Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > Confira como foi o primeiro dia do evento e veja a programação ao longo da semana
Início do conteúdo da página

Confira como foi o primeiro dia do evento e veja a programação ao longo da semana

Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 15h21 | Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 10h29

1º Seminário de Pesquisa e Inovação inicia com palestras sobre o papel da Iniciação Científica e a participação feminina na Ciência

Evento on-line e gratuito segue até o dia 16/04

Acesse a programação completa aqui!

abertura seminárioNesta terça-feira (13), teve início o 1º Seminário de Pesquisa e Inovação. Evento totalmente on-line organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e pelo Polo Embrapii Agroindústria do Café do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), com a participação de palestrantes e parceiros de outras instituições convidadas.

O evento foi aberto com as boas-vindas dos pró-reitores de Ensino, de Extensão e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, além do pronunciamento do reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli. O reitor enfatizou a importância de existirem momentos como este, nos quais há reflexões, aprendizado e valorização da Ciência, área vista por ele como prioritária e estratégica. “Ciência significa esperança, que vai além do desenvolvimento que a gente tanto necessita, neste momento, de vacinas [contra a Covid-19] e de melhoria de qualidade de vida. Ela se associa também ao desenvolvimento: do país, econômico, social. Então, Ciência é estratégico e temos que exigir que ela seja tratada como tal”.

Bregagnoli completou, ressaltando a necessidade de ações de defesa da Ciência. “Precisamos de ações de defesa, de postura política para que a gente evite o decréscimo dos recursos para a Ciência. Precisamos avançar em áreas de fomento que muitas vezes o CNPq não contempla, em número de editais de fomento à pesquisa e em aumentar o orçamento das instituições federais de ensino para que possam trabalhar efetivamente a pesquisa, a ciência e a tecnologia de modo efetivo. Em suma, essa mobilização é extremamente necessária e urgente”.

Palestras

Neste primeiro dia, os participantes acompanharam, pelo período da manhã, duas palestras. Com a temática “A importância da Iniciação Científica (IC) na carreira acadêmica e profissional”, os professores Dr. Hilton Lopes Galvão (IFFluminense) e Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto (IFAM) trouxeram conceitos, dados, projetos e depoimentos de bolsistas sobre a IC no país, numa linguagem descomplicada, voltada para os estudantes.

Galvão elencou as contribuições da IC para a vida acadêmica, profissional e pessoal do estudante. Já Queiroz Neto destacou como a IC possibilita a importante articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão e demonstrou a afirmação apresentando projetos de IC em várias áreas do conhecimento, desenvolvidos por estudantes do IFAM. Segundo o professor, o programa de IC é plural e democrático e, independentemente da temática escolhida no projeto, o processo de desenvolvimento do estudante é similar. “Ele vai partir de um problema, usar sua base de conhecimento, ampliar essa base de conhecimento em busca de solução com criatividade e chegar num resultado. Então, muito mais importante do que o resultado ou o projeto em si é o processo, que vai trazer para este aluno uma aprendizagem, uma formação humana integral”.

geral palestra 2O evento seguiu com a palestra “Meninas e Mulheres na Ciência”, da professora Dra. Ana Paula Palheta Santana (IFPA). Ela contextualizou a origem e a manutenção do descompasso de gênero no desenvolvimento da Ciência e apontou a necessidade da busca e implantação de mecanismos para romper com esta assimetria, possibilitando mulheres presentes e produtivas para a Ciência. “[O lançamento de editais específicos, de iniciativas isoladas e de prêmios voltados para as mulheres para impulsionar a participação feminina na Ciência], tudo isso ainda não se traduziu, no Brasil, em políticas públicas que pudessem de fato garantir as nossas participações, presenças e escolhas de uma vida acadêmica, independentemente da área, do modo como a gente organizou a vida pessoal, que impacta diretamente na nossa produtividade como cientistas”. 

Programação

A programação continua até o dia 16/04 com outras palestras e mesas redondas. Ainda serão tratados temas, como: ética na pesquisa; o papel facilitador da inovação na inserção do estudante no mercado de trabalho; a inovação na cafeicultura; a educação empreendedora como estímulo ao pensamento crítico, à análise de problemas complexos e à busca de soluções; e a lei da biodiversidade junto ao Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen). As atividades serão transmitidas ao vivo pela TVIFSULDEMINAS, canal da instituição no Youtube. Confira a programação completa aqui.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 13/04/2021

Confira a programação do 1º Seminário de Pesquisa e Inovação do IFSULDEMINAS

08 POSTS 1º Seminário de Pesquisa e Inovação v5De 13 a 16 de abril, acontece de forma virtual o 1º Seminário de Pesquisa e Inovação. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e pelo Polo Embrapii Agroindústria do Café do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e conta com a participação de palestrantes e parceiros de outras instituições convidadas.

