Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > PROAD lança Painel sobre receitas e despesas do IFSULDEMINAS
Painel PROAD

PROAD lança Painel sobre receitas e despesas do IFSULDEMINAS

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 09h25 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 09h27

Pró-Reitoria de Administração lança Painel para comunidade acadêmica acompanhar evolução de receitas e despesas do IFSULDEMINAS

Material contém informações em formato de gráficos para facilitar o acesso público

Captura de tela inteira 22082019 120137A fim de dar mais transparência aos processos internos e oferecer ferramentas para gestores otimizarem tempo e recursos, bem como permitir que a comunidade acadêmica acompanhe a evolução de receitas e gastos do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), a Pró-Reitoria de Administração do órgão (PROAD) desenvolveu o Painel da Administração.

Elaborado durante os últimos três meses, o Painel conta com informações sobre a evolução da matriz orçamentária da instituição e por campus, no período 2013-2020; composição da matriz orçamentária, deste ano, por modalidade de ensino e tipo de curso; resumo dos Termos de Execução Descentralizada (TED) no IFSULDEMINAS, nos últimos sete anos; arrecadação de receitas próprias por unidade e por natureza das receitas, desde 2016; e execução de despesas e restos a pagar (RAP). Para entender como o orçamento do IFSULDEMINAS é construído e distribuído clique aqui.

IMG 2214Apresentadas em formato de gráficos, as informações do Painel foram compiladas dos Sistemas Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), além da matriz do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif). Além de facilitar o entendimento dos dados, o material visa a reunir, em uma única ferramenta, conteúdos que se encontravam distribuídos em diferentes plataformas, de acesso restrito e nem sempre claro para o público leigo. “O usuário poderá verificar dados, fazer análises comparativas, avaliando receitas e despesas. Além disso, o painel facilitará a realização das tarefas, que antes demandavam um maior dispêndio de tempo e uso de ferramentas menos intuitivas. Portanto, o Painel contribuirá para a gestão eficiente do gasto público”, resumiu o pró-reitor de Administração sobre as funções do Painel.

A ferramenta será periodicamente atualizada e ficará permanentemente exposta no portal do IFSULDEMINAS, vinculada ao Menu da PROAD. Para acessá-la, a qualquer tempo, basta entrar na página da Pró-Reitoria e clicar no item de Menu “Painel PROAD”. Num primeiro momento, enquanto a ferramenta está em fase de aprimoramento, apenas pessoas ligadas ao IFSULDEMINAS conseguirão visualizar o Painel, sendo necessário estar logado com o e-mail institucioal para acessá-lo. Porém, o objetivo é disponibilizar o Painel a qualquer usuário.

Para o reitor da instituição, o professor Marcelo Bregagnoli, a criação do Painel reforça a preocupação do IF em ser transparente na gestão dos recursos públicos. "Toda ação que possibilite ao público, de modo geral, a melhor compreensão e transparência dos dados da instituição é de extrema validade. Sobretudo num aspecto tão importante nos dias atuais, como a situação orçamentária das instituições. O Painel disponibiliza ao usuário acesso fácil à realidade orçamentária de cada unidade do IFSULDEMINAS. Do lado da gestão, é uma forte ferramenta analítica para tomada de decisões, visando à otimização e ao uso eficiente dos recursos públicos, assim como o aperfeiçoamento dos procedimentos institucionais".

Ainda segundo o pró-reitor de Administração, esta é uma das ações, de outras planejadas pelo setor para serem executadas nesta gestão, a ser concretizada e disponibilizada ao público. “Este foi um primeiro passo. Agora, estamos na fase de contatar cada campus para sanar dúvidas dos gestores de como manusear a ferramenta, mostrar as dezenas de possibilidades de observar e interpretar as informações, comparando por época, campus, natureza. O Instituto possui muitos dados e ainda não utilizamos toda a sua potencialidade. O trabalho realizado pela PROAD mostra os benefícios latentes que a organização e a visualização aprimorada desse material informacional podem proporcionar. Em seguida, investiremos no cruzamento de dados de todas as áreas, referentes ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, a fim de gerar maior conhecimento e insights para a tomada de decisão dentro do Instituto”.

Tutorial

A equipe responsável pelo Painel da Administração e a Assessoria de Comunicação da Reitoria produziram um tutorial para explicar as funcionalidades da ferramenta. Confira o vídeo abaixo:

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS

Data: 02/09/2019