Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > Programa de Mobilidade Estudantil do IFSULDEMINAS na Colômbia
Mobilidade Estudantil

Programa de Mobilidade Estudantil do IFSULDEMINAS na Colômbia

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 10h54 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 10h57

- Edital 168/2019

Estudantes dos cursos superiores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) podem se candidatar a duas vagas para receber auxílio para mobilidade estudantil na Universidade Unibagué, na Colômbia. O auxílio financeiro custeará parcialmente despesas de passagem aérea internacional e seguro-saúde internacional. Já a Universidad Unibagué oferecerá alojamento e alimentação gratuitos (café da manhã, almoço e jantar) durante o semestre letivo do intercâmbio. A seleção é de ampla concorrência para todos os campi do IFSULDEMINAS, ou seja, não haverá divisão de vagas por campus.

Inscrições

O candidato poderá realizar a inscrição via Sedex até o dia 5 de novembro e, pessoalmente ou por terceiros via procuração, até o dia 7 de novembro de 2019. O material deverá ser entregue na Reitoria, para o setor da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS, exclusivamente das 8h às 16h. O endereço da Reitoria consta no item 6.4.4 do edital.

Deverá ser entregue, no ato da inscrição, a lista seguinte de documentos, que deverão estar encadernados e com páginas numeradas, podendo ser numeradas à caneta:

- Comprovante de matrícula oficial do 2º semestre de 2019;
- Carta de recomendação de 1 (um) professor EFETIVO do curso no qual o aluno se encontra matriculado no IFSULDEMINAS;
- Carta de compromisso e aceite, de um professor EFETIVO do curso de graduação do candidato, se comprometendo a ser tutor do referido aluno durante seu período de intercâmbio;
- Carta de Motivação;
- Currículo Lattes;
- Histórico Escolar oficial com coeficiente de rendimento acadêmico (CORA), emitido no 2º semestre de 2019, pela secretaria escolar do campus;
- Declaração de Integralização do curso, constando a carga horária já cursada do estudante e também a carga horária total do curso;
- Cópia do CPF e RG;
- Comprovante de Quitação eleitoral;
- Comprovante de Quitação do Serviço militar (apenas para o sexo masculino);
- Ficha de inscrição preenchida e assinada pelo candidato e pelo professor-tutor, com firma reconhecida em cartório (anexo I do edital);
- e um plano de estudos (item 2.1 do edital).

O candidato deverá, obrigatoriamente, preencher alguns requisitos, entre eles:

- Estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS;
- Ter ou ser maior de 18 anos de idade no ato da inscrição;
- Ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% da carga horária total da matriz curricular do curso, no momento da inscrição, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente;
- Ter coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA) igual ou acima de 7,0;
- não possuir pendências relacionadas à entrega do Relatório Final e prestações de contas do EVACT ou EVACE;
- e não ter participado de versões anteriores do Programa de Mobilidade do IFSULDEMINAS.

Áreas

Os candidatos poderão se inscrever somente nas seguintes faculdades/cursos: Faculdade de Engenharia, Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas, curso de Biologia Ambiental e curso de Comunicação Social e Jornalismo. Mais informações podem ser obtidas no site da Unibagué.

Valores de auxílio

O valor do auxílio para pagamento de passagem aérea internacional de ida e volta para o país de destino, por aluno classificado, será de até R$ 2.000,00 (dois mil reais) e o valor do auxílio para pagamento de seguro de saúde internacional, por aluno classificado, será de até R$ 2.000,00 (dois mil reais). Lembrando que é de inteira responsabilidade do candidato aprovado financiar seus gastos que excederem o valor do auxílio financeiro com passagens aéreas ida e volta e seguro de saúde internacional, além de gastos com passaporte, visto e demais gastos que venha a ter.

Lançamento do Edital

25 de outubro de 2019

Data final das inscrições

Via Sedex até 5 de novembro de 2019 e pessoalmente até o dia 7 de novembro