Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Atividades de reflexão sobre como cuidamos do Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Atividades de reflexão sobre como cuidamos do Meio Ambiente

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 17h39 | Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 17h41

árvore da vida homeNa semana em que se comemora o dia Mundial do Meio Ambiente, o Campus Muzambinho promoveu atividades de reflexão sobre como cuidamos do Meio Ambiente e o impacto das nossas atitudes.

Com esse mesmo pensamento a Biblioteca Monteiro Lobato realizou atividades e exposições sobre essa reflexão. Uma das atividades foi o recolhimento no entorno da biblioteca do lixo deixado pelos alunos. Em apenas uma semana foram recolhidos 5 Kg de lixo entre papéis de bala, de bolacha, de salgadinho, guardanapos, bitucas de cigarro, latinhas de refrigerante, garrafas pet, pedaços de papel e outras coisas mais.

Em parceria com o professor Marcelo Morais, efetuou-se o cálculo da emissão de dióxido de carbono pelo lixo recolhido. O resultado foi que somente nessa semana, foram emitidas 0,39 toneladas de CO² na atmosfera. Para neutralizar essa emissão seria necessário o plantio de 3 árvores com um custo de R$60,00.

Esse cálculo mostra o índice que mede o impacto das atividades do homem sobre a natureza, a partir da quantidade de dióxido de carbono que elas emitem. Quando liberado em excesso, esse gás se acumula na atmosfera e provoca mudanças climáticas.

A partir dessa demonstração foi possível visualizar o impacto das nossas atitudes sobre o Meio Ambiente. Esse cálculo levou em consideração somente o lixo que estava fora das lixeiras e do lado de fora da Biblioteca. Se levarmos em conta o lixo que está no devido lugar, os consumos de água, energia elétrica e utilização de equipamentos, a emissão de gases nocivos à atmosfera seria muito maior.

A informação sobre esse assunto tão pertinente nos nossos dias se torna essencial para mudarmos nossa atitude para com o Meio Ambiente. A conscientização deve estar sempre presente para deixarmos para as próximas gerações um legado positivo.

Texto: Beatriz Aparecida da Silva Vieira

registrado em:
Fim do conteúdo da página