Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS dá as boas-vindas aos novos intercambistas

IFSULDEMINAS dá as boas-vindas aos novos intercambistas

Publicado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 21h28 | Última atualização em Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 10h46

IFSULDEMINAS dá as boas-vindas aos novos intercambistas

Recepção intercambistas 6Estudantes vindos da Colômbia e do Peru desembarcaram no Brasil, neste mês de fevereiro, para intercâmbio em cursos do IFSULDEMINAS. São 24 estudantes que irão para os campi de Muzambinho, Machado e Inconfidentes, alguns para estágio e outros para cursar Engenharia Agronômica, Educação Física e Engenharia de Alimentos. “Neste mundo globalizado, é interessante que o aluno intercambista possa ver outros olhares, não apenas da sua nação, romper as barreiras terrestres. E esse intercâmbio propicia que ele possa enxergar novas tecnologias, novas técnicas de outro país e também trazer os seus conhecimentos acadêmicos e culturais para o Brasil, para que também nós possamos ter respeito a essa diversidade cultural que esses países apresentam”, explicou Rafael Tenório, da coordenadoria de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS.

De acordo com o Pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila, o Instituto Federal do Sul de Minas tem trabalhado muito em mobilidade externa visando à troca de experiências entre os estudantes de diversas nacionalidades. “Acreditamos que todos ganham através desse convívio. Isso oxigena a instituição, traz oportunidades, desperta os nossos estudantes para a fluência em outras línguas e conhecimentos internacionais”, afirmou o Ávila.

Recepção intercambistas 23Andres Davi Reis Martinez, colombiano, é um dos intercambistas. Ele falou das diferenças na alimentação (como o hábito do brasileiro de comer  feijão todos os dias, o que não fazem no seu país); da relação de proximidade com os professores do campus; sobre o clima e suas expectativas em aprender a língua portuguesa, em participar de pesquisas e, quem sabe, em até fazer uma publicação a partir desse intercâmbio.

Também vinda da Colômbia, Natalia Murillo contou que, além de aprender o idioma brasileiro, quer levar todo o conhecimento possível sobre os mecanismos agrícolas que tem tudo a ver com sua profissão. Estudante de Agronomia em seu país, ela quer fazer um projeto de graduação e posteriores publicações. Também espera poder deixar um pouco de sua cultura com os colegas brasileiros nessa troca de experiências.

Outro intercambista que chegou ao Brasil para cursar Engenharia Agronômica no Campus Inconfidentes, Fabian Henrique González, destacou o espírito amável e solidário dos colegas brasileiros. O estudante peruano, que fala um pouco de português, elogiou a comida, que ele achou muito gostosa e variada e, claro, ressaltou o que espera no tempo que ficará na instituição. “Eu espero aprender novas formas de ensino, novas tecnologias no Brasil e, também, realizar novas experiências, socializar com as pessoas do Brasil. Também trocar costumes do Peru com brasileiros, fazer boas amizades e levar novas ideias e conhecimentos ao meu país”, listou o jovem.

Para o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, essa troca de experiências possibilita, a quem vai e aos que vêm, novos olhares sob suas realidades e, a partir disso, uma readaptação ao meio em que vivem. “Essa troca de experiências e o conhecer de outras instituições é fundamental para mudarmos a nossa realidade, seja ela institucional ou regional, para que a gente possa ter um país melhor”.

Texto: Assessoria de Comunicação IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre
Data: 21/02/2020

Confira a galeria de fotos.