Com a proposta de fazer uma abordagem do contexto científico e tecnológico de uma forma descomplicada, o intuito do Seminário é reunir a comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e estudantes dos níveis técnico, graduação e pós-graduação), comunidade externa e pesquisadores em geral, oportunizando a divulgação do conhecimento e sendo espaço para a elucidação de dúvidas, como explicou a pró-reitora da PPPI, Sindynara Ferreira. "A ciência nunca foi tão questionada e ao mesmo tempo necessária. As instituições de ensino possuem, com todas as adversidades que se apresentam, um papel fundamental para saídas inteligentes nas mais diversas crises. É necessário dar visibilidade às pesquisas científicas e tecnológicas, aos cientistas/pesquisadores brasileiros, destacando os impactos positivos na vida do ser humano, principalmente quando estas são financiadas por agências de fomento ou recursos públicos. A ciência não pode ficar em segundo plano, uma vez que está entrelaçada com o ensino, extensão e inovação. Neste sentido, é de suma importância trazer a sociedade para dentro desta discussão”.

Programação

Ao longo dos quatro dias de programação on-line, haverá palestras, mesas redondas e curso. Serão tratados diversos temas, como a importância da iniciação científica na carreira acadêmica e profissional; ética na pesquisa; a participação feminina na geração de conhecimento científico; o papel facilitador da inovação na inserção do estudante no mercado de trabalho; a inovação na cafeicultura; a educação empreendedora como estímulo ao pensamento crítico, à análise de problemas complexos e à busca de soluções; e a lei da biodiversidade junto ao Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen).

As atividades serão transmitidas ao vivo pela TVIFSULDEMINAS, canal da instituição no Youtube e não precisam de inscrição para serem acessadas. Apenas o curso Redação Científica, voltado para a comunidade interna, será realizado via Zoom e teve inscrição prévia de servidores até o dia 04 de abril. Após essa data, se houver vagas remanescentes, elas serão abertas a estudantes do IFSULDEMINAS interessados. O link para o curso será enviado diretamente ao e-mail do participante.

O evento traz parceiros e palestrantes vindos de instituições como IFFluminense, IFSP, IF Sudeste MG, IFNMG, IFMG, IFTM, IFRJ, Colégio Pedro II, CEFET MG, CEFET RJ, IFES, IFAM, IFPA, FACAMP, Instituto Gilson Volpato de Educação Científica (IGVEC), Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de servidores e estudantes do IFSULDEMINAS. Haverá certificado para os participantes. Confira a seguir a programação completa, o mini currículo dos convidados e os links para acessar e participar das atividades (clique na imagem para ampliar).

13 DE ABRIL

post 109h – transmissão via TV IFSULDEMINAS
Palestra: A importância da Iniciação Científica na carreira acadêmica e profissional
Professores: Dr. Hilton Lopes Galvão (IFFluminense) - Graduado em Engenharia de Alimentos (2002), Mestre e Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2015, é professor e pesquisador do Instituto Federal Fluminense. É coordenador de Extensão e Integração com a Comunidade do Campus Bom Jesus e professor orientador da empresa júnior AlQualis Jr.
e Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto (IFAM) - Professor e pesquisador do Instituto Federal do Amazonas. Atua com pesquisa desde 2005, incluindo a iniciação científica. Atualmente, desenvolve seu Pós-Doutorado na Tampere University of Applied Sciences / Finlândia. 

post 2

10h30 – transmissão via TV IFSULDEMINAS
Palestra: Mulheres e Meninas na Ciência
Professora: Dra. Ana Paula Palheta Santana (IFPA) - Possui Bacharelado e Licenciatura (2002) em Ciências Sociais, Mestrado (2004) e Doutorado (2012) pela Universidade Federal do Pará, com formação inicial em Antropologia Social. Recebeu Prêmio Capes Igualdade de Gênero, em 2013. Atua como pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação no IFPA, desde 2015.
 

