Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Podcast FalaMuz > #6 FalaMuz - podcast sobre os desafios do ensino remoto durante a pandemia
Início do conteúdo da página

#6 FalaMuz - podcast sobre os desafios do ensino remoto durante a pandemia

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 10h10 | Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2020, 09h58

Neste episódio discutiremos um pouco sobre como os gestores de instituições de ensino se adaptaram à pandemia com o ensino remoto.

O FalaMuz também está disponível nos principais agregadores, escolha abaixo o aplicativo de sua preferência para ouvir pelo celular, ou aperte o play acima.

spotifyDeezerSintonizepodcasts de maçãÂncoradisjuntorcastboxpocket castsradiopublicaSintonizespotify

No início de 2020, instituições de ensino tiveram que se adaptar para garantir acesso ao ensino à milhares de estudantes que não podiam frequentar a escola devido ao isolamento social, indicado pela Organização Mundial de Saúde - OMS para conter a COVID - 19.

A legislação brasileira atual não permite que a educação infantil e o ensino fundamental sejam feitos por EAD. A dificuldade do ensino à distância também sempre foi relacionada a exclusão digital que afeta cerca de 46 milhões de brasileiros que não tem acesso a internet.

Porém, com a pandemia, flexibilizações foram adotadas para que os alunos pudessem dar prosseguimento às aulas de maneira remota.

407053 402823066491717 1111449780 nNeste episódio discutiremos um pouco sobre como os gestores de instituições de ensino se adaptaram à pandemia, com o ensino remoto, viabilizando dispositivos, internet, letramento, tudo a toque de caixa para o domicílio dos estudantes.

Para o debate convidamos o Pró-Reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, Prof. Giovane José da Silva e a Diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Muzambinho, Profa. Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.

Eles falaram sobre os desafios, as vitórias, os investimentos, os fatores que garantiram a efetividade do sistema e quais são as expectativas para 2021.

Giovane José da Silva é graduado em filosofia e história pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em história social pela Universidade Federal de São João Del Rei. Doutor em história social pela Universidade Federal Fluminense e também foi Diretor de Educação à distância.

Foto AraceleA Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder é Bacharel em Ciência da Computação pelo UNIFOR-MG. Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA. Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela UNIFEI. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutora em Ciência da Computação pelo ICMC da USP, com estágio doutoral no Birkbeck College - University of London. E também é Fundadora do Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft) e Colaboradora do Clube de Empreendedorismo.

 

Fim do conteúdo da página