Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Docente receberá prêmio por pesquisa sobre história de Minas Gerais
Início do conteúdo da página

Docente receberá prêmio por pesquisa sobre história de Minas Gerais

Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2019, 16h36 | Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 13h04

Professor do Campus Muzambinho receberá Prêmio por melhor pesquisa sobre história de Minas Gerais

O Professor Tarcísio de Souza Gaspar, docente da área de história do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, foi o vencedor do Prêmio Diogo de Vasconcelos, a mais importante premiação concedida a trabalhos de pesquisa dedicados à história de Minas Gerais.

Sob o patrocínio do BDMG Cultural, a edição 2018-2019 do Prêmio Diogo de Vasconcelos contou com mais de cinquenta inscrições concorrentes, que abrangiam dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil e no exterior entre 2013 e 2018 a versar sobre a história mineira.

O trabalho vencedor, de autoria do professor Tarcísio Gaspar, foi decorrente de sua tese de doutorado, defendida na USP em 2016, sob a orientação da professora Laura de Mello e Souza. Intitulada “Tapanhuacanga em ruínas: história do Palácio Velho de Ouro Preto (c.1660-1825)”, a tese investigou a história de um importante complexo minerador que esteve relacionado ao mito de Chico Rei e à trajetória de uma irmandade negra em Ouro Preto, no século XVIII.

Na realização de seu doutoramento, agora premiado, o Professor Tarcísio Gaspar recebeu auxílio do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, por meio de afastamento institucional para qualificação por período de dois anos. Como se vê, a política de qualificação do quadro docente do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, resulta em frutos intelectuais para a comunidade acadêmica e para a sociedade brasileira. Durante a pesquisa, o professor também contou com a ajuda da Cátedra Jaime Cortesão-USP, através de auxílio destinado a viabilizar viagem de estudos para Portugal.

A solenidade oficial da premiação ocorrerá em data e horário a serem fixados pelo BDMG Cultural.
Para mais informações, acesse o site BDMG Cultural.

Publicação: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em:
Fim do conteúdo da página