Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS tem o melhor desempenho entre as instituição de ensino público em 7 das 8 cidades onde tem campus
Ranking Enem 2019

Publicado: Quinta, 23 de Julho de 2020, 16h37 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 09h21

Em classificação divulgada pela startup de educação Evolucional, utilizando os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, o IFSULDEMINAS apareceu como a instituição de ensino público com melhor resultado na edição daquele ano do Exame em sete das oito cidades onde possui campus.

Pelos dados do Enem 2019, os Campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos e Poços de Caldas e os Campi Avançados Carmo de Minas e Três Corações obtiveram os melhores resultados por escolas públicas desses municípios; a unidade de Pouso Alegre apareceu na segunda colocação. Se incluirmos as escolas privadas na classificação, ainda assim as unidades de Carmo de Minas, Três Corações, Machado e Inconfidentes permanecem em primeiro lugar no ranking.

Confira na tabela a seguir as notas e os resultados do Enem 2019 em cada cidade onde o IFSULDEMINAS possui campus:

Média geral das notas
dos alunos do IFSULDEMINAS
(redação + objetivas)
Colocação do
IFSULDEMINAS entre
as escolas públicas da cidade
Carmo de Minas  636.13
Inconfidentes  579.33
Machado  602.38
Muzambinho  600.62
Passos  627.96
Poços de Caldas  618.58
Pouso Alegre  631.76
Três Corações 634.79

O Enem tem como principal finalidade a avaliação individual do desempenho do participante ao final do Ensino Médio e é utilizado como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, especialmente a ofertada pelas instituições federais de educação superior, como o próprio IFSULDEMINAS.

Ensino Integrado

O pró-reitor de Ensino do instituto, Giovane José da Silva, apontou o Enem como uma ferramenta oportuna para promover o ingresso na instituição e considerou o resultado conquistado pelos estudantes do IFSULDEMINAS no Exame como um indicador de que a formação integral proposta pela Rede Federal funciona. "O IFSULDEMINAS proporciona aos seus estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio uma formação integral. Mas, o que isso significa? É preciso deixar claro que formação integrada não se confunde com uma unidade de tempo, a exemplo de período integral, ou seja, passar dois turnos na escola. Também não é justapor preparação técnica versus formação propedêutica. Formação integral significa, na prática, que um estudante pode em uma determinada aula aprender as leis da Física, por exemplo as leis de Newton; e, em outra, aprender a aplicação dessas leis, na prática, nas aulas de Educação Física e práticas esportivas. Isto é ao mesmo tempo saber e saber fazer. Trata-se, portanto, de uma formação que combina ciência, técnica e tecnologia, ao mesmo tempo que promove uma integração com as atividades esportivas, culturais, de Extensão e Pesquisa, voltada para a formação humana e  para o exercício da cidadania. E isso faz toda a diferença na formação de um adolescente e, consequentemente, produz um bom resultado do estudante no Enem e em quaisquer outros exames, a exemplo das olimpíadas do conhecimento nas quais os alunos da Rede Federal se destacam, como a OBMEP, OBAP, dentre outras. Embora o objetivo primaz da Rede Federal seja a preparação técnica e a formação para o trabalho, de acordo com a Lei 11.892/200, o Enem e o sucesso dos nossos egressos nesse Exame confirmam a qualidade da formação que proporcionamos".

O ranking

Os microdados do Enem 2019 foram abertos pelo Inep no dia 26 de junho e, para montar o ranking, a startup considerou as notas dos candidatos nas quatro provas objetivas e na de redação, excluindo aqueles que zeraram alguma delas. Além disso, a média da escola foi calculada para as instituições que possuíam ao menos dez alunos participantes do Exame, entre aqueles considerados para o cálculo. Ao todo, 19.598 instituições de todo o Brasil constam no ranking. Acesse a classificação completa e confira o desempenho das instituições de ensino

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 22/07/2020