Página inicial > Notícias > Equipe do Campus Muzambinho revela novos talentos da Matemática

Equipe do Campus Muzambinho revela novos talentos da Matemática

Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 19h00 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 19h32

A equipe de Matemática do Campus Muzambinho fechou o primeiro semestre com resultados significativos em algumas das competições mais importantes do ramo, como a Olimpíada Matemática sem Fronteiras e a Olimpíada Canguru de Matemática.

Com medalhistas em várias modalidades, a equipe segue com a rotina de preparações para outras etapas e provas que acontecerão ainda neste ano.

Para o Professor Renato Machado Pereira, um dos mentores da equipe, trabalhos como esses são uma alternativa ao ensino convencional da Matemática, proporcionando novas experiências pedagógicas aos estudantes.
“O aluno estuda para as provas em si, onde pode se deparar com conteúdos que ainda não viu em aula, mas também precisa se preparar psicologicamente para uma competição onde se pode vencer ou perder. Todo o processo é um aprendizado”.

De acordo com aluno Júlio Cézar Batista Ferreira, que além de competidor é monitor do grupo, a participação nas competições é uma experiência positiva tanto para o desempenho estudantil como pessoal.
“Uma vez que se domina a lógica, você está preparado para lidar com diversos conteúdos. Isso ajuda tanto na sala de aula como na vida como um todo”.

Iady Adrianny, aluna que também integra a equipe, ressaltou que não é simples conciliar a rotina estudantil com a preparação para as olimpíadas de matemática, mas que a agenda não a afastou das competições.
“Como estou no terceiro ano, também é preciso lidar com a preparação para vestibulares e projeto de pesquisa. Por outro lado, acho muito importante se dedicar àquilo que se gosta, e as olimpíadas sempre foram algo muito significativo pra mim”.

Já a aluna Júlia Ferreira Viana acrescentou que os jogos a fizeram descobrir nas ciências exatas uma possibilidade de carreira.
“Conhecemos pessoas inspiradoras nesse meio, e isso faz com que se queira seguir o mesmo caminho.
Além disso, os jogos transformam a visão de mundo, e são também um ponto de partida para despertar o interesse pelos estudos em geral”.

O próximo compromisso oficial do grupo será neste domingo, 25 de agosto, quando disputam a 3ª fase da Olimpíada de Matemática da UNICAMP. A seguir, retomam os preparativos para a participação na 2ª fase da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

Sobre o grupo

Os trabalhos se iniciaram como um projeto de extensão coordenado pelos professores Renato Machado Pereira, Manuel Messias da Silva, Carlos Renato Soares, Mauricio Minchillo e Raphael Antonio Prado Dias, e foi criado com o objetivo de preparar estudantes para as olimpíadas de Matemática; As ações envolvem a realização de aulas, monitorias, disponibilização de material didático e atendimentos online.
O desenvolvimento dos trabalhos culminou na criação da Olimpíada de Matemática da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede Federal), a OMIF.

Hoje, cada um dos professores envolvidos dedica uma hora semanal às atividades de preparação, e o grupo conta ainda com o suporte de monitores; uma plataforma para a disponibilização de material didático, além do apoio logístico e estrutural fornecido pelo IFSULDEMINAS.

A equipe não possui número fixo de integrantes, sendo acessível a todos os alunos do ensino técnico integrado ao médio.

Confira nos anexos alguns dos resultados obtidos pela equipe ao longo do primeiro semestre:

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho

Fotos cedidas pelo Professor Renato Machado Pereira