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IFSULDEMINAS lança edital do Auxílio Evact 2022

Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 11h32 | Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 11h32

IFSULDEMINAS lança edital do Auxílio Evact 2022

O recurso financeiro é destinado a estudantes que queiram participar de eventos acadêmicos, científicos e tecnológicos

Acesse a página do Edital 216/2022

post evact 2022O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (ProEN), lança o edital 216/2022 e convida discentes a apresentarem solicitações de auxílio financeiro para a participação em eventos acadêmicos, científicos ou tecnológicos (Evact) no ano de 2022.

O apoio é destinado a estudantes do IFSULDEMINAS matriculados em cursos técnicos e de graduação presenciais que desejam participar de eventos acadêmicos, científicos ou tecnológicos, de abrangência nacional ou internacional, nas modalidades presencial e telepresencial, que venham a ocorrer de 03 de janeiro a 31 de dezembro de 2022.

Como solicitar o auxílio

Para solicitar o Auxílio Evact o estudante deverá, entre o período de 03/01 a 31/12/2022, com antecedência mínima de 20 dias corridos da data do início do evento, preencher este formulário e anexar os documentos em formato PDF, conforme item 6.2. 5.2. deste edital.  A concessão do Auxílio Evact considerará a programação oficial do evento, que deverá ser informada pelo solicitante no formulário eletrônico. Vale lembrar que, apenas o preenchimento dos dados do formulário de inscrição e o upload dos arquivos PDF solicitados, dentro dos prazos definidos nesta publicação, não garantem concessão do auxílio; o deferimento da solicitação será informado por e-mail ao solicitante, para o endereço eletrônico indicado pelo no próprio formulário.

Eventos acadêmicos

São considerados eventos acadêmicos, científicos ou tecnológicos: congressos, seminários, palestras, simpósios, painéis, fóruns, conferências, jornadas, colóquios, minicursos, cursos de extensão, cursos de férias, olimpíadas do conhecimento e competições acadêmicas, científicas ou tecnológicas. Demais solicitações para eventos que não estejam descritos neste edital serão submetidas à análise da Coordenação de Acompanhamento ao Educando, mediante justificativa do solicitante e aval do professor coordenador do curso.

Valores do auxílio

O auxílio Evact é composto pelo Auxílio Inscrição e pelo Auxílio Despesa, sendo que o estudante poderá recebê-los separada ou cumulativamente. 

Auxílio Inscrição é destinado ao ressarcimento parcial do valor pago pela inscrição no evento:

- para eventos nacionais presenciais, o ressarcimento é de 50% do valor pago pela inscrição, limitado ao valor máximo de R$ 300,00;
- para eventos nacionais telepresenciais, o ressarcimento é do valor integral pago pela inscrição, limitado a R$ 200,00;
- para eventos internacionais, o ressarcimento é de 50% do valor pago na inscrição, limitado a R$ 500,00.

Auxílio Despesa é destinado ao ressarcimento, ainda que parcial, dos valores gastos pelo estudante com alimentação, deslocamento e hospedagem, destinados a garantir sua participação no evento. O cálculo deste auxílio considerará:

- forma de participação no evento: presencial, ou não, com ou sem apresentação de trabalho;
- distância entre o campus do estudante e a cidade de realização do evento; e
- participação do solicitante em editais do Programa de Auxílio Estudantil do IFSULDEMINAS no ano de 2020, de acordo com anexo I.

Durante o período no qual permanecerem as atividades remotas, implementadas devido à pandemia da Covid-19 e às orientações para distanciamento social, os eventos que ocorrerem de forma telepresencial serão contemplados apenas com Auxílio Inscrição, obtendo ressarcimento da totalidade do valor da inscrição. Já as solicitações para eventos presenciais serão analisadas quando houver retorno das atividades presenciais no campus de origem do estudante solicitante.

Recurso

O candidato pode interpor recurso quanto à decisão da não concessão do auxílio Evact. Para isto, deverá preencher este formulário eletrônico.

Prestação de contas após o evento

A prestação de contas será feita pelo preenchimento deste formulário de prestação de contas, com upload do certificado de participação no evento no prazo de até 30 dias corridos após o término do evento. 

Para o caso de Olimpíadas do Conhecimento e demais competições do conhecimento em que não haja emissão de certificados, o solicitante deverá apresentar declaração de participação emitida pela organização do evento.

O estudante que não realizar a prestação de contas, ou seja, que não preencher o formulário, deixar de anexar o certificado de participação no evento ou, no caso de devolução de auxílio, não apresentar comprovante de pagamento da GRU, ficará impossibilitado de receber novos auxílios Evact.

Dúvidas

Caso o estudante tenha dúvidas, o mesmo deve direcioná-las para a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) por meio do e-mail: evact.proen@ifsuldeminas.edu.br ; ou mesmo pelo telefone: (35) 3449-6191.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Publicado em: 13/128/2021
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