Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > INEP divulga o edital para o Encceja a partir do dia 20/05
Encceja 2019

INEP divulga o edital para o Encceja a partir do dia 20/05

Publicado: Quarta, 15 de Maio de 2019, 15h59 | Última atualização em Quarta, 15 de Maio de 2019, 16h07

INEP divulga o edital para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)

Inscreva-se

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), a ser aplicado em 25 de agosto, em todas as unidades da federação. As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 20/05, podendo ser feitas até as 23h59 (horário de Brasília) de 31/05, por meio do endereço eletrônico: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) assinou convênio com o INEP para a certificação do Ensino Médio por meio do Encceja. Assim, jovens e adultos que não concluíram seus estudos em idade oportuna e que preencham os requisitos do edital poderão se inscrever para realizar a prova e, posteriormente, solicitar a certificação do Ensino Médio em uma das unidades conveniadas, como o IFSULDEMINAS.

O que é o Encceja

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

Constitui-se em um exame para aferir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. Esses últimos incluem o desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não poderão ser utilizados para fins e certificação do Ensino Médio. Dessa forma, o Encceja passa a ser ofertado para participantes que desejam certificar-se no Ensino Médio e no Ensino Fundamental tanto no Brasil quanto no exterior. O participante deverá optar pelo nível de Ensino que deseja obter o certificado no momento da inscrição.

Certificado e Declaração Parcial de Proficiência

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação ou instituições conveniadas que firmaram com o Inep o Termo de Adesão ao Encceja Nacional, disponível no Anexo do Edital do Exame.

Inscrições e Cronograma

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 20 e 31 de maio, no endereço:http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Para se inscrever é preciso ter os números do CPF e data de nascimento. O candidato também deve informar se precisa de algum atendimento; a certificação de conclusão do ensino que está buscando; as provas para as quais deseja a certificação e a Secretaria Estadual de Educação ou o instituto federal onde deseja solicitar o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência.

Inscrições 20 a 31/5/2019
Solicitação de Atendimento Especializado 20 a 31/5/2019
Solicitação de Atendimento pelo Nome Social 3 a 7/6/2019
Resultado da solicitação de Atendimento Especializado 7/6/2019

Provas

As provas serão realizadas em vários municípios de todo os estados. O exame tem quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Os resultados individuais podem ser usados para certificação ou obtenção da declaração parcial de proficiência.

a) Para o Ensino Fundamental

- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
- Matemática;
- Historia e Geografia;
- Ciências Naturais.

b) Para o Ensino Médio

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Abertura dos portões 8h
Fechamento dos portões 8h45
Início das provas 9h
Término das provas 13h
Abertura dos portões 14h30
 Fechamento dos portões 15h15
Início das provas 15h30
Término das provas 20h30

Acesse as informações completas do Encceja.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS.

Fonte: Reitoria IFSULDEMINAS.