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Auxílio Estudantil 2021

Divulgado os horários dos plantões de atendimento on-line para esclarecer dúvidas sobre o Auxílio Estudantil 2021

Publicado: Quarta, 07 de Abril de 2021, 16h40 | Última atualização em Segunda, 12 de Abril de 2021, 13h32

Inscrições vão até o dia 10 de maio

Acesse a página do edital 66/2021

Inscrição

Assista ao tutorial para saber como realizar a inscrição no programa de Auxílio Estudantil

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), abre processo seletivo para o Programa Auxílio Estudantil do ano de 2021. A seleção é destinada para os alunos da instituição e tem por objetivo identificar e selecionar os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados no ano letivo de 2021, em cursos presenciais de nível técnico e de graduação, conforme item 2 deste Edital.

Cabe esclarecer que, em virtude da ausência de atividades acadêmicas presenciais imposta pela pandemia COVID-19, esse processo será realizado de forma virtual, não exigindo a presença dos estudantes no campus.

Plantão de Dúvidas

Para acessar o plantão de dúvidas basta clicar nas imagens abaixo:  

Imagem 01   Imagem 02

Requisitos

Para se inscrever no Programa de Auxílio Estudantil, o estudante deverá atender aos seguintes pré-requisitos e atentar-se aos critérios de análise, previstos no item 4.2, que serão utilizados durante a avaliação do seu processo.

Pré-requisitos

. Estar regularmente matriculado em cursos presenciais do IFSULDEMINAS, em nível técnico ou de graduação, enturmado em disciplinas regulares do seu curso de ingresso;

Realizar a inscrição por meio deste link , completando o passo a passo dentro do Sistema Auxílio Estudantil, conforme previsto no item 5.1 deste edital;

Anexar a documentação comprobatória conforme estabelecido no item 5 deste edital;

Acompanhar e cumprir todos os prazos estabelecidos no edital.

Inscrição

As inscrições vão até o dia dez de maio e podem ser realizadas por meio deste link e seguir os seguintes passos:

I - faça login com seu CPF e com a senha gerada no acesso acadêmico;

II - caso tenha dificuldade com esse acesso, verifique seus dados cadastrados no momento da matrícula (na secretaria do seu campus):

Carmo de Minassecretaria.carmodeminas@ifsuldeminas.edu.br

Inconfidentessecretariatecnico.inconfidentes@ifsuldeminas.edu.br ; secretariasuperior.inconfidentes@ifsuldeminas.edu.br

Machadosecretariatecnico.machado@ifsuldeminas.edu.br ; secretariaescolar.machado@ifsuldeminas.edu.br

Muzambinhosecretaria@muz.ifsuldeminas.edu.br

Passossecretaria.pas@ifsuldeminas.edu.br

Poços de Caldassecretaria.pocos@ifsuldeminas.edu.br

Pouso Alegresecretaria.pousoalegre@ifsuldeminas.edu.br

Três Coraçõessecretaria.trescoracoes@ifsuldeminas.eu.br

III  – após o acesso ao Sistema, clique no ícone Editais Abertos e no botão Inscrever-se; feito isso siga o passo a passo conforme descrito no item 5.1.3 do edital.

Questionário Socioeconômico

O candidato deverá responder integralmente e da forma mais próxima à sua realidade socioeconômica. O questionário é disponibilizado na área de inscrição, conforme orientado no item 5.1.2 e é parte indissociável do processo de inscrição. Será avaliada a situação socioeconômica do candidato e de sua família; portanto, em conformidade com item 5.3, o candidato deverá apresentar cópia dos documentos, listados no anexo I, que comprovem a situação declarada no formulário.

Documentação

O estudante deverá anexar cópia legível dos documentos que comprovem a situação declarada no Questionário Socioeconômico e Quadro de Familiares indicadas na Lista dos Documentos, que são:

I. Os documentos listados no anexo I são indicações da documentação necessária a ser anexadas;

II. Serão aceitos documentos nos formatos jpg, jpeg, png e pdf com tamanho máximo de 5MB por arquivo;

III. O (a) estudante, ao realizar sua inscrição, que agir de má-fé e utilizar de meios inadequados, terá sua inscrição indeferida sem possibilidade de recurso;

IV. Outros documentos poderão ser solicitados pelo (a) assistente social, a qualquer momento, para melhor compreensão da situação socioeconômica do (a) estudante.

Seleção

A seleção será por meio de avaliação socioeconômica, composta por três etapas distintas e eliminatórias:

1ª etapa: inscrição completa no Sistema do Auxílio Estudantil, no Edital Aberto e envio digital da documentação comprobatória.

2ª etapa: análise da inscrição no Sistema Auxílio Estudantil e dos documentos exigidos.

3ª etapa: entrevista com o estudante em casos excepcionais, respeitando as regras de afastamento social impostas em razão da pandemia da Covid 19, utilizando-se, se for o caso, meios digitais, e em conformidade com as orientações do Conselho Federal de Serviço Social

O estudante poderá interpor recurso contra o resultado da segunda etapa do processo seletivo, apenas nos dias indicados no cronograma no item 8 deste edital.

Resultado

Os candidatos inscritos deverão acompanhar o Processo no Sistema do Programa Auxílio Estudantil através deste link.

Cronograma

Etapas
Prazos
Publicação do Edital
06/04/2021
Período de Inscrições pelo site
08/04 a 10/05/2021
Análise das inscrições e documentação - 2ª Etapa
11 até 21/05/2021
Divulgação do resultado da 2ª Etapa
24/05/2021
Solicitação de recurso da 2ª Etapa
25 a 31/05/2021
Análise do recurso da 2ª Etapa
01 a 11/06/2021
Divulgação do resultado da 2ª Etapa
14/06/2021
Resultado final da seleção
14/06/2021
Envio do Termo de Compromisso
após liberação no sistema até 15/06/2021
 
Mais informações podem ser acessadas na página do Auxílio Estudantil, no portal do IFSULDEMINAS.
 
Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 07/04/2021
Atualizado em: 12/04/2021
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