Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > IFSULDEMINAS realiza primeira edição do evento “Desafio Maker”
1° Desafio Maker do IFSULDEMINAS

IFSULDEMINAS realiza primeira edição do evento “Desafio Maker”

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 14h15 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 14h17

Estudantes do ensino médio e superior, matriculados em escolas públicas e privadas, desenvolverão soluções para sanar problemas do cotidiano

- Edital 151/2019

- Inscrição

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), lança o Desafio Maker do IFSULDEMINAS, destinado a alunos de ensino médio e superior, matriculados em escolas públicas ou privadas.

O objetivo é desenvolver e estimular nos estudantes, de forma geral, soluções que sanem problemas do cotidiano, relacionados a impactos ambientais, mobilidade urbana, melhorias do ambiente domiciliar, robótica, saúde e bem-estar.

Esta será a primeira edição do Desafio Maker e as premiações serão medalhas para os três melhores protótipos, sendo que o primeiro lugar, de acordo com os critérios estabelecidos pela comissão organizadora, poderá ter a chance de desenvolvê-lo no “Espaço Maker” do seu campus, se houver interesse. Haverá certificado de participação para todos os integrantes das equipes.

Requisitos

Estarão aptos, para se inscrever e competir, alunos regularmente matriculados nos cursos de ensino médio, técnico ou graduação do IFSULDEMINAS ou de outras instituições de ensino públicas ou privadas do país. Desta forma, os estudantes formarão equipes de, no máximo, três alunos e um coordenador/tutor que ficará responsável pela equipe. No total, o evento admitirá, no máximo, doze equipes. Poderá haver equipes mistas e todos os integrantes das equipes deverão estar vinculados à mesma instituição.

Vagas

Será disponibilizada uma vaga de equipe para cada campus. As equipes serão classificadas e admitidas por ordem de data e hora de inscrição, serão considerados a hora e os minutos em que a inscrição foi efetivada, de acordo com o registro no sistema de inscrição.

Se um ou mais campi do IFSULDEMINAS deixar de se inscrever, a vaga poderá ser ocupada por equipes de outros campi ou de instituições de ensino externas.

Inscrições

As inscrições das equipes são gratuitas e deverão ser realizadas até o dia 11 de novembro 2019, exclusivamente por meio deste link.

Cada equipe deverá possuir um “NOME”, que será informado no momento da inscrição. Ao término do prazo para as inscrições, a Comissão Organizadora homologará as inscrições e divulgará no site do IFSULDEMINAS, conforme cronograma disposto no item 7 do edital e não caberá recurso em relação à homologação das inscrições.

Premiações

Serão classificados os três melhores projetos desenvolvidos durante o evento e a comissão avaliadora julgará os trabalhos de acordo com os critérios estabelecidos pelo edital que são: inovação; criatividade; impacto da solução (social, ambiental e/ou econômica); aplicabilidade; funcionalidade; usabilidade; e segurança.

Serão premiados, com medalhas, os três melhores projetos desenvolvidos durante o evento. Haverá certificado de participação para todos os integrantes das equipes.

Recursos

A equipe poderá recorrer à organização caso julgue que seu time tenha sido prejudicado durante a competição. Qualquer recurso deverá ser enviado à comissão organizadora, no prazo máximo de uma hora, a contar da divulgação do resultado. Qualquer dúvida a respeito das regras deverá ser encaminhada para o e-mail pppi@ifsuldeminas.edu.br.

Período de inscrições

21/10/2019 a 11/11/2019

Homologação das inscrições

12/11/2019