Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Às 19h05 de hoje, 2º dia do evento, confira a palestra "A relação da sociedade com a deficiência"
Início do conteúdo da página

Às 19h05 de hoje, 2º dia do evento, confira a palestra "A relação da sociedade com a deficiência"

Publicado: Segunda, 26 de Julho de 2021, 11h06 | Última atualização em Terça, 17 de Agosto de 2021, 11h45

Evento on-line ocorre de 16 a 20 de agosto, com transmissão pelos canais do Youtube do IFSULDEMINAS e do Campus Muzambinho 

banner 300x200Acontece de 16 a 20 de agosto, a 3ª edição da Semana do Programa Aprendendo com as Diferenças. O evento on-line é uma realização do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e traz debates e reflexões sobre a promoção da inclusão social.

A transmissão do evento será ao vivo e aberta à comunidade acadêmica e ao público externo, via TVIFSULDEMINAS e canal do Campus Muzambinho no Youtube. Porém, para participar, o interessado deverá se inscrever, por meio de formulários digitais, que ficarão abertos de 26 de julho às 12hs de 16 de agosto (confira os links de inscrição, por palestra, junto à programação do evento). 

O programa

O programa institucional Aprendendo com as Diferenças foi criado, em 2012, para incluir socialmente alunos de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) da região, por meio de práticas laborais, com o suporte de estudantes e servidores do IFSULDEMINAS.

Atualmente, é desenvolvido em seis campi da instituição (Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Pouso Alegre e Três Corações) e conta com a adesão de 25 Apaes e 4 instituições beneficentes para idosos e crianças. Tem como parceiros a Universidade Federal de Lavras e o Campus Barbacena do Instituto Federal do Sudeste de Minas.

Cerca de 550 pessoas - entre crianças, jovens, adultos e idosos - já passaram pelo programa e tiveram a oportunidade de executarem diversas atividades ligadas à agropecuária e às artes, além de realizarem terapia assistida por animais. Após as ações, há emissão de certificados, como forma de auxiliar a inserção no mercado de trabalho.

Programação
Ao todo, o evento terá cinco palestras, uma por dia, com convidados externos e membros do IFSULDEMINAS. Além do reitor do Instituto, Marcelo Bregagnoli, haverá a contribuição de representantes do poder Legislativo federal, da Federação das Apaes mineiras e paulistas e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Minas Gerais (COMPED). Na abertura e no encerramento do evento, o público poderá conferir também a apresentação musical da cantora, violeira e especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Rocha.

O coordenador-geral de Estágios, Egressos, Empregos e Parceria do IFSULDEMINAS, Alexandro Silva, descreveu o que o público pode esperar desta edição."É um evento no formato totalmente virtual, de qualidade e inclusivo, no qual profissionais, educadores, alunos e o público em geral terão a possibilidade de discutir a inclusão em diversos aspectos pertinentes à vida em sociedade, proporcionando a transformação do conhecimento em ação. O evento traz como diferencial um seleto grupo de palestrantes, em diversas áreas do conhecimento, que irão contribuir significamente para que os participantes ampliem suas perspectivas sobre a inclusão na sociedade vigente".

Confira abaixo a programação completa e os links para se inscrever e para acompanhar o evento:

progrmacao dia 16 ok

16/08/2021

Link de inscrição

A partir das 19h10

Transmissão: TVIFSULDEMINAS (link para assistir - em breve)

 
programação dia

17/08/2021

Link de inscrição

A partir das 19h05

Transmissão: Canal do Campus Muzambinho no Youtube (clique para assistir)

   
programacao dia 18

18/08/2021

Link de inscrição

A partir das 19h05

Transmissão: Canal do Campus Muzambinho no Youtube (clique para assistir)

   
programação dia 19

19/08/2021

Link de inscrição

A partir das 19h05

Transmissão: Canal do Campus Muzambinho no Youtube (clique para assistir)

   
programação dia 20

20/08/2021

Link de inscrição

A partir das 19h10

Transmissão: TVIFSULDEMINAS (link para assistir - em breve)

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 26/07/2021
Fim do conteúdo da página