Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Segundo dia dos JIFs traz animação aos atletas e muito trabalho nos bastidores
JIF's

Segundo dia dos JIFs traz animação aos atletas e muito trabalho nos bastidores

Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 18h52 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 18h52

IMG 2547Os Jogos dos Institutos Federais (JIFs 2019), etapa local, chegam a seu segundo dia com muita animação. As atividades acontecem no campus Machado, no ginásio da "Prainha" e no Sesi, envolvendo centenas de jovens. Durante a manhã foi a vez do futebol de campo levantar a torcida, na partida entre Machado e Inconfidentes. O time da casa acabou perdendo por 5 x 0, mas não saiu desmotivado. “Nunca disputei um campeonato e foi uma experiência muito boa, mesmo não tendo vencido. Ninguém saiu machucado e foi um jogo limpo”, destacou o atleta machadense Breno Luz, estudante do técnico em informática. Para Matheus Tenório Moura, de engenharia de alimentos, em Inconfidentes, “a equipe vinha treinando forte, pois já fomos três vezes campeões e queríamos o título novamente. Porém, o importante é competir e o que acontece no jogo fica no jogo. Todo mundo se respeita e é amigo”.

Treinamento para a vidaIMG 2556

A treinadora e técnica Maiara Oliveira Andrade explicou que, muito mais que a prática esportiva, o importante é prepará-los para a vida. “Treinamos todos os dias e, apesar das dificuldades, encaixamos o time. Mesmo com a derrota, foi muito positivo. No dia a dia procuramos destacar o valor do trabalho em equipe e de sermos uma família, independente de ganhar ou perder”.

Luan Paiva, instrutor de esportes do campus Inconfidentes, destaca o futebol como ferramenta de socialização e educação. “As regras do campo servem para formar cidadãos de bem. Fico muito satisfeito com a recepção que tivemos e Machado foi bem e fez uma partida justa e limpa”.

Eduardo Pereira Ramos, coordenador local de esportes, explicou que sediar uma etapa é sempre um desafio. “Isso acontece pelo número de participantes, pela logística necessária e também pelos cortes que tivemos na parte orçamentária. Mesmo com os problemas, tenho notado que a qualidade dos jogos está muito boa para um evento escolar. Há muito empenho, treino e evolução a cada ano”.

Bastidores

IMG 2607Para que tudo corra bem, dezenas de servidores e colaboradores trabalham antes e durante os JIFs no transporte, alimentação, alojamentos, na estruturação das tabelas, no apito dos juízes... Enquanto a bola rola, o suor corre pelo rosto das equipes nos bastidores. Exemplo disso são os 13 profissionais que atuam na cozinha para servir, diariamente,1000 cafés da manhã, 1.100 almoços, 680 jantares e 700 lanches noturnos. A responsável por essa montanha de comida é a nutricionista Maria do Socorro Marinho Coelho. Temos uma preocupação muito grande para que não falte alimentação adequada e de qualidade. É bastante trabalho para que torcedores e atletas encontrem sempre seus lanches, almoço e jantar na mais perfeita ordem". O cardápio é variado. No café, não falta o tradicional pão com manteiga, a média ou um achocolatado. NoIMG 2568 almoço e jantar há sempre uma opção de carne, com opção vegana e ovos, arroz integral e tradicional, feijão, acompanhamento e quatro tipos de salada. A noite um sanduíche com suco e maçã finalizam as refeições.

A diretora de Extensão do IFSULDEMINAS,Roselei Eleotério, destacou que "os jogos são importantes pois promovem a vivência. O esporte contribui motivando e incentivando os jovens a permanecerem no estudos, a trabalhar em conjunto e de uma forma melhor".

Saúde em primeiro lugar

IMG 2582O saque perfeito garante mais um ponto à equipe de voleibol feminino de Passos contra Pouso Alegre. Mas, o olhar de Niel José Perez, auxiliar de enfermagem, vai além. Seu objetivo é garantir que ninguém saia de quadra machucado e, se isso acontecer, que o atendimento seja rápido e eficiente. "A satisfação de estar aqui e de ser útil ao semelhante é enorme. Em se tratando da área de saúde, servir ao próximo é fundamental. É legal cooperar e participar disso tudo, ainda mais acompanhando a mocidade, que é nosso futuro".

Transporte e esporteIMG 2597

Cinco ônibus, dois microônibus e uma van... essa pequena frota é uma das responsabilidades de Samuel Fernando Pontes, coordenador de transportes da reitoria. Segundo ele, a logística do setor vem sendo discutida há várias semanas para que tudo desse certo durante as ações. “Para isso, contamos diretamente com o apoio da equipe na reitoria e, também, com o setor em Machado. Estamos com um time considerável e temos trabalhado bastante para que tudo corra de forma tranqüila”.

Enquanto os gritos de guerra são entoados durante o handebol, no ginásio poliesportivo, a secretária executiva da Proex, Juliana Pio, conversa com Samuel sobre os atendimentos do dia. "É a primeira vez que participo da organização. São poucos dias, muitos jogos, e a responsabilidade é imensa. Mas, tem dado tudo muito certo, graças a Deus".

Os jogos seguem até amanhã, quando serão conhecidos os vencedores de todas as modalidades.