Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > Mundo 4.0 é tema central da Semana Global do Empreendedorismo do IFSULDEMINAS
Início do conteúdo da página

Mundo 4.0 é tema central da Semana Global do Empreendedorismo do IFSULDEMINAS

Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 08h11 | Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 08h11

Mundo 4.0 é tema central da Semana Global do Empreendedorismo do IFSULDEMINAS

Evento gratuito on-line conta com mais de dez atividades e acontece de 16 a 19 de novembro

SEMANA GLOBAL 300X200Quer saber mais sobre empreendedorismo, inovação, economia criativa, espaço maker e Mundo 4.0? Estes são alguns dos assuntos que serão tratados na Semana Global do Empreendedorismo do IFSULDEMINAS, evento organizado em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e com o apoio dos Escritórios Locais de Inovação e Transferência de Tecnologia (ELITTs) de todos os campi do IFSULDEMINAS. A Semana acontece de 16 a 19 de novembro, de forma virtual, gratuita e aberta ao público em geral. As transmissões serão feitas via Youtube ou Google Meet. Para participar, os interessados devem se inscrever aqui, na página do evento.

Rede Federal no Mundo 4.0

Organizada pela Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DITE), ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, a tônica da Semana será o Mundo 4.0. Mas o que significa este conceito? A diretora do DITE, Cristina Lúcia Janini Lopes, explicou. “Quando se fala do Mundo 4.0, estamos falando das tecnologias que viabilizam esse modelo, como a Internet das Coisas, a robótica, a nuvem (cloud, em inglês), a impressão 3D, a realidade aumentada, ou seja, a alta tecnologia aliada à eficiência dos recursos naturais e energéticos”.

Porém, não basta falar sobre esta nova realidade, é necessário entender como as instituições, neste caso o IFSULDEMINAS e a Rede Federal, deverão se preparar e atuar no cenário em formação. “Há distintas compreensões sobre a atuação das instituições como importantes instrumentos dinamizadores para o desenvolvimento econômico e social regional, pois elas têm o papel fundamental de construir conhecimento e pesquisa que correspondam aos interesses reais da sociedade global, como também o papel de transferir o conhecimento construído para a solução de problemas cada vez mais complexos. Nesse contexto, com maior automatização e otimização de processos, os profissionais também precisarão se adaptar. Novas tecnologias e novos comportamentos dos consumidores requerem mudanças na forma de comunicação e, com ela, uma revolução digital, obrigando-nos a uma reestruturação. Dessa maneira, o evento traz conhecimentos, informações e discussões que contribuam para que todos possam ter acesso e assim provocar uma mudança de comportamento, mais proativo, mais empreendedor ou intraempreendedor”, acrescentou a diretora.

Programação

Além de levantar discussões para fortalecer o ecossistema empreendedor do IFSULDEMINAS, a programação on-line também terá como pauta os desafios que o isolamento social, provocado pela pandemia do novo Coronavírus, trouxe tanto para a educação como para a pesquisa e a inovação. Para tanto, o evento terá como palestrantes convidados externos, vindos de instituições como USP, UNICAMP, UTFPR, ESPM, IFSP, UNIVAS, UNA, NÚCLEO SUL, além de docentes, representantes de empresas juniores e de startups do IFSULDEMINAS. Entre as atividades agendadas há palestras, oficinas, painel, mesa-redonda e atração musical. Confira a seguir a programação completa (clique na imagem para ampliar).

cartaz semana global DAY1cartaz semana global DAY2

cartaz semana global DAY3cartaz semana global DAY4

Nos campi

Paralelamente, os campi do IFSULDEMINAS também promovem eventos de forma independente em sintonia com a agenda da Semana Global. Confira abaixo a programação!

0 cep 2020

Poços de Caldas

De 18 a 20 novembro, acontece a 4ª edição do Circuito Empreenda Poços, evento virtual organizado pela empresa júnior do campus, Aldeia Consultoria. Estão programadas palestras, casos de sucesso, dicas, bate-papo e muita interatividade. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. O objetivo é auxiliar e capacitar pequenos e microempreendedores de Poços de Caldas e região. Para mais informações, acesse: https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/noticias/3103.

Texto: Ascom reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 12/11/2020
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página