Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Vestibular IFSULDEMINAS
Início do conteúdo da página
Vestibular IFSULDEMINAS 2020/1

Vestibular IFSULDEMINAS

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 07h42 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 07h32

Mais de 5 mil candidatos participaram do Vestibular do IFSULDEMINAS!

5.037 candidatos concorreram às vagas dos cursos técnicos integrados e subsequentes ofertados pelos oito campi do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em seu Vestibular, ocorrido neste domingo, 24/11. Centenas de colaboradores trabalharam durante toda a manhã para receberem os vestibulandos. Os gabaritos já foram divulgados no portal. Confira no link: gabarito 

Para mais informções acesse o link: informações

Inconfidentes

- Link para reportagem no Campus

Fotos Inconfidentes430 candidatos prestaram o vestibular no campus Inconfidentes. Durante as inscrições, seis deles apresentaram necessidade de atendimento especializado. O IFSULDEMINAS ofereceu atendimento específico para surdez, autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Ledores e transcritores ficaram a postos para auxiliar os solicitantes. Segundo o coordenador do Atendimento Especializado, Reginaldo Aparecido Silva, “o campus tem a acessibilidade para que o candidato faça a prova com tranquilidade e tenha sucesso na avaliação, seguindo a legislação”.

Machado

- Link para reportagem no Campus

Fotos Campus Machado737 inscritos concorreram às vagas para ingresso no início de 2020, sendo 469 candidatos para o Integrado e 268 para o Subsequente. 94 não compareceram e sete solicitaram atendimento especial, como prova ampliada, ledor e transcritor, tempo extra, dentre outros. Yuri Marques tem 15 anos e veio de Alfenas para fazer a prova para o Técnico Integrado ao Ensino Médio. Ele está no 9º ano do Ensino Fundamental e, desde que foi divulgado o conteúdo programático, tem se dedicado aos estudos. “Como estou no 9º ano de uma escola pública, tem muita coisa que não tinha visto. Tive algumas dificuldades, mas acho que fui bem”. Se for classificado, pretende morar no campus para se dedicar. “Acho melhor morar na instituição para não ficar deslocado das coisas. Mas ainda vou conversar com meu pai sobre”.

Muzambinho

- Link para reportagem no Campus

Fotos Muzambinho1080 candidatos compareceram ao IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, concorrendo a 440 vagas ofertadas nas modalidades Técnico Integrado e Técnico Subsequente. Os primeiros começaram a chegar por volta das 7h e contaram com o auxílio de agentes para orientá-los no deslocamento na unidade. Apesar do trânsito intenso no local, nenhuma ocorrência foi registrada. Para auxiliar nas atividades, o campus contou com a participação de 116 pessoas, entre servidores, acadêmicos e colaboradores externos. Eles atuaram em várias frentes como organização, infraestrutura, aplicação de provas, assistência médica, atendimento especializado, entre outros.

O Coordenador da Copese local, Carlos Esaú, destacou que todo o processo ocorreu dentro do planejado. “A equipe de apoio estava preparada e a postos. Então, tudo ocorreu dentro da normalidade. Os resultados foram satisfatórios e mostram o trabalho sério que o instituto presta à comunidade”.

Passos

- Link para reportagem no Campus

Fotos PassosA instituição recebeu 563 candidatos que disputaram as 125 vagas. De acordo com o coordenador da Comissão de Vestibular, Felipe Palma Fonseca, apenas 14% não compareceram. Ele destacou que o dia de prova transcorreu de maneira tranquila e sem ocorrências que pudessem prejudicar o processo. O vestibulando Tiago Freire, candidato a uma vaga no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, contou que a escola na qual estuda ofereceu um cursinho de preparação para o vestibular do IFSULDEMINAS utilizando provas anteriores. “Achei a prova difícil mas estou confiante”.

