Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Pró-Reitoria de Administração do IFSULDEMINAS lança Almoxarifado Virtual
Início do conteúdo da página
Almoxarifado Virtual

Pró-Reitoria de Administração do IFSULDEMINAS lança Almoxarifado Virtual

Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 07h56 | Última atualização em Terça, 14 de Julho de 2020, 07h56

Sistema  trará benefícios e redução de custos à reitoria e aos campi da instituição

- Acesse: Manual do Almoxarifado Virtual para o IFSULDEMINAS

Mais uma ferramenta tecnológica de gestão está sendo colocada em prática no IFSULDEMINAS. Trata-se do almoxarifado virtual que vai possibilitar compras on line por meio de uma base de dados. O trabalho está sendo implementado pela Pró-Reitoria de Administração do órgão (PROAD), por meio da Coordenadoria-Geral de Materiais e Logística. A plataforma possibilita o gerenciamento e fornecimento de materiais de consumo. O serviço é baseado na aquisição de materiais por intermédio da logística just-in-time, sempre na busca de produtos de qualidade, atendendo aos critérios de sustentabilidade, economicidade, racionalização do consumo e simplificação dos processos de aquisição. Além disso, há a redução do espaço físico e economia de recursos orçamentários, humanos e logísticos.

A ideia e produção vêm sendo desenvolvidas desde o segundo semestre de 2019. A plataforma ficará disponível para todos os setores da Reitoria e dos campi, sendo feito o cadastro de até dois servidores por setor. Eles serão os  responsáveis pela requisição dos materiais.  Estão cadastrados em torno de 1.500 itens, distribuídos entre expediente, limpeza, copa, cozinha, alimentos, EPIs, materiais de manutenção, ferramentas, artigos esportivos, entre outros. O acesso pode ser feito por esse link.

01 BregaO reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, enfatizou as diversas vantagens do novo sistema na otimização, agilidade, menor preço em vários itens, entre outros aspectos. “Temos incentivado tais ações no IFSULDEMINAS, buscando soluções para aperfeiçoarmos cada vez mais a gestão, sempre visando o investimento com o melhor retorno possível para a sociedade. Parabenizo a equipe envolvida e desejo que a nova ferramenta seja bem utilizada”, disse.

Segundo o pró-reitor de administração, Honório José de M. Neto, os ministérios do governo federal já utilizam o sistema para material de expediente. “O nosso processo abrange outros insumos de consumo. De uma forma geral, a aquisição está vinculada aos critérios sustentáveis da administração pública, contribuindo para o menor consumo e IMG 2841a maior eficiência dos recursos. Temos trabalhado muito nas ações que possibilitem informatização, transparência ativa, eficiência e eficácia dos processos, a exemplo de nosso Painel da Administração”, destacou.

O almoxarifado também adequa-se à portaria nº 13.623, de 10/12/2019.  Ela estabelece diretrizes para o redimensionamento do quantitativo das UASG (Unidades de Administração de Serviços Gerais) e a centralização das contratações públicas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

 Destaques

Painel de Administração

A PROAD já havia lançado seu painel de administração, visando dar mais transparência aos processos internos e oferecer ferramentas para os gestores otimizarem tempo e recursos, além de  permitir que a comunidade acadêmica acompanhe a evolução de receitas e gastos do IFSULDEMINAS.

Controle de pagamentos

Controle de Pagamento é uma ferramenta que permite aos interessados encontrar a posição, na ordem cronológica de pagamento, de determinadas despesas. Serve tanto para consulta interna como para acesso ao público externo.

Saiba mais sobre o sistema Just in Time

Na tradução para o português, a expressão just in time (JIT) possui como significado a expressão "bem na hora", pois indica que os bens ou serviços devem ser produzidos somente no instante em que são requisitados. O JIT significa produzir no exato momento necessário, ou seja, sem ser antes do tempo para que não produza estoques e nem depois, para que clientes não fiquem a espera do produto pronto. (Fonte: dicionariofinanceiro.com)

 Acompanhe o vídeo tutorial sobre como utilizar o Almoxarifado Virtual do IFSULDEMINAS

Texto: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
Data: 13/07/2020
Fim do conteúdo da página