Inovação em foco: campus participa de importante imersão em Uberlândia
Nos dias 9 e 10 de julho de 2025, a convite e com o apoio do Sebrae Minas, os servidores Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e Mário Antônio Moreira representaram o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e o Ecossistema Inova Sudoeste de Minas no Collab 2025 e no ELI Summit Minas Gerais (Encontro dos Ecossistemas Locais de Inovação), importantes eventos de inovação e empreendedorismo do estado de Minas Gerais, realizados em Uberlândia.
Com foco no fortalecimento dos ecossistemas de inovação, os eventos reuniram empreendedores, pesquisadores, gestores públicos e grandes nomes do ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Brasil e do mundo para discutir tendências, desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região, alinhando as discussões aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Uma realização da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) em parceria com o Sebrae e com apoio da comunidade UberHub.
No dia 09/07, os representantes do campus participaram de painéis que abordaram desde modelos de negócios baseados em inteligência artificial até estratégias colaborativas para o desenvolvimento regional. Temas como inovação social, sustentabilidade nos negócios e fortalecimento das redes locais foram amplamente debatidos, reforçando a importância da educação pública e dos institutos federais como agentes transformadores da sociedade.
O evento contou com a palestra de abertura “Impulsionando a próxima geração de agentes de IA”, ministrada por Marcio Aguiar, diretor da Divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina. Ao longo do dia, os participantes acompanharam discussões estratégicas como o case internacional “Medellin - Como criar cidades inovadoras”, com o antropólogo Santiago Uribe, e o painel “Atração de Data Centers”, mediado pela Invest Minas, com representantes da CEMIG, Oracle e NeoSpace AI. A programação seguiu com reflexões provocadoras sobre os impactos da Inteligência Artificial no mundo do trabalho e dos negócios. Piero Franceschi, da StartSe, abordou o tema “Liderança e trabalho em tempos de IA”, seguido por Gil Giardelli com a palestra “O encontro da Inteligência Artificial com a Inteligência Humana” e, na sequência, Ricardo Rocha falou sobre “Negócios super inteligentes”. O painel “Porque as inovações falham” reuniu a norte-americana Michelle Messina, autora do livro Decoding Silicon Valley, Fábio Túlio Felippe, presidente da Aciub, e novamente Ricardo Rocha, trazendo aprendizados valiosos sobre os desafios da inovação. Encerrando a programação, o especialista em transformação digital Walter Longo apresentou a palestra “Empresa do agora: como ampliar suas chances de sucesso”.
Já no dia 10/07, junto a outros 300 participantes de 17 ecossistemas do estado, os servidores do campus Muzambinho percorreram a Trilha da Inovação em Uberlândia, uma imersão no ecossistema tecnológico da cidade. Conheceram de perto hubs, laboratórios, startups e iniciativas que conectam governo, academia e mercado. Alguns pontos da trilha:
- Universidade Federal de Uberlândia: Referência em pesquisa com forte atuação em inovação e empreendedorismo.
- Brain: Instituto de Inovação da Algar focado em soluções digitais como IoT, 5G, IA e Cloud.
- Minas Tecnologia e Inovação (MTI): Hub que conecta startups, grandes empresas e investidores em um ambiente colaborativo.
- UberHub: Ecossistema de inovação de Uberlândia, conectando startups, empresas, investidores e instituições para impulsionar a cidade. É destaque como melhor comunidade de startups do Brasil em 2024, pelo prêmio nacional Startup Awards.
- Portal 3: startup com foco em gestão de despesas corporativas com foco em tecnologia ágil e soluções financeiras inovadoras.
- Biofy: Empresa que impulsiona a transformação de diversas indústrias por meio de soluções em inteligência artificial e tecnologia avançada.
- Polo Tecnológico: Reúne empresas de base tecnológica com foco em desenvolvimento e inovação.
- Granja Marileusa: bairro planejado de Uberlândia que se destaca como polo de inovação, unindo urbanismo moderno, sustentabilidade e qualidade de vida.
- Setor Sul de Uberlândia abriga o Polo Tecnológico Sul, um verdadeiro hub de inovação com dezenas de empresas de base tecnológica — incluindo fintechs como a Portão 3 — e incentivos fiscais.
Ecossistema Inova Sudoeste de Minas
A presença dos servidores também integra as ações do Ecossistema Inova Sudoeste de Minas, que busca posicionar nossa região como referência em inovação e tecnologia, fomentando oportunidades para empresas, colaboradores, estudantes e para toda a sociedade. Além deles, representando o Inova Sudoeste de Minas estavam presentes a analista técnica do Sebrae Regional São Sebastião do Paraíso, Laura Campos, e o professor Henrique Oliveira, da UFLA – Campus Paraíso.
Representando o grupo de trabalho de governança do ecossistema, os participantes (Aracele, Mário, Henrique e Laura) ampliaram conexões estratégicas, trouxeram insights sobre inteligência artificial, empreendedorismo e atração de investimentos, além de vivenciarem experiências inspiradoras durante a Trilha da Inovação em Uberlândia. A presença no evento fortalece a articulação entre academia, setor produtivo e poder público, pilares essenciais para impulsionar o ecossistema regional.
Acompanhe instagram.com/inovasudoestedeminas
IFSULDEMINAS e Inovação
Além dos servidores do campus Muzambinho, também participaram da imersão o Diretor do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Rafael Neves, e o ex Diretor do Campus Poços, o professor Tiago Caproni, representando o Ecossistema de Poços de Caldas
A participação em Uberlândia reforça o compromisso do IFSULDEMINAS com a construção de um ecossistema de inovação cada vez mais integrado e sustentável, conectando os campi com iniciativas do Triângulo Mineiro e de outras regiões do estado. Segundo os participantes, as discussões trouxeram insights valiosos que poderão ser aplicados em projetos locais de empreendedorismo, incubação de startups, extensão tecnológica e educação para a inovação.
Além de ampliar as conexões institucionais e buscar novas parcerias, a presença no Collab 2025 e no ELI Summit representa mais um passo do IFSULDEMINAS na construção de um ambiente de aprendizagem e prática que estimula a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento socioeconômico da região.
Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
O Ecossistema de inovação e empreendedorismo do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho tem se consolidado como um ambiente dinâmico e colaborativo, integrando ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico. Com o apoio de atores como o ELITE (Escritório Local de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo), NIPE (Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão), Empresas Juniores, grupos de estudo, Espaço Maker, Incetec Incubadora de Empresas Núcleo Muzambinho, Centro de Validação Tecnológica e o Centro de Divulgação e Popularização da Ciência (CDPC), o campus estimula a cultura empreendedora, a criação de soluções inovadoras e a articulação com atores regionais, contribuindo ativamente para o desenvolvimento socioeconômico do Sudoeste de Minas.
Saiba Mais:
- Núcleo Incubador de Empresas
- Centro de Divulgação e Popularização da Ciência
Texto e Fotos: Diretora de Desenvolvimento Educacional, Profa Aracele, e acervo do evento.
Redes Sociais