Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > Lançado regulamento da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Lançado regulamento da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Publicado: Quarta, 16 de Junho de 2021, 13h18 | Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 16h37

Lançado regulamento da 10ª OBAP

Competição neste ano será on-line e terá apenas um fase de provas

Leia o Regulamento

Acesse o site da OBAP - em construção

- Inscreva-se! - a partir de 19 de julho

10 Obap BannerPortal300x200O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa que já está disponível o regulamento da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Neste ano, a competição será realizada de forma totalmente on-line, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, e será exclusiva para estudantes brasileiros.

Para participar da OBAP, os estudantes devem estar matriculados em cursos integrados, concomitantes ou subsequentes dos Eixos Tecnológicos: Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia e Recursos Naturais, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disponível em http://cnct.mec.gov.br/. A proposta da competição é estimular o ingresso de jovens em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação, a integração e a troca de conhecimentos e técnicas entre os participantes.

Inscrições

O próprio estudante deve realizar a sua inscrição, que é gratuita e deve ser feita via internet, na página oficial da OBAP (https://obap.ifsuldeminas.edu.br/), entre os dias 19 de julho e 06 de agosto de 2021. No ato da inscrição é obrigatória a indicação de um orientador (professor).

Entre os dias 09 e 20 de agosto de 2021, os inscritos receberão via e-mail cadastrado as orientações de acesso à Plataforma de Provas. Haverá um período de ambientação na plataforma e acesso a uma prova-teste, no período de 30 de agosto a 06 de setembro de 2021. A nota desse teste não será contabilizada na competição.

Prova

A prova estará disponível das 00h01 às 23h59 (horário de Brasília) na página da OBAP, no dia 15 de setembro de 2021, para todos os competidores. Ela deverá ser feita individualmente e conterá 42 questões de múltipla escolha. O conteúdo cobrado será conforme o ano ou módulo em que o candidato está matriculado, como descrito no item 7 do edital.

Após iniciar a resolução da prova, o estudante terá 120 minutos para resolver as questões, não sendo possível alterar as respostas após o envio. Além disso, serão permitidas duas tentativas para resolução da prova, sendo que será considerada a nota maior alcançada pelo competidor entre as tentativas.

Premiação

No dia 06 de outubro de 2021, será realizada a cerimônia de encerramento da Olimpíada para apresentação dos premiados. Serão premiados um total de 420 estudantes para o nível técnico integrado/concomitante, sendo 84 medalhistas por região, e um total de 210 estudantes para o nível técnico subsequente, sendo 42 medalhistas por região. As medalhas serão destinadas para a instituição do estudante premiado. Todos os competidores receberão certificado de participação. Além disso, 74 orientadores receberão menção honrosa.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 16/06/2021