Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais > Editais do Campus > Resultado final do Torneio Local de MESE - Management And Economic Simulation Exercise
Início do conteúdo da página

Resultado final do Torneio Local de MESE - Management And Economic Simulation Exercise

Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 12h41 | Última atualização em Terça, 08 de Junho de 2021, 10h55

sebraeEntre os dias 17 e 21 de maio, cerca de 40 alunos participaram do 1º Torneio de MESE do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, promovido pelo SEBRAE - MG - Regional São Sebastião do Paraíso. Nove equipes chegaram até o final e disputaram entre si o primeiro lugar.

O Management and Economic Simulation Exercise (MESE) — Exercício de Simulação Administrativa e Econômica - é um jogo, simulador de empresas, via Internet, para alunos de cursos técnicos e superiores, que possibilita aos participantes operar suas próprias empresas em um ambiente que reproduz o mundo dos negócios. Essas empresas fabricam o mesmo produto e concorrem entre si. As equipes tomam suas decisões com base em aspectos macroeconômicos e analisando a concorrência, por meio de relatórios emitidos a cada rodada.

O aluno Rafael Bocamino, do curso de Medicina Veterinária, contou que achou muito interessante: “foi a primeira vez que participei de uma competição desse tipo. De fato é uma ótima experiência de mercado através da simulação que o jogo oferece. As decisões devem ser muito bem pensadas, pois pelo o que meu grupo percebeu, apesar de termos conseguido avançar para a próxima fase, existem pontos da competição que pedem decisões que podem ser difíceis de serem compensadas depois (passamos sufoco para conseguir recuperar posições 🤣). Estamos nos preparando e estudando mais para a próxima fase, na tentativa de colocar algumas coisas que reparamos em prática."

A aluna Camila Aparecida dos Reis Marques, do curso de Pedagogia EaD, disse “Amei participar!!! É empolgante!!! Ansiosa para as informações da próxima fase”.

Os primeiros lugares vão disputar a etapa estadual, representando o campus. E também receberão brinde financeiro disponibilizado pela Cooperativa-Escola dos Alunos do Campus Muzambinho (COOPAM).

O ranking final do Torneio Local de MESE ficou da seguinte forma:

Ranking Mercado 1

1º FALCONS - Laís Cristina do Carmo Leite (Técnico em Agropecuária), Antônio Nilson Correia Neto (Técnico em Informática), Gabriel Rocha Souza (Técnico em Agropecuária), Marcelo Dias de Sousa Júnior (Técnico em Informática), Otávio Augusto Peixoto (Engenharia Agronômica)
2º ECCLESIA - Carlos Antônio Garcia, Alison Ferreira da Silva, Heron Vieira Anselmo de Oliveira, Alex Martins da Silva, Cristiano Henrique Ferreira
3º ALPHA - Samira de Assis Rosa, Vinicius da Silva Ribeiro, Leonardo Eric da Silva, Janaína Barbosa da Costa, Isabela Sousa Menezes
4º FOGUETE - Daniel Morais Duarte, João Paulo Correia, Maria Victória Alves Bueno Ferreira da Cruz, Viviane da Silva Ribeiro
5º SYNERGYC - Daniele de Fatima Paiva Silva, Rodrigo Baptista Da Silva, Felipe Bispo dos Santos Reis, Beatriz Machado Guimarães

Ranking Mercado 2

1º CAMUFLAR - Rodrigo Tiengo Pereira (Licenciatura em Pedagogia EaD), Camila Aparecida dos Reis Marques (Licenciatura em Pedagogia EaD), Flávia Francisca Borges (Licenciatura em Pedagogia EaD), Marcos Paulo Raffaélli (Licenciatura em Pedagogia EaD)
2º POWERPEN - Rafael Bocamino Ramos, Otávio Carvalho Muniz, Amanda Corrêa Viana Lima, Christian Vital Souza
3º ALPHAPEN - Priscila Sueygi Enokida, Yasmin Pereira Machado, Agatha Fortunato Casagrande, Samuel de Paula e Sousa, Júlia Letícia Martins Galdino
4º ECOTECH - Isabela Maria Silva Lima, Gabriela de Oliveira, Ana Giula Giacometti

Texto: Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Atualizado em: 07/06/2021


No mês de maio de 2021, acontecerá o Torneio Local de MESE - Management And Economic Simulation Exercise. Trata-se de uma etapa do torneio estadual, idealizado pelo Sebrae Minas, em parceria com a JA.

