Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > Empresa Fuzil doa kits de ferramentas ao programa Aprendendo com as Diferenças, do IFSULDEMINAS
Início do conteúdo da página

Empresa Fuzil doa kits de ferramentas ao programa Aprendendo com as Diferenças, do IFSULDEMINAS

Publicado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 13h40 | Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 13h40

Empresa Fuzil doa kits de ferramentas ao programa Aprendendo com as Diferenças, do IFSULDEMINAS

No total foram aproximadamente R$ 50 mil em equipamentos que serão usados junto às APAES

FotoNa última semana, o IFSULDEMINAS, por meio do Programa Aprendendo com as Diferenças, que atua junto a diversas APAES e Instituições, como AUPI e Lar dos Idosos, do sul de Minas, recebeu sete kits da Fuzil Ferramentas, que tem sua fábrica em Vargem Grande do Sul, SP. Cada kit contém enxadas, tesouras de grama, peneiras, roçadeira costal para horta e jardinagem, pás e muitos outros utensílios no valor de R$ 48.762,89.  Em visita à reitoria, dois integrantes da empresa foram recebidos pelo pró-reitor de extensão, Cléber Ávila Barbosa, que representou o reitor, professor Marcelo Bregagnoli.

 As ferramentas serão usadas nas atividades de horta e jardinagem, envolvendo os usuários das APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) contempladas pelo programa em Areado, Borda da Mata, Inconfidentes, Machado e Muzambinho, além de outros integrantes do programa, como: escola fazenda do IFSUDESTE - Campus Barbacena, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lar dos Idosos e AUPI (Associação Unidos pela Inclusão), de Poço Fundo.

É a primeira vez que a empresa Fuzil doa ao Instituto Federal do Sul de Minas. Os contatos tiveram início há dois meses, por meio do servidor de Muzambinho e um dos integrantes do projeto, Generci Dias Lopes, visando parcerias nas ações de ensino, pesquisa e extensão, além de apoio institucional. Segundo ele, “as ferramentas serão IMG 3032utilizadas nas atividades práticas educacionais pelos participantes do Aprendendo com as Diferenças, contribuindo muito para os trabalhos. Além disso, auxiliarão na reposição de equipamentos antigos”, explicou.

Para o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, “parcerias público-privadas são muito importantes e ampliam o valor público institucional. Só temos a agradecer à Fuzil pela doação e, também, a todos os campi e pessoas envolvidas no Aprendendo com as Diferenças. Esperamos que seja apenas o começo de uma amizade duradoura e benéfica entre as instituições, no ensino, pesquisa e extensão”.

Captura de tela inteira 26042021 175306

De acordo com o gerente geral da Fuzil,  Jair Spósito Gabricho,  a empresa destina anualmente um percentual de seu faturamento a projetos socias nas áreas de educação, saúde, inclusão social e meio ambiente. “A partir de 2013 formalizamos a ação. Assim, recebemos os projetos, analisamos  e,  havendo verba, participamos com recursos financeiros ou doações de materiais e equipamentos”, explicou.

Sobre a parceria com o IFSULDEMINAS, Jair destacou que “a Fuzil acredita que a educação, aliada  à inclusão social, é uma ferramenta extremamente importante para o desenvolvimento das pessoas, promovendo o crescimento cultural, humano e financeiro, visando uma  sociedade mais justa e igualitária

  Conheça o Aprendendo com as Diferenças

Captura de tela inteira 26042021 174114 Captura de tela inteira 26042021 174030

O programa vem sendo desenvolvido pelo IFSULDEMINAS em conjunto com as APAEs do Sul de Minas, voltado aos usuários com deficiência intelectual e ou múltipla. O objetivo é incluí-los em uma instituição de ensino, proporcionando autonomia e independência em seu ciclo de vida. O programa destina-se aos usuários que, em razão do grau acentuado de sua deficiência, requerem um atendimento personalizado, especializado, com apoios extensivos e ou generalizados, para desenvolverem suas habilidades e competências por meio da aprendizagem com experiências. No Lar dos Idosos, em Areado, uma horta comunitária foi estruturada no terreno que pertence à associação. Legumes e verduras produzidos são consumidos por 69 atendidos.

