Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IF Solar é destaque em Sustentabilidade

IF Solar é destaque em Sustentabilidade

Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 15h37 | Última atualização em Quinta, 16 de Maio de 2019, 14h44

Projeto IF Solar é destaque em Chamada Pública sobre Boas Práticas em Gestão Ambiental

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foi uma das instituições destacadas na Chamada Pública “Boas Práticas A3P”. O projeto IF Solar foi selecionado na categoria “Uso racional da energia e eficiência energética”, junto a outros 19 projetos sobre o tema. Ao todo, foram classificadas 125 das 297 iniciativas inscritas.

Realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a ONU Meio Ambiente, em novembro de 2018, a chamada teve como objetivo identificar e divulgar práticas que apresentam resultados positivos concretos e que possam auxiliar prefeitos, secretários e outros gestores públicos dos 5.570 municípios brasileiros a implementarem programas de sustentabilidade.

Órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, instituições de ensino e pesquisa, empresas públicas e privadas, cooperativas e organizações não governamentais de todo o país puderam inscrever suas práticas em 11 categorias. Foram selecionadas até 20 iniciativas em cada uma delas.

A chamada fez parte de um estudo conduzido pelo consultor técnico especializado, Rafael Jó Girão, com o objetivo de indicar as melhores iniciativas sustentáveis para a gestão municipal, de forma a potencializar a institucionalização e implantação do Programa A3P nos municípios brasileiros. Os resultados estão disponíveis no endereço: http://a3p.eco.brEm breve, as melhores iniciativas farão parte de uma cartilha do programa.

O Projeto IF Solar

Com o crescimento dos institutos federais, um grande desafio tem sido a redução dos gastos com o consumo de energia elétrica. Dessa forma, para manter o crescimento sustentável, surgiu a proposta de implementar painéis fotovoltaicos nas estruturas de 16 institutos. Com isso, além da captação de uma energia limpa e renovável, há redução dos gastos com energia elétrica e a ação pode se tornar fonte de estudo para os alunos de cerca de 80 campi dos 16 institutos federais onde o projeto foi implantado.

Nos últimos anos, a gestão do IFSULDEMINAS tem investido em ações sustentáveis, principalmente por meio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional que tem buscado visibilidade para as políticas nessa área. Em 2018, recebeu o selo Solar, certificado concedido às instituições pela geração de energia renovável (saiba mais).  Em 2017,o Projeto IF Solares foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com captação de mais de R$ 1 milhão para investimento em pesquisa e geração de energia (clique e confira).

Economia de recursos

As usinas instaladas nos Institutos Federais de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Roraima, Espírito Santo, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Sul, Brasília, Paraná e Mato Grosso do Sul possibilitaram a economia de quase R$ 7 milhões. Além do envolvimento de estudantes e de servidores no processo de implantação do projeto.

Prêmio A3P

Além da chamada, a cada dois anos, é promovido o prêmio A3P que visa reconhecer as melhores práticas, possibilitando a troca de experiências, compartilhando ideias e promovendo o enriquecimento mútuo sobre o tema.

A iniciativa possui um histórico de grande incidência de inscrições das mais diversas regiões do país, mostrando que os órgãos e instituições têm orgulho do que fazem e querem difundir seus casos de sucesso para todo o Brasil. Em 2012, o IFSULDEMINAS – Campus Passos foi premiado com o projeto “2RComp - Reciclagem e Reaproveitamento de Computadores obsoletos”, recebendo reconhecimento nacional. A iniciativa foi premiada em terceiro lugar, na categoria Destaque da Rede A3P, do 4º Prêmio Melhores Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

Sobre o Agenda A3P

A A3P é um programa que busca incorporar os princípios de responsabilidade socioambiental na administração pública, por meio do estímulo a ações que envolvam mudanças de atitudes, investimentos, compras, contratações e serviços prestados. O programa prevê a sensibilização e capacitação dos servidores, a gestão adequada dos recursos naturais utilizados e dos resíduos gerados, além da promoção da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

corpo texto

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Ascom