Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Projeto IFPLUVIAL prevê dobrar a capacidade de captação de água de reuso
IFPLUVIAL

Projeto IFPLUVIAL prevê dobrar a capacidade de captação de água de reuso

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 13h31 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 13h32

Projeto IFPLUVIAL prevê dobrar a capacidade de captação de água de reuso no IFSULDEMINAS até final de 2019

Logotipo IFpluvialLançado pelo reitor Marcelo Bregagnoli na última reunião do Conselho Superior do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), que ocorreu no Campus Inconfidentes, em 29 de agosto, o projeto IFPLUVIAL é mais uma iniciativa da gestão de empregar ações sustentáveis aliadas à economia de recursos financeiros.

O objetivo do projeto institucional é implantar e/ou adaptar, em todas as nove unidades da instituição, sistemas de captação, armazenamento e uso de água da chuva a fim de utilizá-la na limpeza de áreas externas (pátios e ruas), na irrigação (jardins e plantações), em instalações para animais (freestal, hospital e clínica veterinária), na preservação das condições hidrossanitárias, ou seja, saúde e higiene (vasos sanitários e mictórios) e para reserva técnica de combate a incêndio.

Ao lançar mão da água de reuso, o IFSULDEMINAS pretende diminuir a utilização da água potável, proveniente de tratamento químico ou de águas subterrâneas, pois este produto, essencial para a vida humana, é bastante oneroso devido à necessidade de passar por tratamento com produtos químicos; de ter estruturas físicas e mão de obra especializada para seu tratamento ou extração; sem falar que é um produto cada vez mais escasso. “Sermos sustentáveis é uma de nossas preocupações constantes. Para isso, além das obras nos campi, em parceria com seus diretores-gerais, estamos trabalhando na estruturação de uma política para a água de reuso, a cargo da Diretoria de Desenvolvimento Institucional. Junto à água temos várias outras ações nesse sentido, como a geração de energia fotovoltaica, captação de recursos via doações e desfazimento, etc. visando à otimização de nossos recursos”, detalhou o reitor.

UnidadesPAR 2 20170623 075749185 HDRREV

O IFSULDEMINAS mantém projetos de água de reuso em sete de suas nove unidades. O prédio principal da reitoria, por exemplo, já foi construído com o sistema de tubulação adequado para trabalhar com água de reuso. De 2015 até hoje, mais que dobrou a capacidade de armazenamento de água pluvial na unidade: de 40 mil para 85 mil litros.

Em relação aos campi, os projetos de instalação deste modelo de sistema também avançam. Os de Passos e Poços de Caldas já passaram por reformas e construções para adaptar ou instalar sistemas de captação e armazenamento de água da chuva. Em Passos, este sistema funciona no prédio administrativo, no ginásio, no bloco pedagógico D e no auditório; em Poços, no bloco administrativo.

Em Inconfidentes foi executado, no segundo semestre deste ano, o primeiro projeto do IFPLUVIAL no bloco pedagógico 1 da fazenda-escola, com capacidade de armazenamento de 15 mil litros de água de chuva.

Os Campi Machado e Muzambinho já possuem instalações prontas, mas há ainda grande potencial de expansão na utilização de água de reuso. Atualmente, cerca de 126 mil litros são armazenados nestes locais.

O Campus Avançado Três Corações passa por obras de expansão, mas em seu bloco administrativo o sistema já está em funcionamento, com capacidade de armazenamento de 30 mil litros de água de reuso.

Por fim, nas unidade de Pouso Alegre e Carmo de Minas os sistemas encontram-se em fase de instalação e a previsão é que até o fim deste ano entrem em funcionamento no prédio onde estão sendo construídas cinco novas salas, em Pouso Alegre, e em grande parte do campus em Carmo de Minas.

Investimentos

Captura de tela inteira 16092019 100643Com os investimentos atuais, a capacidade de armazenamento de água pluvial em toda a instituição, que hoje é de 431.500 litros, deve saltar, até o dia 31 de dezembro de 2019, para 848.613 litros. Um crescimento de 96,66% da quantidade de água armazenada para reuso.

Segundo o coordenador-geral de Obras de Infraestrutura do IFSULDEMINAS, o engenheiro civil Paulo Roberto de Oliveira, o IFPLUVIAL estabeleceu um plano de metas para a instituição cumprir em médio prazo. “Nosso objetivo é programar e implementar ações para o aumento da capacidade de armazenamento de água pluvial em todas unidades”. Veja a seguir outros pontos a serem postos em prática pelo IFPLUVIAL:

. Medir periodicamente e acompanhar, por meio de relatórios, a destinação da água de reuso nas unidades, através da instalação de hidrômetros;

. Medir periodicamente e acompanhar, por meio de relatórios, a quantidade de água limpa extraída de poços artesianos nos Campi que usam essa forma de acesso;

. Estruturar ações para que a água de reuso armazenada nas unidades tenham destino cada vez mais efetivo, visando economicidade e maximização deste recurso;

. Realizar estudo comparativo entre a quantidade de água armazenada x água limpa retiradas de poços ou entregue via Cia de Abastecimento local, em cada uma das unidades;

. Promover ações de conscientização para economia de água limpa.

Clique aqui para ver mais fotos.