Saiba mais

As atividades tiveram início no campus Muzambinho. A parceria consistia, inicialmente, na manutenção da horta da instituição com o apoio técnico realizado pelo laboratório de olericultura, assim como a doação de mudas e a participação de estagiários de Agronomia, que realizavam semanalmente atividades com os alunos na horta da própria APAE, visando a troca de experiências.

O trabalho ganhou corpo dado os retornos positivos e foi ampliado para ações com avicultura, caprinocultura, ovinocultura e cunicultura. Em abril do 2017 foi incluída a participação da APAE de Areado. Ao final daquele ano, novas parcerias foram formadas com as APAES de Cabo verde, Ipuiuna e Nova Resende, ampliando a divulgação e o número de pessoas atendidas. Em 2018, mais duas APAES começaram a participar: Borda da Mata e Ouro Fino, bem como o campus Inconfidentes, que passou a receber as instituições citadas e Ipuiuna; além da inclusão de Divisa Nova e Nova Resende no campus de Muzambinho. Atualmente são 23 APAES, uma Associação e um Lar de Idosos, com 561 usuários em atendimento, conforme tabela a seguir.

Associação Cidades

Apaes

Alfenas
Alterosa
Areado
Borda da Mata
Botelhos
Bueno Brandão
Carmo de Minas
Cabo Verde
Divisa Nova
Guaxupé
Guaranésia
Ipuiuna
Jacutinga
Lavras
Machado
Monte Belo
Muzambinho
Nova Resende
Ouro Fino
Paraguaçu
Pouso Alegre
São Lourenço
Três Corações
AUPI
 
Poço Fundo

Lar dos Idosos

 Areado

 

Metodologia aplicada

A metodologia do programa se restringe ao atendimento específico da pessoa com deficiência intelectual e ou múltipla, sendo possível estender o conhecimento às suas famílias, conforme a nova proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), com a implantação da Educação ao Longo da Vida (ELV), possibilitando o acesso em todos os níveis e modalidades de ensino, inclusive à educação profissional.

Saiba mais sobre a Fuzil

FuzilA história da Fuzil começa em 1895, quando chegava ao Brasil, vindo da Itália, o oficial ferreiro Ângelo Sbardellini. A princípio, Ângelo começara trabalhando em lavouras, até ser contratado em uma ferraria, em Vargem Grande do Sul, interior de SP. Antes mesmo da virada do século ele e seu filho acabaram adquirindo esta ferraria e, até meados de 1914, dedicavam-se à fabricação e consertos de troles e carroças. Com a eclosão da I Guerra Mundial, o mercado passou a sofrer escassez de ferramentas, principalmente enxadas e isso levou os Sbardellini a mudar o foco do trabalho, reformando enxadas usadas para serem revendidas.

Assim nascia a Marca Fuzil, que seguiu com estas atividades solidificando-se anos mais tarde, já no comando de Eduino Sbardellini, filho de Luiz. Hoje a Fuzil está consolidada e tornou-se uma das maiores e mais importantes marcas de ferramentas do país. A empresa, administrada por Eduardo Sbardellini (filho de Eduino) e Jair Spósito Gabricho se transformou no Grupo Fuzil, atuando nas áreas industrial, comercial e de logística, distribuindo e representando as melhores marcas de ferragem, ferramentas e produtos veterinários, para mais de 30 mil clientes em todo território nacional. (Fonte: www.fuzil.com.br)

Texto: Ascom/ Reitoria do IFSULDEMINAS
          (com dados Alex Silva, Ana Flávia e Generci Lopes)
Data: 28/04/2021
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página