Página inicial > Notícias > Ações do CELIN realizadas no primeiro semestre de 2019 e ações futuras

Ações do CELIN realizadas no primeiro semestre de 2019 e ações futuras

Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 15h34 | Última atualização em Terça, 13 de Abril de 2021, 15h40

O Centro de Ensino de Línguas - CELIN do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho foi criado em março de 2017 e tem como principais objetivos ofertar cursos de idiomas, exames de proficiência e suficiência e ações da área de Linguagens a comunidade do Campus Muzambinho e membros da comunidade de Muzambinho e região.

Atento ao seu objetivo, o CELIN promoveu com êxito no primeiro semestre deste ano, os cursos de Extensão em Língua Inglesa e Espanhola nível básico I com fomento da PROEX, ofertando 25 vagas para cada curso. Outra ação foi a oferta do curso Português para o ENEM, abrangendo os alunos da E. E. Professor Salatiel de Almeida e os alunos do campus Muzambinho que estão cursando o ensino médio.

Ações sem fomento também tem sido prática recorrente do setor, como a oferta de 40 vagas para o curso de Inglês nível básico I, que está em andamento, sendo ministrado atualmente pelo professor Daniel William Camargo. Neste seguimento o CELIN proporcionou aos discentes de graduação em parceria com a Agrifort, o curso de Inglês Instrumental, ministrado voluntariamente pelo aluno da Agronomia Rafael Paulazini de Souza. A aluna de intercâmbio Maria Daniela, atuou como instrutora no curso de Inglês para o IESO, ofertado especialmente para os nossos alunos que representarão o IFSULDEMINAS na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra.

No primeiro semestre aconteceram várias atividades, como o Coffee Talk (conversação em língua inglesa), aplicação do Exame de Suficiência em Língua Inglesa e realizamos o I Festival de Línguas, com a participação dos alunos dos cursos técnicos integrados e alunos do CELIN, na ocasião foram apresentadas músicas regionais, internacionais e poemas. No setor onde está locado o CELIN, também acontece durante a semana os projetos de monitorias, que são orientados pelas professoras Josiane Pereira Fonseca Chináglia (monitoria em língua espanhola), Patrícia Ribeiro de Valle Coutinho (monitoria em língua portuguesa) e Talitha Helen Chuilli (MyEnglishmate – monitoria em língua inglesa).

O CELIN iniciou o segundo semestre com os cursos de Inglês e Espanhol nível básico I e II, orientados pelas professoras Josiane Pereira Fonseca Chináglia e Augusta Cássia Schwtner D. Ronquini, respectivamente, ofertando no total 100 vagas aos alunos e servidores da rede pública e membros da comunidade local e região.

O encontro semanal de Conversação em língua inglesa (Coffee Talk), continua a ser ofertado no segundo semestre em novo formato, cada semana contará com a presença de um mediador que fará relatos e apresentações de sua experiência com o idioma.

Novidade neste semestre é o projeto Vamos Hablar, que acontece todas as terças-feiras do meio dia as 13 horas, onde os alunos de intercâmbio da Colômbia mediam a conversação através de apresentações da cultura de seu país. Os interessados podem acompanhar a programação do CELIN pela página institucional.

No mês de setembro acontecerá, a Feira de Culinária Internacional, com apresentação de pratos típicos de países hispânicos e países de língua inglesa, realizado pelos alunos do curso integrado de Alimentos e o início dos cursos de idioma em Língua Espanhola (com edital aberto do dia 21 a 31 de agosto), que será ministrado exclusivamente pelos alunos de intercâmbio da Colômbia, sob orientação da professora Josiane Pereira Fonseca Chináglia, nessa ocasião ofertaremos duas turmas para o Espanhol nível básico e uma turma para o Espanhol nível básico II, as aulas ocorrerão na Unidade CECAES e no Campus Muzambinho.

Está previsto para o mês de outubro, o Exame de Proficiência em Língua Espanhola e o II INTERCULTURAS, evento este que promove a interação, através de apresentações sobre a cultura do Brasil pelos alunos do CELIN, e os alunos de intercâmbio do Campus Muzambinho apresentam a cultura referente aos seus respectivos países. Todas as ações do CELIN são publicadas no site do Campus Muzambinho e na fanpage no Facebook .

A Coordenação do CELIN aproveita a oportunidade para agradecer todos os parceiros e o apoio institucional recebido, possibilitando a realização do nosso trabalho.

registrado em:
Assunto(s):