Página inicial > Editais > Editais do Campus > Resultado Final do Desafio INNOVATION CAMP

Resultado Final do Desafio INNOVATION CAMP

Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 14h01 | Última atualização em Sábado, 09 de Outubro de 2021, 12h13

Untitled 1O Campus Muzambinho recebeu, entre os dias 13 e 16 de setembro de 2021, a etapa local on-line do desafio Innovation Camp, uma ação conjunta da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia (ELITT), Clube de Empreendedorismo do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e realização do SEBRAE Regional São Sebastião do Paraíso e da Junior Achievement (JA) Minas Gerais.

Segundo a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, "o Innovation Camp é um programa onde os participantes, em 6 horas de capacitação, são apresentados à ferramentas baseadas na metodologia do design thinking, que consiste em entender a fundo um problema e através dessas ferramentas chegar a uma solução desse problema de uma maneira mais estruturada. São ferramentas muito utilizadas por grandes empresas e startups, como mapa da empatia, brainstorming, desk research, entre outros".

O problema apresentado aos participantes foi: Educação X Coronavírus: como transformar a vida de jovens que tiveram a educação impactada pela pandemia?

Cada grupo apresentou a solução encontrada para um júri, em até 3 min, em formato de PITCH - uma apresentação breve e objetiva, com a intenção de chamar a atenção e criar apoiadores.

O júri foi composto pelas servidoras:

• Cristina Lúcia Janine - Diretora de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo do IFSULDEMINAS;
  • Tatiana de Carvalho Duarte - Jornalista na Assessoria de Comunicação do Campus Muzambinho e  Assessora de Empreendedorismo do Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia (ELITT);
  • Sissi Karoline Bueno da Silva - Servidora do Campus Inconfidentes, Gerente da INCETEC: a Incubadora do IFSULDEMINAS;
  • Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder - Professora no Campus Muzambinho, atualmente também na Diretoria de Desenvolvimento Educacional.

O evento recebeu 58 inscrições, sendo 3 de professores e 55 de alunos. Das 12 equipes criadas, 5 conseguiram entregar soluções que foram analisadas pelas juradas considerando viabilidade, satisfação, inovação, escalabilidade e apresentação.

A equipe vencedora foi a “Estimulados”, composta por:

• Vinicius Henrique Emanuel de Lima -  Nova Resende - Medicina Veterinária
  • Eliezer Henrique dos Santos -  Boa Esperança - Engenharia Agronômica
  • Alan Rudá Cabral Pereira -  Muzambinho - Educação Física
  • Fernanda Mourão -  Guaranésia - Medicina Veterinária

Convidamos todos os alunos, servidores e colaboradores a acompanharem e fazerem parte do movimento pelo fortalecimento do ecossistema local de empreendedorismo e inovação. A participação de todos é de suma importância.

Quer contribuir de alguma forma? Entre em contato com dde@muz.ifsuldeminas.edu.br ou elitt.muzambinho@muz.ifsuldeminas.edu.br

Divulgado no dia 08/10/2021

5c5bf2f1 fed1 43b1 ba71 5f76f74bf747A Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), o Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia (ELITT) e o Clube de Empreendedorismo do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, em parceria com o SEBRAE Regional São Sebastião do Paraíso e a Junior Achievement (JA) Minas Gerais, convidam professores e estudantes para participarem do Desafio Innovation Camp.

A etapa local do desafio ocorrerá entre os dias 13 e 16 de setembro de 2021, das 18 às 19h30, de forma online, totalizando 6 horas. O certificado será emitido pelos organizadores (JA e SEBRAE Regional São Sebastião do Paraíso).

O objetivo do Innovation Camp é reunir professores e alunos, organizados em equipes com 3, 4 ou até 5 pessoas, a fim de entregar soluções inovadoras para um desafio específico voltado para o mundo dos negócios.

As equipes podem ser formadas somente por professores, somente por estudantes, ou ainda serem mistas.

Podem participar alunos regularmente matriculados em qualquer curso técnico ou de graduação do campus, em qualquer modalidade (Presencial ou EaD). Bem como professores efetivos ou substitutos.

O INNOVATION Camp se apoia no Design Thinking como sua principal ferramenta. Trata-se de um aprendizado baseado na prática.

As soluções inovadoras criadas por meio dessa estratégia, ao longo do evento, serão avaliadas por um júri qualificado, por meio de um pitch (apresentação rápida) que irá eleger a equipe vencedora ao final deste desafio.

A equipe vencedora será convidada a representar o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho na etapa final estadual do Desafio, prevista para 21/10/2021, também de forma online. O Campus Muzambinho entregará medalhas para os membros da equipe vencedora. Brindes adicionais poderão ser ofertados, mediante apoio de parceiros.

Datas Importantes

Inscrições Gratuitas

13/08/2021 até 07/09/2021

Dia 1 (Segunda-Feira)