Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CEAM > CEAM - Artigos > Ações para a melhoria na qualidade da água para o consumo na Instituição
Início do conteúdo da página

Ações para a melhoria na qualidade da água para o consumo na Instituição

Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2019, 11h40 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2019, 12h21

Desde a construção da Estação de Tratamento de Água várias ações têm sido realizadas para proporcionar uma melhor qualidade da água na Instituição. Primeiramente foi realizada a reconstituição da Área de Preservação Permanente (APP) do açude de captação como mostra as figuras a seguir.

açudeAPP açude 1997 - Fonte: Arquivo Marcelo Bregagnoli

açude2
APP açude 2010 - Fonte: Arquivo Marcelo Morais

Comparando as imagens percebe-se que em 2010 a APP já estava em processo de reconstituição bem avançado. Porém com pouca diversidade de espécies, uma vez que, na época plantou-se o que produzia no Campus. Hoje a APP encontra-se reconstituída e enriquecida com novas espécies.

Com a criação do IFRefloresta, com o objetivo de promover a Conservação e Recuperação do Recursos Hídricos, através do reflorestamento das APPs e reservas degradadas, visando aumentar a vazão na fonte (nascente) e protegendo a as matas ciliares, as ações ficaram mais centralizadas em uma equipe, que continua acompanhando, dentro do possível, o desenvolvimento do que foi realizado.

De acordo com a figura a seguir demonstra-se uma imagem de satélite apresentando as áreas de atuação do IFRefloresta no Campus Muzambinho, perfazendo 7,8 hectares.

google
Fonte: Google Earth - Processamento Digital de imagens: Marcelo Morais

A primeira ação foi à adequação do controle químico na própria estação ETA com a vinda de profissional da COPASA para orientação e treinamento dos nossos profissionais terceirizados. Também foi realizada a limpeza dos reservatórios de água tratada, atividade esta nunca desenvolvida deste a implantação dos reservatórios, conforme ilustrada nas figuras a seguir.

reservatorios

Neste primeiro semestre de 2019, prioritariamente estamos coletando a água de todos os bebedouros da Instituição, totalizando 38, para análise de potabilidade de acordo coma a Portaria Nº 2914, DE 12 De Dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, como mostra as figuras a seguir:

bebedouros

Dos 35 bebedouros avaliados, 12 apresentaram modificação na cor da água acima do padrão. Tal modificação na cor água destas amostras se deve ao teor de ferro estar acima de 0,3 mg/L, o que influência na coloração da água e não na potabilidade da mesma. Ações específicas nesses bebedouros como limpeza, manutenção e eventual troca de filtro já foram encaminhadas ao setor responsável.

Contudo, apesar do teor de ferro apresentar acima do valor padrão em nenhuma amostra analisada os valores de ferro ultrapassaram a concentração máxima permitida de 2,4 mg/L, conforme consta Artigo 39, parágrafo 4º e inciso III da Portaria Nº 2914, DE 12 De Dezembro de 2011 do Ministério da Saúde.

A redução da concentração de ferro será foco nas ações futuras, melhorando cada vez mais a qualidade da água.

As análises de qualidade da água dos bebedouros serão realizadas a cada quatro meses, sendo realizado grupo de 12 bebedouros a cada mês. Em relação a água do reservatório a análise será feita semanalmente e publicizada no site.

Outras ações já em andamento são a limpeza e desassoreamento dos reservatórios de captação da água. Ação está que aguardará o período seco (sem chuvas) para que se efetive.

Estas não serão ações momentâneas. A limpeza dos reservatórios, assim como as análises da água serão realizadas periodicamente durante o ano, tendo os laudos atualizados e publicizados.

Fim do conteúdo da página