Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > Seleção de projetos locais - IF Mais Empreendedor/ resultado final

Seleção de projetos locais - IF Mais Empreendedor/ resultado final

Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 15h36 | Última atualização em Quinta, 22 de Abril de 2021, 15h22

A instituição selecionará até sete projetos

Edital 62/2021:     Resultado final - publicado em 22/04/2021

Resultado parcial- publicado em 19/04/2021

Link para dúvidas - Live às 19h do dia 08/04

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), por meio das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), de Extensão (PROEX) e de Ensino (PROEN), torna pública a seleção de projetos internos para comporem o Programa IF Mais Empreendedor Nacional, egida pelo edital 62/2021.

Podem ser submetidos projetos elaborados por estudantes e servidores docentes (efetivos ou substitutos) e/ou técnicos administrativos do IFSULDEMINAS, com ações de extensão tecnológica voltadas ao atendimento, apoio e orientação a micro e pequenos empresários e aos empreendedores individuais que foram afetados negativamente pela Pandemia da COVID- 19, desde que possuam cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) e que estejam localizados na região do sul de Minas.

Inscrição e documentação

O período de inscrição é de 05 a 16 de abril. Cada servidor poderá apresentar apenas uma proposta de trabalho e deverá realizar o cadastro da proposta de projeto no sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa e Extensão (GPPEX), por meio deste link, e anexar:

a) Proposta de Projeto (anexo I);
b) Declaração de estar quite com o IFSULDEMINAS em projetos anteriores (anexo V);
c)Termo de Compromisso assinado pelo(a) Coordenador(a) da proposta (anexo VI); e
d) Termo de Anuência do Diretor Geral do Campus (anexo VII).

Propostas

O coordenador de equipe é responsável pela elaboração do projeto, seguindo o modelo constante no ANEXO I. Cada projeto deverá atender, pelo menos, cinco empreendimentos, os quais deverão ser informados posteriormente ao processo de seleção, por meio de termo de adesão (ANEXO II). Os projetos poderão ser realizados separadamente por unidade/campi dentro do IFSULDEMINAS ou de forma conjunta (intercampi).

Seleção

As propostas submetidas a este edital serão avaliadas por uma Banca de Seleção, designada pelo IFSULDEMINAS. Serão selecionados até sete projetos, entre os oito campi do IFSULDEMINAS, segundo critérios de clareza, relevância e pertinência do objetivo; adequação metodológica; metas e indicadores; impacto social; articulação entre ensino, pesquisa e extensão; e mérito e relevância.

Recursos Financeiros

Cada projeto será contemplado com recursos financeiros, que serão geridos pela FADEMA, destinados única e exclusivamente aos pagamentos das bolsas mensais às equipes executoras, conforme tabela abaixo.

Função  Quantidade  Valor de cada bolsa (mensal) Carga horária semanal  Meses  Valor Total
 Coordenador de equipe  1  R$ 1.050,00  7  6  R$ 6.300,00
 Estudantes  6  R$ 400,00 20  6  R$ 14.400,00
*Valores em conformidade com a tabela do CNPq

Será permitido aos integrantes das equipes dos projetos, receberem bolsas de fomento referentes a outros projetos de pesquisa/extensão/inovação, desde que tais projetos tenham objetivos distintos ao previsto neste edital e que a execução das atividades previstas nos outros projetos não inviabilize a execução da proposta apoiada por este edital. E ainda que esses outros projetos não tenham objeção a acúmulo de bolsas.

Equipes

Cada equipe executora dos projetos deverá ser constituída por, no máximo, um servidor e seis estudantes regularmente matriculados na instituição em qualquer curso, de qualquer nível (técnico, graduação, pós-graduação), tanto presenciais quanto na modalidade de educação a distância. É obrigatório que, pelo menos, um dos estudantes seja do ensino técnico, de qualquer nível (integrado, concomitante ou subsequente). Os estudantes deverão ser selecionados pela Coordenação de Equipe, via processo público de seleção aberto à toda instituição.

Interposição de recursos

Recursos deverão ser enviados em modelo próprio (ANEXO VIII), devidamente assinado, para o e- mail: proex@ifsuldeminas.edu.br, contendo como título "Recurso para o Edital 62/2021".

Atividades

Em razão das orientações para o distanciamento social, as atividades que demandam reuniões, conversas e/ou apresentação de materiais/informações deverão ser realizadas de forma remota, evitando-se a presencialidade. Para isso, serão disponibilizados dois sistemas para a operacionalização do Programa: o Ambiente Virtual do Programa (espaço virtual de interação entre todos os integrantes do programa) e o Sistema CONVENIAR (sistema de gestão de projetos). Haverá treinamento dos envolvidos que operarão os sistemas.

Atividades Data
Período de inscrições 05/04 a 16/04/2021
Divulgação do resultado parcial 19/04/2021
Recurso quanto ao resultado parcial 20/04/2021