Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS apoia a retomada das obras do Complexo de Laboratórios ISI-SE
Nota Oficial

IFSULDEMINAS apoia a retomada das obras do Complexo de Laboratórios ISI-SE

Publicado: Quarta, 12 de Agosto de 2020, 13h23 | Última atualização em Quarta, 12 de Agosto de 2020, 13h23

O Instituo Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) tem sido pioneiro em diversas ações voltadas à geração de energia fotovoltaica, bem como na estruturação de regime compartilhado de compra dessas estações geradoras. Isso tem trazido benefícios diretos a toda a sociedade sul mineira e a diversas regiões do país que aderiram ao projeto e que, hoje, contam com usinas fotovoltaicas instaladas. Mais que sustentabilidade, trata-se de economia direta para os cofres públicos e boa gestão dos recursos.

Nesse sentido, o Instituto Federal junta-se aos esforços da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) quanto à defesa pela reativação da construção, do que seria atualmente, o 7º maior complexo de laboratórios para pesquisas, desenvolvimento, ensaios e testes em energia elétrica do mundo: o Instituto Senai de Inovação em Sistemas Elétricos (ISI-SE). Artigo do reitor da UNIFEI, Dagoberto Alves de Almeida, deixa claro as potencialidades do programa, no qual já foram investidos mais de R$ 40 milhões, e que pode ser lido na íntegra neste link.

Solidário à continuidade das obras, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, destaca que “a retomada da construção da planta laboratorial trará benefícios incontáveis à nossa região, bem como ao país. Os laboratórios planejados e, agora suspensos, são únicos na América Latina e poderão contribuir para pesquisas de ponta na área de energia. Sem elas, não há como avançar no desenvolvimento industrial e garantir a segurança e a qualidade energética em milhões de lares. O Sul de Minas merece e precisa que as atividades sejam retomadas. Mais que nunca, a ciência e a pesquisa têm mostrado seu valor. Apoiamos a bandeira levantada pela UNIFEI, que é nossa parceira na missão do Ensino, Pesquisa e Extensão gratuitos e de qualidade”.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 12/08/2020