13h as 17h - transmissão via Zoom
Curso: Redação Científica (parte I)
Professor: Dr. Gilson Luiz Volpato (IGVEC) - Docente aposentado da UNESP/Botucatu. Dos 42 anos dentro da vida acadêmica, 34 incluíram experiência em Metodologia, Redação e Publicação Científica, resultando em mais de 1.500 cursos ministrados e 12 livros publicados nesse tema. Em 2017, fundou o Instituto Gilson Volpato de Educação Científica (IGVEC), uma instituição dedicada à formação de cientistas e à proliferação da mentalidade científica dentro e fora da academia.

14 DE ABRIL

post 3

10h – transmissão via TV IFSULDEMINAS
Palestra: Ética na Pesquisa
Professora: Heloisa Turcatto Gimenes Faria (IFSULDEMINAS) - Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) do IFSULDEMINAS. Doutora em Ciências pela EERP-USP e docente do Curso de Enfermagem do IFSULDEMINAS - Campus Passos.

13h as 17hs – Curso: Redação Científica (parte II) - via Zoom
Professor: Dr. Gilson Luiz Volpato (IGVEC)

 

 

 

15 DE ABRIL

post 4

 
09h – transmissão via TV IFSULDEMINAS
Mesa redonda: A inovação como facilitadora na inserção do discente-pesquisador como profissional diferenciado no mercado de trabalho – casos de sucesso

Professores: Dr. Mosar Faria Botelho (IFES) - Graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Mestrado e Doutorado em Ciências Geodésicas\Fotogrametria\Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Paraná (2004 e 2007) e curso técnico profissionalizante em Processamento de Dados pelo Colégio Caratinga (1995). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento. Atuando, principalmente, nos seguintes temas: Laser Scanner, Modelagem tridimensional de edificações, Segmentadores e Classificação de imagens orbitais por Redes Neurais Artificiais, Automação para DRONES, Inovação e desenvolvimento tecnológico e Empreendedorismo. Entrou para a Rede Federal em 2008, atuando na UTFPR (2008-2013), no IFSULDEMINAS (2013-2019) e no IFES (2019-atual).

e Leandro Carlos Paiva (Polo Embrapii Agroindústria do Café - IFSULDEMINAS) - Graduado em Agronomia (1999), Mestre (2001) e Doutor (2006) em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente, é professor titular do IFSULDEMINAS - Campus Machado e Diretor do Polo de Inovação Agroindústria do Café - EMBRAPII. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Qualidade de Café, Análise Sensorial, Café Expresso, Café Especial, Inovação na Cafeicultura, Fisiologia do Cafeeiro e Barismo.

post 5

 
14h – transmissão via TV IFSULDEMINAS
Palestra: Educação Empreendedora
Professor: Dr. Paulo Antônio Borges Lemos (FACAMP) - É professor da FACAMP - Campinas, onde colabora com o Centro de Empreendedorismo. Faz parte da rede brasileira de professores especialistas em empreendedorismo do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora - Fundação Dom Cabral. Coordenador-adjunto da componente Modelo de Negócios do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), organizado pela Unicamp. É avaliador científico da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

 

 

16 DE ABRIL

post 6

09h – transmissão via TV IFSULDEMINAS
Palestra: A aplicação da Lei da Biodiversidade nas ICTs: fluxos e procedimentos para cadastro no SisGen
Palestrante: Aline Christine de Morais Santos (Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz) - Doutoranda e Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação no Instituto Nacional da Propriedade Industrial- INPI. Pós-graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é analista de Gestão em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, atuando como coordenadora da Plataforma de Apoio à Pesquisa e Inovação e do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Oswaldo Cruz - IOC/Fiocruz.

Participação de servidores do IFSULDEMINAS, IFSP, IF Sudeste MG, IFNMG, IFTM, IFRJ, Colégio Pedro II, IFES, IFF, CEFET-RJ e CEFET-MG

post 7

 
14h – transmissão via TV IFSULDEMINAS
Palestra: Inovação na Cafeicultura
Professores: Dr. Leandro Paiva (descrição acima) e Dr. Wellington Marota (IFSULDEMINAS) - Graduado em Agronomia (1997), mestre em Botânica (1999) e doutor em Fitotecnia/Produção Vegetal (2003) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é professor titular no IFSULDEMINAS - Campus Machado. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Cultura de Tecidos Vegetais, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia do cafeeiro, embriogênese somática, marcadores moleculares, cafeicultura e transgênico. Foi Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSULDEMINAS no período de 2010 a 2015. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Biotecnologia do campus Machado e Coordenador de Propriedade Intelectual do Polo EMBRAPII IFSULDEMINAS Agroindústria do Café.
 
Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 05/04/2021
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página