Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > Proex e Proen lançam programa de bolsa de Licenciatura do IFSULDEMINAS - Pró-Licenciaturas
Aperfeiçoamento profissional

Publicado: Terça, 21 de Julho de 2020, 10h31 | Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 15h00

Propostas poderão ser enviadas até o dia 24 28 de julho

-Edital 117/2020  retificação publicada em: 23/07/2020

Inscrição

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e Pró-Reitoria de Ensino (Proen), divulga chamada para seleção de propostas de subprojetos a serem apoiados por meio de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica.

O edital tem por objetivo selecionar propostas para a concessão de bolsas de iniciação à docência que visem o aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes das licenciaturas do IFSULDEMINAS, na atuação em escolas públicas de educação básica.

Desta forma, para o desenvolvimento dos projetos, serão concedidas 28 33 bolsas a alunos dos cursos de licenciatura e três bolsas aos docentes das escolas públicas envolvidas na sua orientação. Já para a Residência Pedagógica a oferta será de 48 43 bolsas para licenciados; para a Licenciatura de Educação do Campo (LECCA) serão concedidas vinte bolsas a serem selecionados em edital próprio. Mais informações estão descriminas na tabela 01 e 02 do edital.

Requisitos para orientação dos Subprojetos

Ser docente efetivo do IFSULDEMINAS vinculado a uma das licenciaturas; possuir, no mínimo, um ano de experiência na docência do ensino superior; estar cadastrado na Plataforma Lattes/CNPq e que não tenha nenhuma pendência com atividades de pesquisa e extensão do IFSULDEMINAS como, também, não estar afastado legalmente de suas atividades como servidor da Instituição.

Desta forma, o selecionado deverá acompanhar, orientar e avaliar os bolsistas nas atividades do projeto, apoiando-os no cumprimento do Plano de Trabalho. Outros requisitos e atribuições estão descriminados nos itens 04 e 05 do edital.

As bolsas serão concedidas nas seguintes modalidades:

Categoria Valor Informações
Iniciação à Docência – para os estudantes de licenciaturas do IFSULDEMINAS R$ 400,00  mensais Demais informações no item 6.1.2
Supervisão – para o professor da rede pública de educação básica que supervisione os licenciandos R$ 765,00  mensais Demais informações no item 6.1.3
Professor do IFSULDEMINAS  Não serão concedidas bolsas Demais informações no item 6.2

Características obrigatórias do Projeto

projeto será entre os cursos de licenciatura do IFSULDEMINAS e o sistema público de educação básica, para assim, promover a inserção dos licenciandos no contexto de escolas da rede pública de ensino.

Desta forma, cada projeto estará vinculado a uma das licenciaturas especificadas nas tabelas abaixo:

Tabela 01

Projetos PIBID
Licenciatura  Campus  nº de prof. da Rede Pública/Supervisor  nº de alunos por subprojeto
Matemática  Inconfidentes Pouso Alegre 01 08
Ciências Biológicas Poços de Caldas e Muzambinho  02 00 08 06 para cada
Educação Física  Muzambinho 00 04 05
Pedagogia UAB Inconfidentes  00 02 04 08
Total   03 28 33

Tabela 02

Projeto Residência Pedagógica
Licenciatura Campus nº de alunos por subprojeto
Matemática Inconfidentes 02 03
Pouso Alegre 02
Passos 04
Machado 04
Ciências Biológicas Poços de Caldas 04
Química Pouso Alegre 04 02
Computação Machado 04
Geografia Poços de Caldas 04
Educação do Campo - LECCA Inconfidentes 20
Total 48 43

As especificações e características dos subprojetos estão detalhadas no item 2.3 deste edital

Inscrições

As propostas deverão ser inscritas por meio do Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa e de Extensão (GPPEx) através deste link e junto a inscrição anexar os documentos listados no ítem 8.2 do edital.

Seleção

Todas as propostas submetidas passarão por análise, levando em consideração a relevância e a exequibilidade da proposta como, também, a adequação às especificações e às condições estabelecidas no edital; e a concepção da proposta e a adequação aos objetivos, características e exigências para o desenvolvimento dos projetos.

O resultado parcial será anunciado site institucional do IFSULDEMINAS conforme data informada no cronograma.

Os recursos contra o resultado parcial deverão ser encaminhados à ProEX no e-mail: proex@ifsuldeminas.edu.br com prazo de um dia a contar após a data de divulgação do resultado no site.

Evento Data
Data lançamento do edital  13/07/2020