Página inicial > Notícias > Acadêmica do curso de Ciências Biológicas é aprovada em três estágios na área de Biologia Marinha

Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 10h43 | Última atualização em Quinta, 24 de Março de 2022, 11h14

at 10.40.56A acadêmica Luiza Consoli Paciullo, do 5º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho - foi recentemente aprovada no programa de estágio do Instituto Australis, em Santa Catarina. Foram selecionados 15 estudantes, nas mais diversas áreas do conhecimento (Biologia Marinha, Ciências Biológicas, Ecologia, Medicina Veterinária, Oceanografia, Oceanologia ou áreas afins) para atuar na temporada reprodutiva da Baleia-Franca Austral.

O estágio tem duração de 6 meses, e apresenta finalidade de monitorar a ocorrência de baleias-franca, a partir de pontos fixos em terra ao longo de praias do litoral centro-sul do Estado de Santa Catarina, incluindo a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia-Franca. Além disso, o estágio visa auxiliar no atendimento a encalhes de animais marinho no interior da APA da Baleia-Franca; limpeza, organização e recuperação de esqueletos para acervo osteológico; atendimento de visitantes no Centro Nacional de Conservação da Baleia-Franca (Praias de Itapirubá Norte – Imbituba/SC), e atividades de pesquisa, tais como tabulação de dados e elaboração de relatórios.

Além deste, Luiza foi selecionada também para mais dois estágios: O Instituto Argonauta em Ubatuba, que tem como objetivo o resgate, triagem, reabilitação e soltura da fauna marinha em todo litoral norte do Estado de São Paulo e a ONG Ecoassociados que atua na pesquisa, educação ambiental e monitoramento de tartarugas marinhas em Porto de Galinhas – Pernambuco.  at 10.40.56 1

De acordo com a professora do curso, Juliana Cristina dos Santos, a acadêmica sempre teve interesse pela área de biologia marinha, inclusive já estagiou no Projeto Tamar/base Ubatuba, o qual se dedica a proteger da extinção espécies de tartarugas marinhas, presentes na costa brasileira. Segundo a acadêmica, os estágios auxiliam na busca constante de aprendizado, troca de experiências com outros profissionais da área e auxiliam no desenvolvimento de competências para a futura profissão. Assim, Luiza tem buscado constantemente novas experiências e atividades que a realize profissionalmente como bióloga de campo.

A professora Juliana ressalta que é a segunda acadêmica do curso de Ciências Biológicas aprovada no estágio do Instituto Australis. A primeira foi a Maélen Samara Bento, que fez estágio de agosto e dezembro de 2020. “O fato de termos mais uma estudante aprovada em um processo seletivo concorrido demonstra que nossos alunos aproveitam bem as oportunidades, são comprometidos e demonstram competência com todas as atividades realizadas durante o processo de estágio, levando assim o nome da Instituição IFSULDEMINAS e estreitando ainda mais os laços com os órgãos de pesquisa.” at 10.40.56 2

Texto: Professora Juliana Cristina dos Santos
Fotos cedidas pela Professora Juliana Cristina dos Santos