Divulgado os horários dos plantões de atendimento on-line para esclarecer dúvidas sobre o Auxílio Estudantil 2021
Inscrições vão até o dia 10 de maio
- Acesse a página do edital 66/2021
Assista ao tutorial para saber como realizar a inscrição no programa de Auxílio Estudantil
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), abre processo seletivo para o Programa Auxílio Estudantil do ano de 2021. A seleção é destinada para os alunos da instituição e tem por objetivo identificar e selecionar os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados no ano letivo de 2021, em cursos presenciais de nível técnico e de graduação, conforme item 2 deste Edital.
Cabe esclarecer que, em virtude da ausência de atividades acadêmicas presenciais imposta pela pandemia COVID-19, esse processo será realizado de forma virtual, não exigindo a presença dos estudantes no campus.
Plantão de Dúvidas
Para acessar o plantão de dúvidas basta clicar nas imagens abaixo:
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Requisitos
Para se inscrever no Programa de Auxílio Estudantil, o estudante deverá atender aos seguintes pré-requisitos e atentar-se aos critérios de análise, previstos no item 4.2, que serão utilizados durante a avaliação do seu processo.
Pré-requisitos
. Estar regularmente matriculado em cursos presenciais do IFSULDEMINAS, em nível técnico ou de graduação, enturmado em disciplinas regulares do seu curso de ingresso;
. Realizar a inscrição por meio deste link , completando o passo a passo dentro do Sistema Auxílio Estudantil, conforme previsto no item 5.1 deste edital;
. Anexar a documentação comprobatória conforme estabelecido no item 5 deste edital;
. Acompanhar e cumprir todos os prazos estabelecidos no edital.
Inscrição
As inscrições vão até o dia dez de maio e podem ser realizadas por meio deste link e seguir os seguintes passos:
I - faça login com seu CPF e com a senha gerada no acesso acadêmico;
II - caso tenha dificuldade com esse acesso, verifique seus dados cadastrados no momento da matrícula (na secretaria do seu campus):
Carmo de Minas: secretaria.carmodeminas@ifsuldeminas.edu.br
Inconfidentes: secretariatecnico.inconfidentes@ifsuldeminas.edu.br ; secretariasuperior.inconfidentes@ifsuldeminas.edu.br
Machado: secretariatecnico.machado@ifsuldeminas.edu.br ; secretariaescolar.machado@ifsuldeminas.edu.br
Muzambinho: secretaria@muz.ifsuldeminas.edu.br
Passos: secretaria.pas@ifsuldeminas.edu.br
Poços de Caldas: secretaria.pocos@ifsuldeminas.edu.br
Pouso Alegre: secretaria.pousoalegre@ifsuldeminas.edu.br
Três Corações: secretaria.trescoracoes@ifsuldeminas.eu.br
III – após o acesso ao Sistema, clique no ícone Editais Abertos e no botão Inscrever-se; feito isso siga o passo a passo conforme descrito no item 5.1.3 do edital.
Questionário Socioeconômico
O candidato deverá responder integralmente e da forma mais próxima à sua realidade socioeconômica. O questionário é disponibilizado na área de inscrição, conforme orientado no item 5.1.2 e é parte indissociável do processo de inscrição. Será avaliada a situação socioeconômica do candidato e de sua família; portanto, em conformidade com item 5.3, o candidato deverá apresentar cópia dos documentos, listados no anexo I, que comprovem a situação declarada no formulário.
Documentação
O estudante deverá anexar cópia legível dos documentos que comprovem a situação declarada no Questionário Socioeconômico e Quadro de Familiares indicadas na Lista dos Documentos, que são:
I. Os documentos listados no anexo I são indicações da documentação necessária a ser anexadas;
II. Serão aceitos documentos nos formatos jpg, jpeg, png e pdf com tamanho máximo de 5MB por arquivo;
III. O (a) estudante, ao realizar sua inscrição, que agir de má-fé e utilizar de meios inadequados, terá sua inscrição indeferida sem possibilidade de recurso;
IV. Outros documentos poderão ser solicitados pelo (a) assistente social, a qualquer momento, para melhor compreensão da situação socioeconômica do (a) estudante.
Seleção
A seleção será por meio de avaliação socioeconômica, composta por três etapas distintas e eliminatórias:
1ª etapa: inscrição completa no Sistema do Auxílio Estudantil, no Edital Aberto e envio digital da documentação comprobatória.
2ª etapa: análise da inscrição no Sistema Auxílio Estudantil e dos documentos exigidos.
3ª etapa: entrevista com o estudante em casos excepcionais, respeitando as regras de afastamento social impostas em razão da pandemia da Covid 19, utilizando-se, se for o caso, meios digitais, e em conformidade com as orientações do Conselho Federal de Serviço Social
O estudante poderá interpor recurso contra o resultado da segunda etapa do processo seletivo, apenas nos dias indicados no cronograma no item 8 deste edital.
Resultado
Os candidatos inscritos deverão acompanhar o Processo no Sistema do Programa Auxílio Estudantil através deste link.
Cronograma
Etapas
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Prazos
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Publicação do Edital
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06/04/2021 |
Período de Inscrições pelo site
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08/04 a 10/05/2021 |
Análise das inscrições e documentação - 2ª Etapa
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11 até 21/05/2021 |
Divulgação do resultado da 2ª Etapa
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24/05/2021 |
Solicitação de recurso da 2ª Etapa
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25 a 31/05/2021 |
Análise do recurso da 2ª Etapa
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01 a 11/06/2021 |
Divulgação do resultado da 2ª Etapa
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14/06/2021 |
Resultado final da seleção
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14/06/2021 |
Envio do Termo de Compromisso
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após liberação no sistema até 15/06/2021 |
Data: 07/04/2021
Atualizado em: 12/04/2021
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