No campus Muzambinho, o torneio será realizado com apoio do SEBRAE Regional São Sebastião do Paraíso, bem como da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia (ELITT) e do Clube de Empreendedorismo.

O Management and Economic Simulation Exercise (MESE) — Exercício de Simulação Administrativa e Econômica - é um jogo, simulador de empresas, via Internet, para alunos de cursos técnicos e superiores, que possibilita aos participantes operar suas próprias empresas em um ambiente que reproduz o mundo dos negócios. Essas empresas fabricam o mesmo produto e concorrem entre si. As equipes tomam suas decisões com base em aspectos macroeconômicos e analisando a concorrência, por meio de relatórios emitidos a cada rodada.

Apoiadas pelo software, as equipes recebem relatórios com as tendências do mercado, o desempenho dos concorrentes e as variáveis de custos e preços. Decidem sobre o preço, quantidade a ser produzida, investimentos em marketing, melhoria do produto e aumento da capacidade de fábrica. As decisões são analisadas, e são apontados os melhores desempenhos.

Regras do Desafio

  • Podem participar alunos de cursos técnicos ou superiores;
  • Cada turma deverá montar equipes para participar do jogo;
  • Número de integrantes por equipe: de 03 até 05 alunos por grupo;
  • A equipe vencedora deste desafio vai para a final regional para disputar uma vaga da final estadual.

Se você quer participar, mas não possui uma equipe, faça a sua inscrição ainda assim! Vamos te ajudar a formar um grupo!

Etapas do Desafio

Ação

Etapa

Data

Horário

Plataforma

Inscrição

Inscrição de equipes interessadas

28/04/2021 até 11/05/2021

Online


https://forms.gle/NfRX2N2LyKogC6QG9

Google Forms


Nome, cpf, e-mail, endereço, celular de cada um dos membros

Grupo WhatsApp

Canal de Comunicação Rápida

13/05/2021

-

Convite será enviado por e-mail.

Etapa Local - Campus Muzambinho

1º Encontro

Explicação do Desafio + 1ª Decisão (Preço e Produção)

17/05/2021

18h às 19h30

google meet

2º Encontro

2ª Decisão (Marketing)

18/05/2021

18h às 19h

google meet

3º Encontro

3ª Decisão (Investimento em Fábrica/Indústria)

19/05/2021

18h às 19h

google meet

4º Encontro

4ª Decisão a 6ª Decisão (Pesquisa e Desenvolvimento)

20/05/2021

18h às 19h

google meet

5º Encontro

Encerramento e Divulgação da Classificação 

21/05/2021

18h às 19h

google meet

Outras informações:

  • Haverá emissão de certificados. Para isso, o participante deve ter no mínimo 75% de presença, considerando todos os 05 encontros síncronos descritos anteriormente.
  • A primeira equipe colocada poderá receber premiação financeira ou brindes, conforme recursos alcançados por meio de parceiros. 
    • O Campus Muzambinho não empregará recursos próprios para concessão de premiações financeiras, tampouco se obriga a efetivar tal modalidade de premiação. 
    • Em virtude das condições acima postas, o eventual montante da premiação financeira é indeterminado. 
    • Todas e quaisquer premiações, especialmente as feitas em dinheiro, tratadas nesta chamada, constituem-se em liberalidades da parte de empresas/entidades apoiadoras; portanto, não geram direito adquirido aos eventuais agraciados, em nada obrigando o IFSULDEMINAS Muzambinho caso, por quaisquer razões, não ocorram. A inscrição e participação neste torneio implica em expressa aceitação desta condição.

Dúvidas podem ser enviadas para dde@muz.ifsuldeminas.edu.br

Fim do conteúdo da página