Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Podcast FalaMuz > #3 podcast FalaMuz - Setembro Amarelo: uma dose de esperança
Início do conteúdo da página

#3 podcast FalaMuz - Setembro Amarelo: uma dose de esperança

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 15h57 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 09h04

O terceiro episódio do programa aponta dados relevantes sobre os índices de suicídio e também esclarece tabus que envolvem o assunto.

spotifyDeezerSintonizepodcasts de maçãÂncoradisjuntorcastboxpocket castsradiopublicaSintonizespotify

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - com o objetivo de intensificar as ações do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suícidio, incluiu em sua programação especial o Podcast FalaMuz. O terceiro episódio do programa aponta dados relevantes sobre os índices de suicídio e também esclarece tabus que envolvem o assunto.

Captura de tela de 2020 09 28 162955Os mediadores, Tati Duarte e Fernando Dias, conversaram com dois especialistas no assunto: O psicólogo Túlio Trevisan, servidor do Campus Muzambinho que presta atendimento aos alunos da instituição via CGAE - Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando. Ele é formado pela UFMG, especialista em Psicologia Clínica pela FEAD, Mestre em Educação pela UFSJ e atualmente cursa uma especialização em Psicologia Positiva pela PUC-RS.

Captura de tela de 2020 09 28 162830O convidado especial do episódio foi o professor doutor Afonso Antonio Machado, docente e coordenador do LEPESPE, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte, da UNESP, mestre e doutor pela UNICAMP, livre docente em Psicologia do Esporte, pela UNESP, graduado em Educação Física, Filosofia e Psicologia e editor chefe do Brazilian Journal of Sport Psychology.

Durante o bate papo, ambos os profissionais relataram a importância de se manter uma rede de apoio às pessoas que revelam inclinações suicidas.
Segundo a OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde - Brasil, o suicídio é a segunda principal causa de óbito entre jovens de 15 a 29 anos. Os dados também revelam que 79% dos casos acontecem em países de baixa e média renda, chegando a atingir a marca anual de 800 mil mortes no mundo.

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - em decorrência das atividades presenciais terem sido suspensas, tem oferecido o serviço de Escuta Terapêutica para o corpo discente, o qual é ofertado de maneira on-line e pode ser solicitado por meio do link https://bit.ly/2xqda3I. Basta preencher o formulário e aguardar as orientações que serão encaminhadas por e-mail.

O CVV - Centro de Valorização da Vida - é um canal de apoio emocional que atua na prevenção ao suicídio. Em caráter de sigilo absoluto, uma rede de voluntários atende gratuitamente as pessoas que querem e precisam conversar, tanto por telefone, discando o número 188, e-mail e por chat 24 horas todos os dias. Este serviço é oferecido em todo o Brasil.

Texto: ASCOM

Fim do conteúdo da página