Poços de Caldas

- Link para reportagem no Campus

Fotos Poços de CaldasNo campus Poços 630 candidatos concorreram a 175 vagas dos técnicos em Administração, Eletroeletrônica e Informática integrados ao Ensino Médio e dos técnicos em Eletrotécnica e Edificações subsequentes. De acordo com a coordenadora local da Comissão Permanente de Processo Seletivo, Heliese Pereira, “tudo transcorreu dentro da normalidade. Ressalto o aumento na procura de pessoas com necessidades especiais, para os quais o campus ofereceu acolhimento e atendimento humanizado, a fim de que pudessem alcançar êxito no processo”.

Moradora do bairro Jardim Kennedy I, Victoria Rocha prestou a prova para o Técnico em Informática Integrado. “O conhecimento ofertado aqui é bem elevado. Ter um curso técnico ajuda bastante no currículo”, frisou. Já o serígrafo Rafael da Silva, morador do Dom Bosco, tentou o Técnico em Eletrotécnica Subsequente ao Ensino Médio. “Já auxiliei nas áreas de Eletrônica e de Eletrotécnica e gostei bastante. Se a gente tiver oportunidade de trabalhar no que realmente gosta, tem que fazer de tudo para correr atrás do nosso objetivo”.

Pouso Alegre

- Link para reportagem no Campus

Fotos Pouso AlegreNo Campus Pouso Alegre, o processo seletivo reuniu 700 candidatos que concorreram a vagas para Administração, Edificações e Informática na modalidade integrado ao ensino médio e Administração, Edificações, Química e Segurança do Trabalho, na subsequente. Ellen Leilane Gomes Pontes também concorreu a uma vaga no curso de Administração, modalidade Integrado. O desejo de estudar no IF veio a partir das referências da irmã, que é aluna da instituição. “Estudei bastante; achei a prova fácil. Estou ansiosa pelo resultado”. Larissa Kersul Cavalcanti também tem familiares estudando no Instituto e quis seguir o mesmo caminho. Moradora de Pouso Alegre, concorreu a uma vaga para Administração. "Foi o curso que mais me chamou atenção. Estou confiante e vou passar”.

Três Corações

- Link para reportagem no Campus

Fotos Campus avançado Três Corações

Em Três Corações 417 candidatos concorreram às vagas do integrado e 114 às do subsequente. Para o presidente da Copese, Antônio Sérgio da Costa, o processo seletivo transcorreu dentro do planejado e previsto, sem ocorrência extraordinária, com números significativos na demanda e baixo índice de abstenção. “Ressalto o trabalho desempenhado pela equipe organizadora, em especial, nos diversos casos de atendimento para os candidatos com necessidades especiais”, disse.

Para os cursos superiores o IFSULDEMINAS utilizará a nota do ENEM. A partir do dia 27/11 serão reabertas as inscrições. Uma ótima oportunidade para quem perdeu o prazo anterior.

Carmo de Minas

- Link para reportagem no Campus

2019 11 26 3No campus avançado de Carmo de Minas 229 candidatos realizaram provas para os cursos Técnicos Integrados em Alimentos e Informática e 39 para o curso Técnico Subsequente em Alimentos. As provas foram realizadas na E. E. Guedes Fernandes. Para o professor Gusthavo Augusto Alves Rodrigues, coordenador da Copese local, “A realização foi um sucesso graças ao empenho de todos os colaboradores, tanto os externos quanto servidores. Os alunos também estão de parabéns pela seriedade e responsabilidade durante a realização das provas.”
O vestibular contou a participação de candidatos de Carmo de Minas e de várias cidades da região, como: São Lourenço, Don Viçoso, Cristina, Olímpio Noronha, dentre outras. O vestibulando Luiz Miguel, de Carmo de Minas, pediu atendimento especializado . “Foi muito bom e eu pude ter uma boa concentração na prova”. Luiz Guilherme, também de Carmo, disse que “não ter redação foi bom, para algumas pessoas talvez não, mas achei que foi bom. No ano passado fiz a prova, mas não passei. Mesmo assim vou tentar de novo esse ano”.

Texto: Adaptação da Ascom/Reitoria (com informações das Ascom dos Campi)
Fotos: Ascom dos campi do IFSULDEMINAS
26/11/2019
Fim do conteúdo da página