Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais > Editais do Campus > Chamada pública para parceiros no projeto Praça da Ciência - Espaço Ciência Viva
Início do conteúdo da página

Chamada pública para parceiros no projeto Praça da Ciência - Espaço Ciência Viva

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 14h04 | Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2023, 14h04

A temática das Praças da Ciência ou Espaços Lúdicos de Incentivo à Ciência incorpora-se nas cidades contemporâneas, visando contribuir com a inclusão, socialização, acessibilidade, mobilidade e lazer associado ao conhecimento, à diversão e à criatividade.

As Praças da Ciência e espaços similares (museus e espaços de ciência) são voltadas para crianças, jovens e adultos com ou sem deficiência e doenças raras, de forma a contemplar todas as diferentes classes sociais, nas cidades brasileiras, estando alinhadas com as políticas públicas de projetos acessíveis de baixo custo.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e
Projetos (FINEP) abriram uma Seleção Pública visando o fomento de projetos para apoiar a implantação de espaços lúdicos e interativos que explorarem temas de diferentes áreas do conhecimento, integrando a ciência aos brinquedos, levando as brincadeiras de criança ao mundo da ciência, física, matemática, educação ambiental, sustentabilidade e cidadania.

O Campus Muzambinho está construindo um projeto denominado Espaço Ciência Viva, a ser implantado inicialmente na Unidade José Januário (centro de Muzambinho). Essa implantação necessita de parceiros que busquem ter sua marca institucional associada a esse projeto de incentivo à iniciação científica, alfabetização científica e fomento de jovens e adultos cientistas.

Por isso, o campus pretende submeter a proposta “Praça da Ciência - Espaço Ciência Viva” para o edital citado anteriormente.
O edital pressupõe a existência de instituições intervenientes, as quais deverão necessariamente oferecer apoio técnico (interveniente técnico) ou aportar recursos financeiros (interveniente cofinanciador).

Sendo assim, o Campus Muzambinho faz saber às instituições interessadas que no período preliminar de 23/03/2023 e 28/03/2023, para participação no edital FINEP citado anteriormente, e 23/03/2023 até 31/12/2023, para apoio geral ao Projeto Praça da Ciência - Espaço Ciência Viva, estará recebendo propostas de instituições parceiras em atuar como:
1) Cofinanciadora: Empresa ou outra instituição brasileira, com personalidade jurídica própria, individualmente ou em conjunto, interessada nos resultados do projeto e que dele participa com aporte de recursos financeiros; ou 

2) Interveniente Técnica: Instituição Científica e Tecnológica (ICT) ou outra instituição brasileira, com personalidade jurídica própria, interessada em apoiar tecnicamente o projeto.

O registro de interesse em atuar como parceiro no projeto, seja na proposta inicial a ser submetida pelo Campus Muzambinho ao edital FINEP, ou mesmo posteriormente, independente do edital, deve ser feito junto à Diretoria de Desenvolvimento Educacional pelo e-mail dde@muz.ifsuldeminas.edu.br. O telefone 3571-5907 também pode ser usado para tirar dúvidas, além do e-mail citado anteriormente.

Todas as informações estão disponíveis no documento da chamada pública que está em anexo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página