Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Cerca de 400 licenciandos do IF irão realizar estágio em escolas públicas da região como bolsistas do PIBID e da Residência Pedagógica
Licenciatura

Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 08h39 | Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 08h39

Os estudantes irão receber bolsas para atuarem em escolas

de educação básica da região

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) selecionou, no mês de junho de 2020, 384 estudantes de licenciatura para atuarem como bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no de Residência Pedagógica, ambos mantidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Foram 543 inscritos nos editais referentes aos dois programas, sendo 384 discentes selecionados como bolsistas e 78, voluntários. Eles irão realizar, a partir do segundo semestre, estágio em escolas públicas, atuando nos Ensinos Fundamental e Médio.

Segundo o pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, Cléber Ávila Barbosa, o objetivo dos programas é que, pelo estágio, os estudantes aproximem-se do cotidiano escolar, aperfeiçoem a prática e contribuam para uma educação de qualidade, desafiada pela pandemia do novo Coronavírus, que obrigará os licenciandos a iniciarem as atividades de forma remota. "É fundamental e estratégica a iniciativa do Instituto em manter e ampliar as bolsas do PIBID e da Residência Pedagógica. Eles são programas que têm uma contribuição social muito forte, diretamente nas escolas públicas, tanto pelo aprimoramento e qualificação das aulas e conteúdos ministrados, como por oportunizar aos estudantes do IFSULDEMINAS a prática pedagógica, principalmente neste momento crítico de pandemia, onde as escolas estão tendo que se reinventar, produzir materiais, jogos e atividades diversas das costumeiras. Nossos licenciandos irão justamente atuar junto às escolas nessa geração de novos materiais, estratégias e ferramentas; dessa forma, poderão colaborar para a manutenção e efetividade das aulas da educação básica e se autodesenvolverem como profissionais".

PIBID

Por 18 meses, licenciandos do 1º ao 4º período dos cursos de licenciatura em Biologia, Geografia, História, Pedagogia, Educação Física, Química e Matemática dos Campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre do IFSULDEMINAS atuarão como bolsistas (192) e voluntários (30), em 30 escolas da rede pública de educação básica, localizadas nas cidades de Poços de Caldas, Borda da Mata, Ouro Fino, Inconfidentes, Paraisópolis, Pouso Alegre, Muzambinho, Cabo Verde, Borda da Mata, Passos e Machado. Os selecionados receberão bolsa de R$ 400,00 por mês para cumprirem estágio de 32 horas mensais.

Ao todo, no PIBID, serão R$ 2.635.880,00 de recursos investidos em bolsas. Além dos estudantes do IFSULDEMINAS, serão oferecidas 24 bolsas para professores da rede pública que atuarão como supervisores e oito bolsas para docentes do IFSULDEMINAS que atuarão como coordenadores de área e uma para o coordenador institucional.

Residência Pedagógica

Discentes cursando a partir do 5º período dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Computação, Educação Física, Geografia, Matemática e Química dos Campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre realizarão estágio supervisionado no ciclo 2020-2021. Os 192 residentes receberão bolsa de R$ 400,00 por mês para cumprirem carga horária total de 414 horas; além disso, 48 voluntários também integrarão o programa, previsto para iniciar em 17 de agosto. Também participarão 11 docentes do IFSULDEMINAS, 24 professores das escolas de educação básica e um coordenador institucional.

Ciclo atual

A Capes é a responsável por selecionar as instituições que integraram os dois programas ao longo de 18 meses, além de custear os bolsistas. O IFSULDEMINAS foi contemplado nas últimas duas seleções. Neste ano, classificou-se em 38º lugar (Residência Pedagógica), concorrendo com outras 250 instituições de ensino superior de todo o Brasil. E em 131º lugar (PIBID), entre 294 instituições. A avaliação da Capes levou em consideração os indicadores institucionais e análise de mérito.

Ciclo anterior

No ciclo 2018-2019, o Programa de Residência Pedagógica forneceu bolsas a 153 estudantes de licenciaturas do IFSULDEMINAS e atendeu cerca de 800 pessoas. Já o PIBID ofertou 192 bolsas, atendendo outras 8.000. O valor destinado ao Instituto pelos dois programas foi de cerca de R$ 3 milhões, durante 18 meses. Ao todo, 30 escolas foram beneficiadas.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 22/07/2020