

cronograma sisu 2021 2

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS