CPA inicia dia 19/07 a 2ª etapa na avaliação institucional quesito: Ensino Remoto
As avaliações serão feitas via formulário, cujo link será enviado pela CPA a todos os servidores e alunos
A Comissão Própria de Avaliação Institucional iniciará, a partir da semana que vem, o processo de avaliação para o ano de 2021, que ocorrerá em diversas etapas conforme cronograma.
Responda com atenção! A participação é voluntária, mas extremamente importante. Após a coleta dos dados, eles são compilados e analisados, considerando o comparativo entre os segmentos participantes.
Cronograma
Confira o cronograma de aplicações (questionário único):
Quesito | Período | |
Dimensões
(1, 3 e 4)
|
todos os campi
|
07 a 11/06
|
Ensino Remoto
|
todos os campi
|
19 a 23/07
|
Ensino Remoto
|
somente Campus avançado Carmo de Minas
|
02 a 10/08
|
Dimensões
(6, 7, 8 e 10)
|
todos os campi
|
22 a 26/11
|
As avaliações serão feitas via formulário, cujo link será enviado pela CPA a todos os servidores e alunos. |
Entenda como funciona a CPA
A Comissão Própria de Avaliação é estruturada em comissões locais, uma em cada campi que possua curso superior, e uma comissão institucional. Cada comissão local é composta por:
- 02 representantes docentes e 01 suplente;
- 02 representantes técnico-administrativos e 01 suplente;
- 01 representante discente e 01 suplente;
- 01 representante da sociedade civil com 01 suplente.
Já a comissão institucional é composta pelos coordenadores das comissões locais e por um representante do segmento discente, além de um representante da sociedade civil. Por meio deste instrumento, são avaliadas diversas dimensões da instituição, o que possibilita a implantação de melhorias a partir da participação da comunidade acadêmica.
Metodologia
Quanto à metodologia, a CPA elabora questionários para os três segmentos da comunidade acadêmica:
1º - Docentes,
2º - Técnicos administrativos;
3º - Discentes.
Esses questionários são disponibilizados no e-mail institucional , podendo ser acessados e respondidos por alunos e servidores de todos os campi do Instituto Federla do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Periodicamente, os instrumentos são revisados para atender às demandas da instituição da melhor forma possível.
Mobilização: campi e Reitoria
Para motivar a participação na pesquisa, é feito um processo de mobilização nos campi e na Reitoria, coordenado pela comissão central e organizado pelas comissões locais. Uma ampla divulgação da avaliação é realizada. Após a coleta, os dados são compilados e analisados, considerando-se o comparativo entre os três segmentos participantes em cada questão, bem como as dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A CPA pode utilizar, além do questionário, relatórios, dados e informações institucionais para realizar a autoavaliação institucional.
Etapas
Nesta perspectiva, o processo de autoavaliação das atividades de ensino, pesquisa, extensão, planejamento e gestão no IFSULDEMINAS é norteado pelas etapas:
- Planejamento;
- Sensibilização;
- Questionário;
- Coleta e análise de dados;
- Apresentação dos resultados;
- Plano de ação e melhorias;
- Retorno à comunidade acadêmica;
- Relatório de autoavaliação e publicidade.
Desta forma, essa ação tem o intuito de conscientizar alunos e servidores da importância da autoavaliação, mostrando que é possível através dos resultados atender as demandas da comunidade acadêmica.
Revisão e adaptação: Ascom/ Reitoria do IFSULDEMINAS
Data: 31/05/2021
Atualizado em: 16/07/2021
Redes Sociais