Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IF lança catálogos digitais sobre pesquisadores e laboratórios da instituição

IF lança catálogos digitais sobre pesquisadores e laboratórios da instituição

Publicado: Sexta, 14 de Maio de 2021, 11h52 | Última atualização em Sexta, 14 de Maio de 2021, 11h53

imagem catálogos2

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lançou nesta quinta-feira, 13/05, catálogos digitais que reúnem informações sobre os pesquisadores e os laboratórios da instituição (clique na imagem acima para acessar a plataforma digital).

O trabalho, iniciado em 2018, foi desenvolvido pelo professor do Campus Inconfidentes, Ivan Paulino Pereira, e contou com a participação de estudantes do curso Técnico Integrado em Informática, que receberam bolsas institucionais de Iniciação Científica (PIBIC-EM), custeadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PPPI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do edital 060/2018, para executarem o projeto.

Segundo o professor, a ferramenta on-line veio para aprimorar a versão impressa e em formato .pdf dos materiais, publicados pela PPPI no fim de 2017. “Os catálogos impressos apresentavam algumas limitações, quanto à atualização das informações, o custo de reprodução e o lançamento de novas versões. Os catálogos digitais, além de sanarem essas limitações, atendem à política de alinhamento com o arranjo produtivo, social e cultura regional, previsto no PDI do IFSULDEMINAS, uma vez que possibilita fomentar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, por meio da aproximação da comunidade acadêmica (pesquisadores e discentes)”, explicou.

Conteúdocatálogo pesquisadores

Atualmente, os catálogos contam com o perfil de 172 pesquisadores e o cadastro de 196 laboratórios, de todas as nove unidades do IFSULDEMINAS. No caso dos pesquisadores, podem ser visualizados os contatos, a formação, as áreas de atuação, as linhas e grupos de pesquisa. Já na categoria laboratórios, estão disponíveis a identificação do laboratório, os objetivos, equipamentos e serviços oferecidos, além da indicação do responsável pelo local.

O catálogo é dinâmico, dessa forma, todos os dias novos pesquisadores e laboratórios podem ser incluídos, excluídos ou terem seus dados modificados. O cadastro e as atualizações são realizadas pelos próprios pesquisadores e pelos responsáveis pelos laboratórios.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Sindynara Ferreira, relatou sobre a importância de dar publicidade ao capital intelectual da instituição, bem como aos laboratórios e equipamentos do IFSULDEMINAS, no intuito de facilitar iniciativas quanto ao uso compartilhado desses ambientes, prestação de serviços, criação de rede colaborativa de pesquisa, abertura de parcerias público x privado, manutenção de atividades envolvendo o tripé ensino, pesquisa e extensão, entre outras ações possíveis. Outro ponto positivo destacado foi a divulgação de alguns equipamentos, que muitas vezes são adquiridos com recursos envolvendo projetos de pesquisas e ações institucionais, dando transparência aos processos.

laboratório cuidadosO docente Ivan Paulino complementou, ressaltando que o acesso à informação e a divulgação são imprescindíveis para a geração do conhecimento e para o avanço tecnológico e científico. “O catálogo de pesquisadores permite que a comunidade e principalmente os discentes conheçam os pesquisadores do IFSULDEMINAS e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas. Além disso, o catálogo digital favorece a comunicação entre as partes, possibilitando que os discentes, por exemplo, possam entrar em contato com os pesquisadores para obter informações e para participar de projetos e dos grupos de pesquisas que tenham interesse. Da mesma forma, o catálogo de laboratórios tem o potencial de aproximar a sociedade do IFSULDEMINAS. Nossa instituição possui diversos laboratórios, que são bem equipados e que prestam inúmeros serviços. E essa ferramenta pode ser uma forma de divulgar esses serviços e iniciar a criação de parcerias público/privadas”, concluiu.

Aplicativo

Além da plataforma on-line, hospedada no portal do Campus Inconfidentes, a equipe também desenvolveu um aplicativo para consultas, disponível para aparelhos com sistema operacional Android. Clique neste link para acessá-lo: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.edu.ifsuldeminas.ifs.catalogos

O link para os catálogos ficarão disponíveis nas abas "Comunicação" e "Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação"Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação", ambas no portal da Reitoria.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 13/05/2021