Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 2º Encontro das Câmaras de Mulheres Empreendedoras
Início do conteúdo da página

2º Encontro das Câmaras de Mulheres Empreendedoras

Publicado: Segunda, 08 de Dezembro de 2025, 10h40 | Última atualização em Segunda, 08 de Dezembro de 2025, 10h41

Dia 14/11/2025, lideranças femininas de várias cidades do Sudoeste de Minas Gerais se reuniram para o 2º Encontro das Câmaras das Mulheres Empreendedoras do Sudoeste de Minas, realizado na charmosa fazenda Monte Alto, em Guaxupé. O evento, que dá continuidade à primeira edição realizada em 2024 em Guaranésia, teve como objetivo fortalecer os laços entre empresárias da região, promover trocas de experiências e ampliar a atuação feminina no empreendedorismo local.

O encontro contou com a presença de representantes das câmaras de mulheres empreendedoras de municípios como Muzambinho, Arceburgo, Guaranésia, Guaxupé e outras cidades do entorno. Entre as participações de destaque estavam mulheres donas de pequenos negócios rurais, produtoras agrícolas, artesãs e empreendedoras de comércio e serviços — refletindo a diversidade de perfis que compõem a força empreendedora feminina da região.

Representando o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, esteve presente a Diretora de Desenvolvimento Educacional e Coordenadora da Incetec Núcleo Incubador de Empresas Muzambinho, reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento regional e com a promoção do empreendedorismo feminino. Essa participação espelha o engajamento registrado na edição de 2024. Confira a notícia aqui. 

Também estiveram presentes outras mulheres da cidade de Muzambinho, tal como a presidente da Associação Comercial, Empresarial e Agronegócio de Muzambinho, Andriara Vasconcelos. Elas também representaram a Câmara da Mulher Empreendedora de Muzambinho, a qual está em processo de criação.

O evento também serviu para fortalecer a rede de contatos entre as empresárias, com o objetivo de gerar parcerias futuras, estimular negócios coletivos e promover o crescimento econômico sustentável da região. Ao final, as participantes declararam entusiasmo e reafirmaram o compromisso de continuar promovendo iniciativas similares — valorizando o talento, a força e a união das mulheres no campo e na cidade.

Segundo a organização, a escolha por realizar o encontro em uma fazenda de Guaxupé buscou destacar a importância do empreendedorismo feminino no meio rural, dando visibilidade às mulheres que, muitas vezes, conciliam trabalho agrícola, família e negócio próprio. A expectativa é que a 3ª edição do encontro, marcada para 2026, na cidade de São Sebastião do Paraíso — continuando o ciclo de fortalecimento e colaboração.

Texto: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página