Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS abre consulta pública sobre Plano de Dados Abertos
Início do conteúdo da página
Consulta Pública

IFSULDEMINAS abre consulta pública sobre Plano de Dados Abertos

Publicado: Quinta, 28 de Maio de 2020, 09h43 | Última atualização em Quinta, 28 de Maio de 2020, 09h43

Consulta disponível de 27/05/2020 a 12/06/2020

dadosgovbr

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IFSULDEMINAS abre consulta pública com o objetivo de adequar a demanda à oferta de dados abertos da instituição. A ideia é proporcionar a participação dos cidadãos na priorização de bases de dados para a revisão do Plano de Dados Abertos do órgão. A consulta ficará disponível até 12 de junho de 2020.

Quais bases de dados você gostaria que fossem publicadas em formato aberto?

Participe da consulta pública acessando: questionário dados abertos IFSULDEMINAS

Quaisquer dúvidas, entrar em contato pelo e-mail:  chefedegabinete@ifsuldeminas.edu.br

Saiba mais sobre os dados Abertos

Dados Abertos são dados que podem ser livremente acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa, estando sujeito a, no máximo, exigências que visem preservar sua proveniência e abertura. (Fonte: Open Knowledge).

Política de Dados Abertos do Governo Federal: regulamentada pelo Decreto 8777/2016 e Resolução nº 03 da CGINDA, a Política estabelece regras para disponibilização de dados abertos no âmbito do poder Executivo Federal. Os principais objetivos da Política estão elencados no art. 1º do Decreto, cabendo destacar alguns deles: promover a publicação de dados continuados em bases de dados de órgão e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional sob a forma de dados abertos; aprimorar a cultura de transparência pública; e fraquear aos cidadãos o acesso, de forma aberta, aos dados produzidos ou acumulados pelo Poder Executivo Federal.

Plano de Dados Abertos (PDA): é um instrumento que operacionaliza a Política de Dados Abertos, pois organiza o planejamento das ações de implementação e promoção da abertura de dados dos órgãos. O Art. 5º do decreto nº 8777/2016 estabelece os itens que devem estar presentes nos Planos e a Resolução nº 03 da CGINDA estabelece normas sobre a elaboração e publicação de PDAs. (Fonte: http://wiki.dados.gov.br/)

Texto adaptado do site do MAPA / Ascom Reitoria IFSULDEMINAS
27/05/2020
Fim do conteúdo da página