Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus é sede do Encontro de Inovação do Ecossistema Regional Inova Sudoeste de Minas
Início do conteúdo da página

Campus é sede do Encontro de Inovação do Ecossistema Regional Inova Sudoeste de Minas

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 16h48 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 14h25

No dia 17/11/2023, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho sediou um importante e inédito encontro. O Encontro de Inovação do Sudoeste de Minas.

O Eixo Educação do Grupo Líder Montanhas do Sudoeste foi o responsável pela organização deste evento, junto com o Sebrae Minas, microrregião sudoeste de Minas.

O encontro teve como objetivo promover a conexão de atores que podem, dentro de suas competências, contribuir para a construção de um ambiente propício ao empreendedorismo e geração de novos negócios, principalmente aqueles de base tecnológica, alto impacto para a sociedade e de alto valor agregado, trazendo renda, atração e retenção de talentos, e desenvolvimento para nossa microrregião.

Ao final do evento, os participantes buscaram estabelecer as bases para a construção de um movimento de organização do Ecossistema Regional de Inovação - Inova Sudoeste de Minas.

Não existe uma única e ampla definição para inovação. Mas no evento, buscou-se conceituar inovação como um processo de transformar oportunidades em novas ideias e colocá-las em prática para serem amplamente utilizadas. Já um ecossistema de inovação, inspirado no próprio conceito de ecossistema biológico, visa modelar a economia e sua função é viabilizar o desenvolvimento da inovação, de forma a impactar a sociedade do qual faz parte.

O encontro ocorreu na forma de mesa redonda, com atores das hélices que compõem o modelo de desenvolvimento de territórios inovadores.

A Mesa de Atores de conhecimento, ou seja, instituições educacionais e/ou de pesquisa e desenvolvimento responsáveis por formar pessoas, promover o espírito empresarial e criar empresas futuras, foi composta pela Pró-Reitora Acadêmica da Fundeg/Unifeg, em Guaxupé, professora Luciana Angelino Clemente Gonçalves; o Diretor de Desenvolvimento Educacional da Unifeg, Aurélio Miguel; o Diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia da UFLA campus São Sebastião do Paraíso, o professor Leonilson Kiyoshi Sato de Herval; a Diretora de Desenvolvimento Educacional do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; e o Coordenador da Fazenda Experimental em Guaxupé e do Centro de Validação Tecnológica do Café, professor Felipe Campos Figueiredo

A Mesa de Atores públicos, ou seja, instituições fornecedoras de mecanismos de programas, regulamentos, políticas e incentivos, foi composta pela Coordenadora da Casa do Empreendedor e Desenvolvimento Social de Muzambinho, Sueli Frutuoso de Oliveira; o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico da Prefeitura de Juruaia, José Antonio da Silva; o Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cabo Verde, Júlio César de Sousa; representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Guaxupé, Carlos Alberto B. Cruvinel; e representando a prefeitura de Monte Santo de Minas, o Secretário de Governo Rodrigo Saulo Ribeiro.

A Mesa de Atores Empresariais, ou seja, empresas fornecedoras de requisitos para avaliação de soluções, desenvolvimento de tecnologias e conhecimento em seus departamentos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), aqui ainda podem ser incluídos empresários, estudantes, pesquisadores, profissionais e indústria, pessoas que possuem uma ideia, descoberta ou invenção (incremental ou disruptiva) e querem transformar em algo útil e/ou comercializável, foi representada por Marcelo José de Pádua, fundador e diretor executivo do Grupo Controle. Um grupo empresarial com seis empresas com atividades focadas em sustentabilidade corporativa ESG (Ambiental, Social e Governança). Idealizador e proprietário da Casa Pádua - Café & Negócios, coworking/café. E também vice-presidente da ACISSP - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso, MG.

E a Mesa de atores da sociedade civil, ou seja, indivíduos que criam na sociedade demandas e necessidades, podendo ser ambientais, afetar profundamente os negócios e impactar no desenvolvimento da inovação, foi representada pelo membro do grupo Líder Montanhas do Sudoeste Agência de Desenvolvimento e um dos coordenadores do Movimento Muzambinho Turismo Criativo e Movimento Movimenta Cidade, Luís Francisco Rodrigues.

O evento foi encerrado com a Mesa de atores institucionais, ou seja, organizações públicas ou privadas e independentes, prestadores de assistência especializada e conhecimento aos demais agentes envolvidos com inovações. Essa mesa foi composta pelo Presidente da Associação dos Cafeicultores Sudoeste de Minas, Fernando Barbosa; O representante do reitor do IFSULDEMINAS, prof. Cléber Ávila Barbosa, o Sr Honório Morais Neto; O Vice Presidente da AMOG, o Prefeito de Arceburgo Gilson Pereira de Mello; E a Analista do Sebrae Minas, Lucilene Pessoni de Moura.

Uma carta de intenções foi assinada pelos presentes, com o objetivo de identificar os atores interessados em articular a organização e o fomento do Ecossistema Regional de Inovação do Sudoeste de Minas.

Aqueles que desejarem compor inicialmente um grupo whatsapp ligado ao ecossistema pode fazer parte por meio deste link https://chat.whatsapp.com/BmjyqmIPj41CAvN9p9K2Xx

Texto: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho e Muzambinho.com

registrado em:
Fim do conteúdo da página