Página inicial > Notícias > Estudante do Campus Muzambinho toma posse no Parlamento Juvenil do Mercosul

Estudante do Campus Muzambinho toma posse no Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 13h25 | Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 13h33

O aluno João Paulo Balbino da Silva, do curso de Agropecuária integrado ao Ensino Médio no IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, acaba de dar mais um passo rumo ao parlamento Juvenil do Mercosul, no qual terá a missão de representar os estudantes brasileiros. Ele participou de um curso de formação na Escola Nacional de Administração Pública (Enap - Brasília), no mês de julho, tendo sido empossado e instruído sobre a importância do papel a ser desempenhado durante os dois anos de mandato.

27 representantes dos Estados e do DF participaram do programa de treinamento que discorreu sobre representatividade, inclusão, atuação política e direitos humanos. A seleção dos representes aconteceu após apresentação e seleção de projetos, confirmação de candidaturas e eleição em nível nacional.

João Paulo foi selecionado com o projeto: “Alô, Direção!”, um aplicativo para dispositivos móveis, que tem por objetivo facilitar a comunicação entre discentes e gestores das instituições. Segundo ele, a iniciativa serve para reforçar o papel de protagonismo que os estudantes devem assumir, além de levar ao conhecimento da gestão algumas pautas que poderiam passar despercebidas. “A experiência me ajudou a compreender e aplicar um pouco dos exemplos e práticas experimentadas em contextos diferentes do nosso", disse.

João explicou que a delegação brasileira escolheu 15 projetos que foram enviados ao Ministério da Educação para análise. Em seguida, com o parecer do Ministério, levarão as propostas ao Parlamento para serem debatidas, com estudo de viabilidade de implantação nos países do Mercosul.

Saiba mais

O Parlamento Juvenil do Mercosul é um programa coordenado pelo Ministério da Educação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC). O tema da edição mais recente foi: “O Ensino médio que queremos”, em que os jovens elaboraram propostas que abordassem anseios e necessidades comuns ao MERCOSUL.

Texto: ASCOM - Muzambinho // Revisão: ASCOM - Reitoria

registrado em: